PRODUÇÃO EM ESCALA INDUSTRIAL Flashcards
O que é o estágio de marketing e comercialização de medicamentos?
O estágio de marketing e comercialização de medicamentos é direcionado essencialmente aos médicos e requer uma abordagem técnica, diferenciada daquela usada para produtos destinados aos consumidores em geral. A indústria farmacêutica atribui grande importância ao marketing, chegando a investir nos Estados Unidos três a quatro vezes mais recursos em promoção do que em pesquisa e desenvolvimento.
O que ocorre no estágio de produção industrial de medicamentos?
No estágio de produção industrial de medicamentos, os fármacos recebem um tratamento físico que inclui trituração, mistura, dissolução, compactação, entre outros processos, com poucas modificações de suas características químicas. A tecnologia de produção das formas de apresentação usuais, como comprimidos, drágeas, cápsulas, injetáveis, xaropes, supositórios e pomadas, é de baixa complexidade. Há um rigoroso controle de qualidade para evitar contaminação e deterioração.
O que acontece no estágio de produção industrial de fármacos (princípios ativos)?
No estágio de produção industrial de fármacos, inicia-se o desenvolvimento do processo de produção dos princípios ativos dos medicamentos. São realizados estudos visando a eficiência e rentabilidade econômica, utilizando laboratórios e plantas-piloto para definição dos parâmetros ótimos. Também é elaborado um projeto de engenharia considerando o caráter multipropósito presente nesse tipo de planta.
O que ocorre após a aprovação nos testes clínicos no estágio de Pesquisa e Desenvolvimento?
Após a aprovação nos testes clínicos, a nova droga está praticamente pronta para ser lançada ao mercado.
O que é o estágio de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de agentes terapêuticos?
O estágio de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de agentes terapêuticos compreende a obtenção de novos agentes terapêuticos por diferentes vias, como química, extrativa ou fermentativa. Envolve a realização de triagens empíricas, modificações moleculares ou sínteses planejadas para identificar a potencialidade terapêutica de uma substância. Além disso, são conduzidas análises fisico-químicas, testes de toxidade aguda e crônica, dosagem, efeitos teratogênicos, avaliação farmacotécnica e testes clínicos em humanos.