Processos Flashcards

0
Q

Baseado nas diretrizes do PO3 - Determinar as Diretrizes de Tecnologia, que definiu as platarformas técnológicas da empresa, é preciso aplicar as diretrizes para desenvolver a infraestrutura técnológica para as aplicações de forma controlada e sistemática.

A

AI3 - Adquirir e Manter Infra-estrutura de Tecnologia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
1
Q

Criar um método para gerências as mudanças. É preciso receber as solicitações de mudanças, verificar o impacto delas, priorizar, autorizar e revisar todas as mudanças que podem atrapalhar a operação dos serviços de TI.

A

AI6 - Gerenciar Mudanças

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

É como a gerência de nível de serviço do ITIL. Estabelece acordos com os clientes da organização. Diz as características de disponibilidade dos sistemas. Traça planos de contingência. Define-se a capacidade dos sistemas e outras coisas do tipo. Tudo isso é definido em um SLA, que é um contrato de nível de serviço entre a TI e os clientes.

A

DS1 - Definir e Gerenciar Níveis de Serviço

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

É preciso comunicar as metas, políticas, procedimentos, guias e diretrizes às pessoas para que tudo o que foi definido seja seguido. É preciso disseminar o conhecimento.

A

PO6 - Comunicar Metas e Diretrizes Gerenciais

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Gerenciar os projetos com a integração de todos os outros gerenciamentos. Integra todos os planos de gerenciamento de projetos.

A

PO10 - Gerenciar Projetos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Definir como a área de TI vai funcionar. Escolher quais processos do COBIT você vai usar. Definir os comitês. Escolher quais coisas do modelo do COBIT se aplicam a realidade da sua empresa.

A

PO4 - Definir Processos, Organização e Relacionamentos de TI

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Identifica as soluções automatizadas que vão atender as necessidades do negócio. Essas soluções devem ser técnicamente adequadas e economicamente viáveis. É preciso estudar a viabilidade das soluções

A

AI1 - Identificar Soluções Automatizadas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

São 4 recursos de TI no COBIT. aplicativos, informação, infraestrutura e pessoas. O processo cuida de como contratar os recursos necessários para a implantação. Contratação de pessoas, acordos com fornecedores e etc.

A

AI5 - Adquirir recursos de TI

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Define o padrão tecnológico da empresa. Aplicativos, plataformas e etc. Isso é estratégico, já que ambientes muito heterogênos ou com pouca portabilidade podem prejudicar a estratégia da empresa. Algumas empresas utilizam toda a plataforma de um mesmo fornecedor. Exemplo: plataforma da Oracle ou Microsoft.

A

PO3 - Determinar as Diretrizes da Tecnologia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Garantir que existe desempenho suficiente, hoje e no futuro, para atender as necessidade da organização e para sustentar o acordo de nível de serviço. Aqui também é tratado o gerenciamento da disponibilidade dos sistemas.

A

DS3 - Gerenciar Capacidade e Desempenho

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Garantir que a empresa tenha um processo de desenvolvimento de software. O COBIT não diz qual processo você deve ter, mas que é preciso ter um para adquirir, manter ou desenvolver software.

A

AI2 - Adquirir e Manter Software Aplicativo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Para dar suporte à gerência de incidentes é preciso existir a gerência de configuração, que trata da integridade dos ativos de processo, de tudo aquilo que mantém os serviços rodando. É o controle das versões. Com isso é possível comparar e verificar se as versões que estão rodando correspondem ao que deveria estar rodando.

A

DS9 - Gerenciar a Confuguração

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

É preciso instalar e homologar as soluções e mudanças. Aqui você testa as soluções implantadas para conseguir deixá-las disponíveis para uso no ambiente desejado.

A

AI7 - Instalar e homologar soluções e mudanças

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Definir o modelo coorporativo de dados. É importante ter uma arquitetura global de dados para a organização. Sempre que um novo projeto começa pode já utilizar este modelo coorporativo. Criar também uma classificação das informações na sua organização.

A

PO2 - Definir a Arquitetura da Informação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Definir uma forma para avaliar, mitigar e tratar os riscos. Mapear todos os riscos importantes que podem afetar a organização, classificá-los e definir estratégias para tratá-los.

A

PO9 - Avaliar e Gerenciar os Riscos de TI

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Se preocupa com a transferência de conhecimento. Elaboração de manuais, procedimentos, guia de usuários, treinamentos e etc. Tudo o que é necessário para de fato fazer as pessoas operarem e utilizarem os sistemas e serviços.

A

AI4 - Habilitar Operação e Uso

17
Q

Executar as operações de dia a dia da TI, o que for necessário para manter a produção. Agendar e executar os jobs que rodam em horários específicos e coisas do tipo. (estudar melhor esse).

