DTA Flashcards
O trato intestinal também assume importância na resposta imunológica, constituindo a barreira entre o hospedeiro e o meio externo por meios físicos e dispondo de uma variedade de mecanismos do sistema imune, os quais são específicos ou não (inatos) para proteção de infecções alimentares.
( ) Certo ( ) Errado
Certo:
Resistência do hospedeiro a infecções de origem alimentar
O trato intestinal é particularmente propenso à penetração microbiana e à absorção de toxinas devido à grande área de superfície, aos níveis de nutrientes e à alta capacidade de absorção. Entretanto, também assume importância na resposta imunológica, constituindo a barreira entre o hospedeiro e o meio externo por meios físicos e dispondo de uma variedade de mecanismos do sistema imune, os quais são específicos ou não (inatos) para proteção de infecções alimentares”.
O estômago produz enzimas gástricas (endopeptidases, gelatinase e lipase), que quebram o alimento, e tem um pH ácido (em torno de pH 2).
( ) Certo ( ) Errado
Certo:
Secreção: contribui para a digestão dos alimentos e absorção dos nutrientes. O estômago produz enzimas gástricas (endopeptidases, gelatinase e lipase), que quebram o alimento, e tem um pH ácido (em torno de pH 2). Na ingestão de alimentos com alto teor lipídico, uso de redutores de secreção (omeprazol, ranitidina) ou com o envelhecimento (redução natural da acidez), sua ação é reduzida. Pequenos volumes de líquidos ingeridos, menores que 50 mL, podem passar pelo estômago sem sofrer a ação das enzimas ácidas do estômago, pois o esfincter pilórico não é estimulado a contrair.
O gênero dominante na microbiota intestinal é o Bacteroides (1011UFC/g), o qual inclui bactérias Gram-negativas, estritamente anaeróbias.
( ) Certo ( ) Errado
Certo:
O gênero dominante é o Bacteroides (1011UFC/g), o qual inclui bactérias Gramnegativas, estritamente anaeróbias. A microflora intestinal também contém bastonetes Gram-positivos, não formadores de endósporos, estritamente anaeróbios. Existem muitos outros gêneros de organismos presentes, incluindo Bifidobacterium, Lactobacillus e Clostridium. Cocos Gram-positivos são importantes no trato intestinal do ponto de vista numérico e incluem Peptostreptococcus e Enterococcus. Os bastonetes Gram-negativos e facultativos, tais como Proteus, Klebsiella e E. coli, se apresentam em quantidades muito menores que Bacteroides”.
Algumas bactérias possuem características diferenciais, como o Clostridium perfringens, que desenvolve formas esporuladas que são resistentes ao frio, mas inativadas pelas altas temperaturas.
( ) Certo ( ) Errado
Errado:
“Algumas bactérias possuem características diferenciais, como o Clostridium perfringens, que desenvolve formas esporuladas que são resistentes a altas temperaturas, mas inativadas pelo frio. Com relação às toxinas, sabe-se que algumas são termolábeis (lábil = instável; inativadas pelo calor), como a toxina do botulismo e outras são termoestáveis (não são inativadas pelo calor), como as toxinas produzidas pelo Staphylococcus aureus e o Bacillus cereus”.
Infecções são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as infecções por Escherichia coli enterotoxigênica.
( ) Certo ( ) Errado
Errado:
A ETEC é causadora de uma toxinfecção.
“Infecções – são causadas pela ingestão de micro-organismos patogênicos, denominados invasivos, com capacidade de penetrar e invadir tecidos, originando quadro clínico característico como as infecções por Salmonella spp, Shigella spp, Yersinia enterocolitica e Campylobacter jejuni”.
O pH do meio digestivo muda de condições de extrema alcalinidade no pró-ventrículo até a acidez no duodeno.
( ) Certo ( ) Errado
Errado:
Condições físico-químicas: a função digestiva necessita de condições diversas. O pH do meio digestivo muda de condições de extrema acidez no pró-ventrículo até a alcalinidade no duodeno. Se um antígeno sobrevive à degradação físico-química no lúmen intestinal, ainda deve ultrapassar outros obstáculos. O peristaltismo mantém os antígenos em movimento, diminuindo o tempo de contato e a possível adesão ao epitélio.