Processo Civil Flashcards
Tutela de direitos coletivos X Tutela coletiva de direitos
Direitos coletivos: tem por objeto direito essencialmente coletivos, não é possível arguir individualmente.
Coletivos de direito: tem por objeto direitos individuais que podem ser protegidos coletivamente. São direitos acidentalmente coletivos.
Classificação dos direitos coletivos: 3
- direito coletivo sem sentido estrito.
- direito individual homogêneo
- direito difuso
(Litisconsorcio) Duas ou mais pessoas podem litigar, no mesmo processo, em conjunto, ativa ou passivamente, quando: 3
I - entre elas houver comunhão de direitos ou de obrigações relativamente à lide;
II - entre as causas houver conexão pelo pedido ou pela causa de pedir;
III - ocorrer afinidade de questões por ponto comum de fato ou de direito.
É _____ a qualquer cidadão habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor da ação popular.
facultado;
Na defesa do patrimônio público caberá a __________do ato lesivo impugnado.
suspensão liminar
Ação popular prescreve em:
5 anos;
O juiz não resolverá o mérito quando: 3
reconhecer a existência de perempção, de litispendência ou de coisa julgada;
Haverá resolução de mérito quando o juiz: 3
- reconvenção
- transação
- prescrição
Para os casos de suspeição do juiz:
ARACI
Amigo ou inimigo
Receber presentes
Aconselhar as partes
Credor
Interessado no processo
A assistência simples __________a que a parte principal reconheça a procedência do pedido, desista da ação, renuncie ao direito sobre o que se funda a ação ou transija sobre direitos controvertidos.
não obsta
Com relação à intervenção de terceiros, a assistência será admitida em ________ e em todos os graus de jurisdição, recebendo o assistente o processo no estado em que se encontre.
qualquer procedimento
Feita a denunciação pelo autor, o denunciado poderá assumir a posição de litisconsorte do denunciante e acrescentar novos argumentos à petição inicial, procedendo-se_______ à citação do réu.
em seguida
Admite-se _______ denunciação sucessiva, promovida pelo denunciado, contra seu antecessor imediato na cadeia dominial ou quem seja responsável por indenizá-lo, não podendo o denunciado sucessivo promover nova denunciação, hipótese em que eventual direito de regresso será exercido por _______.
uma única;
ação autônoma;
De acordo com o STJ, é ______- a intervenção de terceiros sob a forma de assistência em processo de execução.
inviável;
Em qualquer hipótese, é ______ a revisão do mérito do pronunciamento judicial estrangeiro pela autoridade judiciária brasileira.
vedada