Processos Biológicos - Genética Flashcards
Quais são os agentes responsáveis pela transmissão genética e como se caracterizam?
Os agentes responsáveis pela transmissão genética são:
- Os genes, segmentos de ADN a que corresponde um código específico, uma informação para determinar um dada característica, como a cor dos olhos ou a constituição da retina. São a base do nosso material genético e influenciam o funcionamento e o desenvolvimento de todas as partes do nosso organismo;
- Os cromossomas, que por sua vez sendo portadores e transmissores de ADN, contêm vários genes que são responsáveis por todas as características físicas do indivíduo, transportando a informação genética que recebemos dos nossos progenitores;
- O ADN, ou ácido desoxirribunocleico, que é o conjunto de todos os genes de um organismo. Cada molécula de ADN (constituída por quatro bases azotadas; a saber: adenina, guanina, citosina e timina) contém informação necessária à existência e ao desenvolvimento dos vários órgãos.
O que entendes por cariótipo?
O cariótipo é o conjunto de cromossomas próprios de uma espécie. O cariótipo do ser humano tem 46 cromossomas. A complexidade de cada espécie não deriva diretamente do seu número de cromossomas.
Qual é a importância da mitose e da meiose?
A mitose é o processo de divisão celular no qual uma célula dá origem a duas células com o mesmo número de cromossomas.
A meiose é o processo de divisão celular no qual a célula tem o seu número de cromossomas reduzido para metade.
Qual é a distinção entre a hereditariedade específica e a hereditariedade individual?
Hereditariedade específica - processo de transmissão genética das características comuns à espécie. É o conjunto dos genes que herdamos e que nos definem como seres humanos.
Hereditariedade individual - processo de transmissão genética das características próprias de cada indivíduo. Refere-se ao conjunto dos genes herdados que nos conferem características individuais e singulares.
Qual é a distinção entre a filogénese e a ontogénese?
Filogénese - É a história evolutiva de uma espécie. Refere-se aos processos, às etapas e às transformações que conduziram ao aparecimento das espécies e a sua diferenciação. A mais célebre das teorias que explica este processo é o evolucionismo de Charles Darwin.
Ontogénese - É o desenvolvimento particular de cada indivíduo, a sua maturação desde a conceção até à morte.
Qual é a distinção entre fenótipo e genótipo?
Genótipo - Conjunto dos genes que o indivíduo herda dos seus progenitores aquando da sua conceção. É a constituição genética de cada indivíduo.
Fenótipo - Conjunto das características observáveis que resultam da interação do genótipo com o meio. São os caracteres individuais que se manifestam após a atuação do meio sobre a base genética (ou genótipo).
A relação entre genes e meio
É um enigma saber qual dos fatores pesa mais sobre o comportamento humano.
Preformismo - Determinismo biológico. O indivíduo é, desde a conceção, genéticamente pré-formado.
Epigénese - O indivíduo constrói-se na interação entre a base genética e o meio. Construtivismo ou interacionismo.
A contraposição do programa genético aberto e do programa genético fechado
- Os animais não racionais possuem, de um modo geral, um programa genético fechado, uma vez que o comportamento animal encontra-se geneticamente predefinido pelo seu programa genético como ordens que visam a preservação da espécie. Apresentam aptidões para reagir com eficácia à pressão do meio, mas menor flexibilidade comportamental.
- A espécie humana possui, por outro lado, um programa genético aberto. a fragilidade do ser humano à nascença converte-se na sua maior vantagem: a possibilidade de escapar ao determinismo biológico, permitindo uma maior flexibilidade comportamental.
O que é a neutenia?
A neotenia é a tendência para a preservação dos traços da infância durante um longo período. Assim, somos seres neoténicos porque a prematuridade biológica da espécie a isso obriga, tornando-se a ausência de autonomia à nascença o motor que impulsiona a autonomia futura.