Processos biológicos - Cérebro Flashcards
O que é um neurónio?
Unidade básica do sistema nervoso, o neurónio é uma célula especializada, responsável pela receção e transmissão dos estímulos do meio, tornando possível ao organismo elaborar respostas.
Como é constituído um neurónio?
O neurónio é constituído por três elementos fundamentais:
1. O corpo celular, onde se situa o núcleo celular, com a respetiva informação genética, sendo o elemento responsável pela produção das substâncias necessárias à subsistência do neurónio.
2. As dentrites, extensões do corpo celular. São responsáveis pela receção e pela transmissão de informação entre o corpo celular e as células vizinhas.
3. O axónio, o prolongamento mais extenso do neurónio, que transmite mensagens a outros neurónios, aos músculos e às glândulas.
Qual é a função da bainha de mielina?
A bainha de mielina é uma camada de matéria gorda que permite que a comunicação através de impulsos nervosos se efetue muito mais rapidamente. A insuficiência de mielina está na origem de doenças como esclerose múltipla. Com a sua diminuição, a comunicação entre neurónios torna-se mais lenta, causando a perda de força dos músculos e dificuldades de coordenação motora.
O que é a sinapse e como ocorre?
A sinapse é a ligação entre os vários neurónios. Não havendo contacto físico entre eles, a sua comunicação é efetuada através de um processo elétrico e químico:
- Os impulsos nervosos, que são elétricos, percorrem o corpo celular do neurónio até às extremidades do axónio, saltando depois a fenda sináptica, num processo que se torna essencialmente químico. Intervêm aí vários neurotransmissores, como a serotonina, a dopamina ou a acetilcolina. A mensagem chega então às dendrites de outro neurónio, prosseguindo a comunicação até à execução de um comportamento concreto.
Quais são as funções da medula espinal?
A medula espinal, juntamente com o encéfalo, é um elemento fundamental do sistema nervoso central. Esta, encontrada no interior da coluna vertebral, é um prolongamento do cérebro até à pélvis. Tem duas funções fundamentais: de condução e de coordenação.
- Função de condução: A medula espinal transmite mensagens do cérebro para o resto do corpo, e vice-versa. Por exemplo, quando nos tocam nas costas, essaa sensação é transmitida através dos nervos sensoriais à medula espinal, e através desta chega ao cérebro. Por outro lado, a resposta processada pelo cérebro para o pé chutar uma bola começa por passar pela medula espinal. Praticamente toda a nossa atividade motora voluntária passa pela medula espinal.
- Função de coordenação: A medula espinal coordena a atividade reflexa. Numa reação automática ou involuntária, como contrair a mão quando nos queimamos, a informação do calor excessivo vai dos nervos sensoriais à medula espinal. Este procedimento evita danos maiores, já que a informação não seria tão rápida se passasse pelo encéfalo.
O que é a lateralização hemisférica?
A lateralização hemisférica é a diferença de funções desempenhadas por cada hemisfério do cérebro. Por exemplo, o hemisfério esquerdo controla o lado direito do corpo. Já o hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo. Assim, uma lesão no hemisfério esquerdo provoca sequelas no controlo funcional do lado direito do corpo e o mesmo se aplica, em termos inversos.
Como se distingue a área somatossensorial primária e a área somatossensorial secundária?
Os lobos parietais, uma divisão do cérebro, dividem-se em duas áreas: a área somatossensorial primária e a área somatossensorial secundária. Ambas estão ligadas às sensações corporais, como o tato, a dor, o calor ou o frio.
Uma lesão na área primária pode provocar anestesia cortical (incapacidade de receção de sensações tácteis, como o calor ou o frio).
Uma lesão na área secundária pode originar agnosia somatossensorial (incapacidade, não de receção de informação sensorial, mas de reconhecimento e identificação dos objetos em que se toca; por exemplo, a incapacidade de reconhecer um interruptor no escuro).
O que é o córtex pré-frontal e qual a sua importância?
O córtex pré-frontal, localizado nos lobos frontais, é a marca distintiva do ser humano. É aqui onde se encontra o núcleo da nossa personalidade. Uma lesão nesta área pode levar a uma alteração radical da personalidade de uma pessoa.
As funções intelectuais superiores ocorrem nesta parte do nosso cérebro: planear o futuro, resolver problemas ou tomar decisões.
O que entendes pelo funcionamento integrado do cérebro e a plasticidade cerebral?
A plasticidade do cérebro - Adaptação das estruturas cerebrais, em resposta à estimulação e à aprendizagem, sobretudo na infância e na adolhescência.
Não existem dois cérebros iguais, uma vez que as nossas experiências ficam biologicamente registadas no nosso cérebro e todos temos experiências diferentes. Tornamo-nos quem somos não por causa do que se desenvolve no nosso cérebro, mas por causa do que é eliminado (Poda Neuronal).
O que entendes por função vicariante ou de suplência?
Função vicariante ou de suplência - Recuperação neuronal de uma função perdida, resultando de uma lesão, por uma área vizinha da zona lesionada. Por exemplo, num homem de meia idade, dois terços do espaço interior do seu crânio estavam ocupados por um quisto benigno gigante que ele tinha desde a infância. Faltavam-lhe todos os lobos frontais e parte dos lobos parietais e temporais. O terço restante do cérebro assumiu simplesmente os deveres e funções dos dois terços em falta, de forma a que ninguém suspeitaria que ele estava a funcionar com uma capacidade fortemente reduzida.