Propofol Flashcards
O propofol é o anestésico venoso que tem o perfil farmacológico mais adaptado à administração por infusão contínua (V x F)
Verdadeiro
O propofol (2,3-di-isopropilfenol) é um alcalifenol com propriedades hipnóticas. Esse grupo farmacológico é composto de substâncias solúveis em solução aquosa (V x F)
Falso. O propofol (2,3-di-isopropilfenol) é um alcalifenol com propriedades hipnóticas. Esse grupo farmacológico é composto de substâncias insolúveis em solução aquosa, porém altamente lipossolúveis em temperatura ambiente.
O propofol existe em solução a 1% em emulsão leitosa branca, que é constituída de 10% de óleo de soja, 2,25% de glicerol e 1,2% de fosfato purificado de ovos (V x F)
Verdadeiro
Essa solução tem pH de 6 (V x F)
Falso. Essa solução tem pH de 7
Os pacientes alérgicos a ovos não são necessariamente alérgicos ao propofol, porque esse tipo de reação costuma estar relacionado com a fração albumina do ovo (V x F)
Verdadeiro
Qual o mecanismo de ação do propofol?
e o tiopental e o propofol produzem inibição da liberação de glutamato, dependente de potássio mediante ativação de receptores do ácido γ-aminobutírico (GABA)
A t½ke0 do propofol é de 2,6 minutos, o que faz o seu equilíbrio entre a concentração plasmática e no sítio efetor ocorrer de forma relativamente lenta (V x F)
Verdadeiro
Leia com atenção sobre propofol
Em relação ao propofol, conforme definição farmacológica, uma substância alcança o seu equilíbrio entre esses dois compartimentos (plasma e sítio efetor) quando completa 4,32 vezes a sua t½ke0. Assim, no caso do propofol, esse tempo está situado entre 8 e 10 minutos sempre que o método de infusão tiver como alvo uma dada concentração plasmática
Estudos sugerem uma depuração metabólica com um índice de metabolismo hepático do propofol extremamente rápido em relação ao tiopental. Sua baixa depuração metabólica sugere sítios de metabolismo e eliminação extra-hepático
Falso. uma depuração metabólica com um índice de metabolismo hepático do propofol extremamente rápido em relação ao tiopental. Sua elevada depuração metabólica sugere sítios de metabolismo e eliminação extra-hepático
O que é a depuração de distribuição dos anestésicos venosos?
A depuração de distribuição dos anestésicos venosos é a medida de seu movimento entre o compartimento central (que inclui os tecidos de equilíbrio rápido – sangue e tecidos bem perfundidos) e os tecidos mal perfundidos.
O propofol tem um volume de distribuição maior que o do tiopental. A elevada lipossolubilidade dos dois fármacos implica pequena deposição deles nos músculos e gordura por um mecanismo de redistribuição rápida (V x F)
Falso. O propofol tem um volume de distribuição maior que o do tiopental. A elevada lipossolubilidade dos dois fármacos implica grande deposição deles nos músculos e gordura por um mecanismo de redistribuição rápid
Leia com atenção sobre propofol
A meia-vida de eliminação de um anestésico venoso é diretamente proporcional ao seu volume de distribuição e inversamente proporcional à sua depuração. Ambos, propofol e tiopental, têm meias-vidas de eliminação longas, devido aos seus grandes volumes de distribuição pelos tecidos.
Devido à rápida depuração desse fármaco do compartimento central, seu lento retorno a partir de compartimentos profundos não interfere de maneira significativa na queda inicial rápida da concentração sérica de propofol V x F)
Verdadeiro
Leia com atenção sobre o propofol
Comparando os Vd periférica do propofol com os de outros agentes venosos, fica claro que seu grande volume de distribuição ocorre principalmente em V3 (202 litros). Também se evidencia, com o propofol, uma intensa depuração, tanto intercompartimental em V3 quanto de eliminação, sendo essa última mais elevada do que o fluxo sanguíneo hepático
O pequeno volume de distribuição do propofol resulta em queda significativamente maior da concentração sérica desse fármaco durante a fase de distribuição rápida, comparada com outros anestésicos venosos, como o tiopental (V x F)
Falso. O grande volume de distribuição do propofol resulta em queda significativamente maior da concentração sérica desse fármaco durante a fase de distribuição rápida, comparada com outros anestésicos venosos, como o tiopental
Leia com atenção sobre propofol
O propofol, diferentemente das substâncias que causam indução enzimática por meio das reações hepáticas de fase I, altera muito pouco as enzimas do complexo citocromo P450 quando comparado, por exemplo, a substâncias que dependem muito desse sistema enzimático de metabolismo, como é o caso do midazolam.
em relação ao propofol, depuração de eliminação é menor que o fluxo sanguíneo hepático (1.500 ml/min). Somente a metade da depuração total foi realizada por essa via, sendo que a outra metade é realizada de maneira extra-hepática.
Falso. em relação ao propofol, depuração de eliminação é maior que o fluxo sanguíneo hepático (1.500 ml/min). Somente a metade da depuração total foi realizada por essa via, sendo que a outra metade é realizada de maneira extra-hepática.
A farmacocinética do propofol pode ser alterada por vários fatores, entre os quais estão idade avançada, obesidade, doenças preexistentes, utilização de medicação concomitante, etc (V x F)
Verdadeiro
Os idosos, comparados com os adultos jovens, apresentam diminuição na depuração do propofol, porém um menor volume no compartimento central. Já as crianças têm maior volume no compartimento central (50%) e depuração mais elevada (25%) do que os adultos. As mulheres têm volume de distribuição e depuração mais elevados do que os homens, porém meia-vida de eliminação semelhante (V x F)
Verdadeiro
As doenças hepáticas parecem implicar tempo maior para atingir uma situação de equilíbrio na concentração do fármaco no compartimento central por causa do maior volume desse compartimento nos hepatopatas (V x F)
Verdadeiro