Processos Flashcards
Baseado nas diretrizes do PO3 - Determinar as Diretrizes de Tecnologia, que definiu as platarformas técnológicas da empresa, é preciso aplicar as diretrizes para desenvolver a infraestrutura técnológica para as aplicações de forma controlada e sistemática.
AI3 - Adquirir e Manter Infra-estrutura de Tecnologia
Criar um método para gerências as mudanças. É preciso receber as solicitações de mudanças, verificar o impacto delas, priorizar, autorizar e revisar todas as mudanças que podem atrapalhar a operação dos serviços de TI.
AI6 - Gerenciar Mudanças
É como a gerência de nível de serviço do ITIL. Estabelece acordos com os clientes da organização. Diz as características de disponibilidade dos sistemas. Traça planos de contingência. Define-se a capacidade dos sistemas e outras coisas do tipo. Tudo isso é definido em um SLA, que é um contrato de nível de serviço entre a TI e os clientes.
DS1 - Definir e Gerenciar Níveis de Serviço
É preciso comunicar as metas, políticas, procedimentos, guias e diretrizes às pessoas para que tudo o que foi definido seja seguido. É preciso disseminar o conhecimento.
PO6 - Comunicar Metas e Diretrizes Gerenciais
Gerenciar os projetos com a integração de todos os outros gerenciamentos. Integra todos os planos de gerenciamento de projetos.
PO10 - Gerenciar Projetos
Definir como a área de TI vai funcionar. Escolher quais processos do COBIT você vai usar. Definir os comitês. Escolher quais coisas do modelo do COBIT se aplicam a realidade da sua empresa.
PO4 - Definir Processos, Organização e Relacionamentos de TI
Identifica as soluções automatizadas que vão atender as necessidades do negócio. Essas soluções devem ser técnicamente adequadas e economicamente viáveis. É preciso estudar a viabilidade das soluções
AI1 - Identificar Soluções Automatizadas
São 4 recursos de TI no COBIT. aplicativos, informação, infraestrutura e pessoas. O processo cuida de como contratar os recursos necessários para a implantação. Contratação de pessoas, acordos com fornecedores e etc.
AI5 - Adquirir recursos de TI
Define o padrão tecnológico da empresa. Aplicativos, plataformas e etc. Isso é estratégico, já que ambientes muito heterogênos ou com pouca portabilidade podem prejudicar a estratégia da empresa. Algumas empresas utilizam toda a plataforma de um mesmo fornecedor. Exemplo: plataforma da Oracle ou Microsoft.
PO3 - Determinar as Diretrizes da Tecnologia
Garantir que existe desempenho suficiente, hoje e no futuro, para atender as necessidade da organização e para sustentar o acordo de nível de serviço. Aqui também é tratado o gerenciamento da disponibilidade dos sistemas.
DS3 - Gerenciar Capacidade e Desempenho
Garantir que a empresa tenha um processo de desenvolvimento de software. O COBIT não diz qual processo você deve ter, mas que é preciso ter um para adquirir, manter ou desenvolver software.
AI2 - Adquirir e Manter Software Aplicativo
Para dar suporte à gerência de incidentes é preciso existir a gerência de configuração, que trata da integridade dos ativos de processo, de tudo aquilo que mantém os serviços rodando. É o controle das versões. Com isso é possível comparar e verificar se as versões que estão rodando correspondem ao que deveria estar rodando.
DS9 - Gerenciar a Confuguração
É preciso instalar e homologar as soluções e mudanças. Aqui você testa as soluções implantadas para conseguir deixá-las disponíveis para uso no ambiente desejado.
AI7 - Instalar e homologar soluções e mudanças
Definir o modelo coorporativo de dados. É importante ter uma arquitetura global de dados para a organização. Sempre que um novo projeto começa pode já utilizar este modelo coorporativo. Criar também uma classificação das informações na sua organização.
PO2 - Definir a Arquitetura da Informação
Definir uma forma para avaliar, mitigar e tratar os riscos. Mapear todos os riscos importantes que podem afetar a organização, classificá-los e definir estratégias para tratá-los.
PO9 - Avaliar e Gerenciar os Riscos de TI