Principios De Criptografia Flashcards
É o texto original a ser criptografado, ou seja, é a mensagem compreensível, sem criptografia.
Texto Claro ou simples
É o mecanismo de embaralhamento e desembaralhamento de mensagem, que no ambiente digital caracteriza-se por uma função matemática paramétrica por uma chave.
Algoritmo ou cifra.
É o texto embaralhado resultado do processo de cifragem (criptografia), ou seja, é uma mensagem incompreensível.
Texto cifrado ou criptografado.
É o mecanismo que realiza substituições e transformações no texto claro, mediante a apresentação de uma chave, a fim de gerar um texto cifrado.
Algoritmo de encriptação.
É o algoritmo de encriptação executado de modo inverso, mediante a apresentação da mesma chave, para restaurar o texto claro a partir do seu texto cifrado.
Algoritmo de Decriptação.
É a conversão, por meio de um algoritmo, do texto claro em texto cifrado.
Cifrar ou Encriptar.
É a restauração do texto claro a partir do texto a partir do texto cifrado, por meio de algoritmo.
Decifrar ou Decriptar.
É uma entrada utilizada para que os algoritmos criptográficos possam parametrizar e realizar suas ações de encriptar ou decriptar uma mensagem.
Chave secreta ou chave de criptografia.
Consiste em técnicas empregadas para decifrar uma mensagem sem o conhecimento dos detalhes da encriptação, isso inclui o algoritmo e a chave. Pode se chamar de “quebrar códigos”.
Criptoanálise.
Pode ser entendida como um conjunto de métodos e técnicas para cifrar informações legíveis por meio de um algoritmo, convertendo em um texto original em um texto incompreensível, sendo possível mediante o processo inverso recuperar as informações originais.
Criptografia.
É o tempo que alguém levará para testar todas as combinações todas as combinações possíveis até a sequência correta da chave.
Fator de trabalho.
É uma das formas mais utilizadas de cifragem, na qual pode ser considerada como encriptação convencional e possuem diversas denominações.
Criptografia simétrica.
É o uso da mesmo chave de criptografia, tanto para encriptar como encriptar como decriptar a mensagem, por isso a necessidade de compartilhamento prévio da mesma entre as partes da comunicação.
Criptografia simétrica.