A

DS13 - Gerenciar as Operações

18
Q

Os contratos com terceirizados são firmados no domínio de Aquisição e Implementação no AI5 - Adquirir recursos de TI. Aqui acontece a gerencia dos contratos. Estabelece-se as responsabilidades das partes e garante-se que os fonecedores estão entregando o que é esperado de acordo com o SLA definido para o contrato no DS1 - Definir e gerenciar níveis de serviço.

A

DS2 - Gerenciar Serviços de Terceiros

19
Q

Tudo começa neste processo. A empresa precisa saber como vai se posicionar no mercado e daí criar um plano estratégico de TI. Integrar e alinhar a gestão de TI ao negócio. Traduz os objetivos de negócio em objetivos e serviços de TI. Diz quais projetos e serviços serão escolhidos e disponibilizados.

A

PO1 - Definir um Plano Estratégico de TI

21
Q

É preciso prover relatórios informativos para a gerência da empresa exercer a Governança de TI.

A

ME4 - Prover a Governança de TI

22
Q

O PO5 - Gerenciar Investimentos de TI possui um foco a longo prazo e estratégico. Aqui a ideia é contabilizar quanto os serviços estão realmente custando e cobrar os clientes pelo uso do serviço. O foco é operacional e não decidir onde investir o dinheiro.

A

DS6 - Identificar e Alocar Custos

23
Q

Assegurar que existe um plano de contingência e um plano de continuidade para recuperar os serviços caso um problema desastroso aconteça. O plano de contingência prevê um nível mínimo de operação para os serviços, mesmo que sejam procedimentos manuais. O plano de continuidade prevê a recuperação quando o desastre acontece. Diz como voltar a operar.

A

DS4 - Gerenciar a Continuidade dos Serviços

24
Q

Checar se a organização está usando normas adequadas para gerenciar os processos que foram escolhidos pela organização. São 210 objetivos de controle no COBIT e é preciso um processo que verifique se os controles escolhidos são os mais adequados para o gerenciamento dos processos.

A

ME2 - Monitorar e Avaliar os Controles Internos

25
Q

O AI 4 - Habilitar Operação e Uso é ligado ao treinamento dos usuários. O DS7 precisa garantir a continuidade do conhecimento que foi passado no treinamento que aconteceu no AI4. (depois estudar melhor esse)

A

DS7 - Educar e Treinar os Usuários

26
Q

Gerenciar as pessoas. Contratar, definir competências, responsabilidades e cargos. Definir quantas pessoas de cada perfil. Quantos programadores? Quantos analista? Gerentes? Projetistas?

A

PO7 - Gerenciar os Recursos Humanos de TI

27
Q

Gerenciar as instalações físicas onde os equipamentos são hospedados.

A

DS12 - Gerenciar o Ambiente Físico

28
Q

Foco nas metas e indicadores. Verifica se os processos estão atingindo os resultados esperados através das Medidas de Resultado e dos Indicadores de Performance. Se os resultados não estiverem de acordo, verifica o que pode ser modificado para que o desempenho melhore.

A

ME1 - Monitorar e Avaliar o Desempenho da TI

29
Q

É importante definir os critérios de qualidade e uma forma de controlar a qualidade nos processos de TI. Determinar o que vai ser feito na TI para manter a qualidade.

A

PO8 - Gerenciar Qualidade

31
Q

Garantir a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos serviços. Definir os procedimentos de segurança para detectar e tratar incidentes de segurança da informação.

A

DS5 - Garantir a Segurança dos Sistemas

31
Q

É preciso ter um ponto único de contato para ser disponibilizado aos usuários para que se comuniquem com a organização para reportar problemas, obter orientações e acesso aos serviços. Incidentes são os relatos dos usuários sobre acontecimentos “ruins”, desvios negativos que acontecem nos serviços.

A

DS8 - Gerenciar a Central de Serviços e os Incidentes

31
Q

Os problemas são as causas dos incidentes. Vários incidentes relatados pelos usuários ao service desk podem ser causados pelo mesmo problema. Os problemas podem ser resolvidos de forma reativa ou proativa. Gerenciar problemas é tratar a causa raíz dos incidentes.

A

DS10 - Gerenciar os Problemas

32
Q

Basicamente se resume a fazer o bakcup dos dados e ter procedimentos para restauração quando for necessário.

A

DS11 - Gerenciar os Dados

33
Q

Definir os critérios para o investimento em TI. Decidir como e onde investir. Quais projetos são prioritários e o quanto será alocado em cada um deles. É extremamente estratégico pois pode levar a empresa a falência. A gerência pode considerar o retorno de investimento ou outros fatores financeiros para tomar tal decisão.

A

PO5 - Gerenciar os Investimentos em TI

33
Q

Peculiaridade do COBIT. Verificar se as leis, regulamentos e normas externas ou internas estão sendo seguidos.

A

ME3 - Assegurar a Conformidade com Requisitos Externos