Farmacologia Básica Flashcards
no modelo multicompartimental, o que representa o modelo V1?
O compartimento central (plasmático) é composto pelos órgãos que recebem maior fração do débito cardíaco – coração, rins, fígado, glândulas endócrinas, cérebro, baço e pulmões. Nesse compartimento, estão os locais de ação dos anestésicos venosos, denominados sítios efetores
no modelo multicompartimental, o que representam os modelos V1 e V2?
O compartimento 2 é compreendido pelos músculos, e o compartimento 3, pelo tecido adiposo, sendo este menos vascularizado, mas representando o setor com a maior massa de tecido corporal, ou seja, o maior compartimento do organismo.
O que significa Ke0?
é o tempo decorrido entre a administração do fármaco por via venosa e seu efeito máximo terapêutico no sítio efetor
O que o Ke0 demonstra?
Esse parâmetro é uma determinante da dose necessária para indução anestésica. Idealmente, o ke0 deve ser o mais rápido possível, fazendo os efeitos da dose inicial aparecerem logo após a administração do fármaco, evitando a possibilidade da administração de doses subsequentes por interpretação errada de que a dose foi pouca.
Por exemplo, o remifentanil, o alfentanil e o propofol são fármacos que estão indicados para procedimentos de curta duração (intubação traqueal, endoscopias, reduções de fraturas), com recuperação rápida, bem como para abortar com rapidez os distúrbios hemodinâmicos secundários à superficialização inesperada da anestesia ou por elevação da intensidade dos estímulos cirúrgicos nociceptivos ou reflexógenos (V x F)
Verdadeiro
O que significa a meia vida de eliminação (t1/2beta) e qual a principal limitação deste parâmetro?
representa o tempo necessário para que a sua concentração no organismo reduza-se à metade (50%) ela não permite uma avaliação clínica das características de queda da concentração plasmática desse fármaco, quando a sua infusão é contínua, pois a t½β é uma variável que descreve somente o decréscimo da sua concentração no compartimento central durante a fase de eliminação (modelos monocompartimentais).
O que é a meia vida contexto sensível?
que é o tempo necessário para a concentração do fármaco, no compartimento central, diminuir em 50% (half-time) após o término de um regime específico de infusão (p. ex., BET [bólus, eliminação, transferência]), programado para manter uma concentração plasmática desejada constante por um período de tempo (context).