Programas Sanitários Flashcards
2 º Para o registro dos estabelecimentos avícolas comerciais, deverá ser anexado à documentação o Laudo de Inspeção Física e Sanitária emitido por Fiscal Federal Agropecuário - FFA com anuência do Serviço de Saúde Animal e do Serviço de Fiscalização de Insumos Pecuários, da Superintendência Federal de Agricultura - SFA na Unidade da Federação onde se localiza o estabelecimento.
( ) Certo ( ) Errado
Errado:
§ 1º Para o registro dos estabelecimentos avícolas de reprodução, deverá ser anexado à documentação listada nos incisos I, IV, V, VI, VII e VIII deste artigo o Laudo de Inspeção Física e Sanitária emitido por Fiscal Federal Agropecuário - FFA com anuência do Serviço de Saúde Animal e do Serviço de Fiscalização de Insumos Pecuários, da Superintendência Federal de Agricultura - SFA na Unidade da Federação onde se localiza o estabelecimento, conforme o Anexo IV desta Instrução Normativa.
§ 2º Para o registro dos estabelecimentos avícolas comerciais, deverá ser anexado à documentação listada nos incisos I, IV, V, VI, VII e VIII deste artigo o Laudo de Inspeção Física e Sanitária, emitido por Médico Veterinário Oficial do serviço estadual de defesa sanitária animal, conforme o Anexo IV-A desta Instrução Normativa.
O médico veterinário Responsável Técnico é responsável pela fiscalização e supervisão das atividades de monitoramento sanitário, mediante vistorias e acompanhamento documental.
( ) Certo ( ) Errado
§ 3º O médico veterinário do serviço oficial é responsável pela fiscalização e supervisão das atividades de monitoramento sanitário, mediante vistorias e acompanhamento documental.
A doença de Aujeszky é causada por um vírus Herpesvírus suíno tipo II (SuHv-2), do gênero Alphaherpesvirinae. È um RNA vírus que não contém envelope?
( ) Certo ( ) Errado
Errado:
DA é causada por Herpevírus suíno tipo I (SuHv-1)
Gênero: Varicellovírus
Família: Herpesviridae
Subfamília: Alphaherpesvirinae
É um DNA vírus que contém em sua estrutura um envelope glicoproteico.
A doença de Aujeszky é de notificação obrigatória imediata para casos suspeito para múltiplas especies e a última ocorrência da doença foi em 2020, e o Parana é o único Estado considerado livre da enfermidade?
( ) Certo ( ) Errado
Errado:
Última ocorrência foi em 2018, e Santa Catarina é o único Estado considerado livre d enfermidade.
Considerando a patogenia da Peste Suína Clássica, a severidade e características da doença dependem da cepa e dose do vírus, da idade do animal e do status reprodutivo?
( ) Certo ( ) Errado
Certo:
A severidade e características da doença dependem da cepa e dose do vírus, da idade do animal e do status reprodutivo.
Considerando os sinais clínicos da Peste Suína Clássica (PSC), as cepas altamente virulentas do vírus da peste suína clássica (VPSC) tendem a causar doença aguda, havendo possibilidade de a pele tornar-se hiperêmica e desenvolver hemorragias (especialmente no abdômen, parte interna das coxas e orelhas) ou uma descoloração cianótica, que tende a ser vista no focinho, orelhas e na cauda.
( ) Certo ( ) Errado
Certo:
Os sinais clínicos comuns na forma aguda da doença incluem febre alta, aglomerações, fraqueza, apatia, anorexia, e conjuntivite, a qual pode causar crostas severas nas pálpebras. A constipação, com fezes endurecidas é tipicamente seguida de períodos alternados de diarreia aquosa. Os suínos podem apresentar incoordenação ou apresentar uma marcha instável, cambaleante que normalmente progride para paresia posterior. Alguns suínos podem vomitar um fluido amarelado, contendo bile, ou desenvolver sinais respiratórios. A pele pode tornar-se hiperêmica e pode desenvolver hemorragias (especialmente no abdômen, parte interna das coxas e orelhas) ou uma descoloração cianótica, que tende a ser vista no focinho, orelhas e na cauda
Considerando a patogenia da Peste Suína Clássica (PSC), em leitões infectados por via congênita, as lesões comuns incluem hipoplasia cerebelar, atrofia tímica, ascite e deformidades da cabeça e das pernas. Edema e hemorragias petequiais podem ser vistas na pele e nos órgãos internos.
( ) Certo ( ) Errado
Certo:
Em leitões infectados por via congênita, as lesões comuns incluem hipoplasia cerebelar, atrofia tímica, ascite e deformidades da cabeça e das pernas. Edema e hemorragias petequiais podem ser vistas na pele e nos órgãos internos.
Considerando o controle da Peste Suína Clássica (PSC), a mortalidade tende a ser menor em suínos adultos em comparação com animais jovens, especialmente com estirpes mais virulentas.
Certo Errado
Errado:
Estirpes altamente virulentas do VPSC, prevalentes ao mesmo tempo, causam surtos com taxas de morbidade e mortalidade que podem aproximar-se de 100%. As taxas de letalidade também diferem de acordo com a forma da doença, sendo altas na forma aguda e baixas nos casos subagudos. A mortalidade tende a ser menor em suínos adultos em comparação com animais jovens, especialmente com estirpes menos virulentas.
Considerando a patogenia da Peste Suína Clássica (PSC), as lesões da peste suína clássica são bastante variáveis. Na doença crônica, a lesão mais comum é a hemorragia.
Certo Errado
Errado:
As lesões da peste suína clássica são bastante variáveis. Na doença aguda, a lesão mais comum é a hemorragia.
Considerando a epidemiologia da Peste Suína Clássica (PSC), o período de incubação do vírus da Peste Suína Clássica (VPSC) pode variar de poucos dias a vários meses.
Certo Errado
Errado:
O período de incubação pode variar de 2 a 15 dias, sendo frequentemente 3 a 7 dias em casos agudos. Em condições de campo, talvez a doença não se torne evidente em um rebanho por 2 a 4 semanas ou mais.
Considerando a etiologia da Peste Suína Clássica (PSC), o vírus da PSC (VPSC) não possui relação antigênica com os pestivírus encontrados em ruminantes.
Certo Errado
Errado:
O vírus da PSC (VPSC) é um RNA fita simples, pertence ao gênero Pestivirus e da família Flaviviridae. Existe somente um sorotipo, mas vários genótipos e subgenótipos. VPSC é fortemente relacionado com os pestivírus encontrados em ruminantes, os quais podem causar reações sorológicas em suínos que podem ser confundidos com PSC.
Exemplo de pestivírus encontrados em ruminantes: Vírus da Diarreia Viral Boviva (BVDV).
O vírus da Influenza aviária é excretado unicamente nas secreções respiratórias das aves infectadas durante o período clínico e por um tempo variável após a recuperação.
Certo Errado
Errado:
O vírus é excretado em grandes quantidades nas fezes e nas secreções respiratórias das aves infectadas durante o período clínico e por um tempo variável após a recuperação. Em galinhas, este período pode se estender por até 36 dias após a infecção.