Processo Decisório Flashcards
No modelo de racionalidade limitada, propõe-se que a racionalidade é sempre relativa ao sujeito que decide, não existindo uma única racionalidade tida como superior
De fato, o modelo da racionalidade limitada parte do princípio de que o indivíduo tem uma
capacidade limitada de processar informações. Portanto, é impossível assimilar, e compreender
todos os dados necessários para maximizar os resultados da decisão. Em outras palavras, cada
indivíduo tem uma capacidade diferente de processar as informações (alguns indivíduos tem uma
capacidade maior, enquanto outros tem uma menor capacidade).
Assim, o indivíduo busca reduzir os problemas e as informações a um nível em que consiga
entender e processar.
Apesar de as decisões programadas resolverem problemas organizacionais que já foram enfrentados e solucionados anteriormente, é necessário fazer diagnóstico, criar alternativas e escolher o curso de ação mais indicado sempre que um novo problema ocorrer.
As decisões programadas são aquelas decisões “padronizadas”. Ou seja, elas já fazem parte do “acervo de decisões” da organização.
Portanto, assim que surge algum problema cotidiano e repetitivo, o tomador de decisões não precisa fazer o diagnóstico, nem criar alternativas e nem escolher um curso de ação mais adequado. Afinal, quando determinado tipo de situação ocorre (situação cotidiana e repetitiva,
para a qual já existe uma “decisão programada”), o tomador de decisão já sabe exatamente como deve decidir (já tem uma decisão “padronizada” para aquele tipo de situação ou problema).
O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para identificar relações de causa e efeito apenas em processos administrativos.
O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta utilizada para identificar relações de causa e efeito em
diversas situações (e não “apenas em processos administrativos”, conforme a questão afirmou).
Uma instituição de ensino superior pesquisou, entre seus alunos, o grau de satisfação nas seguintes categorias, divididas em subcategorias: qualidade do ensino, das instalações, do atendimento administrativo e do projeto pedagógico. Devido ao alto grau de insatisfação
apresentado nos resultados de várias categorias, a instituição resolveu investir na melhoria do índice de satisfação, por meio de ações de gestão da qualidade. Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
A ferramenta a ser utilizada para diagnosticar as causas de insatisfação das diversas categorias pesquisadas é o diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama Espinha de Peixe.
Isso mesmo! O Diagrama de Ishikawa permite ao gestor “visualizar” e “entender” quais são as causas que estão gerando determinados efeitos (problemas), de acordo com os “grupos” de diferentes categorias.
Uma instituição de ensino superior pesquisou, entre seus alunos, o grau de satisfação nas
seguintes categorias, divididas em subcategorias: qualidade do ensino, das instalações, do
atendimento administrativo e do projeto pedagógico. Devido ao alto grau de insatisfação
apresentado nos resultados de várias categorias, a instituição resolveu investir na melhoria do
índice de satisfação, por meio de ações de gestão da qualidade.
Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.
Caso deseje identificar as subcategorias com maiores índices de insatisfação para,
posteriormente, priorizar suas ações corretivas apenas nas subcategorias mais relevantes, a
instituição deverá utilizar o diagrama, ou método de análise, de Pareto
Isso mesmo! O Diagrama de Pareto, é uma ferramenta que pode ser utilizada pelos tomadores de decisão para identificar quais são as causas prioritárias (ou seja, quais as “causas” que geram maiores “problemas”). Assim, o gestor pode priorizar suas ações corretivas nas causas mais relevantes.