Problema 2 Flashcards
Definir náuseas, vômito, regurgitação, Ruminação e dispepsia
Náusea: sensação subjetiva da necessidade de vomitar
Vômito: (êmese) representa a expulsão do conteúdo gastrintestinal alto resultante da contração do intestino e da musculatura da parede toracoabdominal
Regurgitação: passagem sem esforó do conteúdo gástrico para a boca
Ruminação: repetida regurgitação do conteúdo gástrico, que pode ser mastigado e, deglutido novamente
Dispepsia: presença de sintomas considerados originários na região gastroduodenal
Qual o mecanismo das náuseas e vômitos?
Núcleos do tronco encefálico (trato solitário, dorsais do vago, frênico, núcleos bulbares que regulam a respiração e núcleos que controlam os movimentos faríngeo, faciais e línguas, coordenam o início dos vômitos, a partir do estímulo de receptores, como aqueles presentes na via da neurociência NK1, serotonina 5-HT e vasopressina.
A êmese provocada por pensamentos ou odores desagradáveis origina-se no córtex cerebral sob ativação de neurotransmissores da via canabinoides CB, enquanto os nervos cranianos medeiam os vômitos após ativação do reflexo nauseoso.
A cinetose e os distúrbios da orelha interna atuam no aparelho labiríntico a partir de neurotransmissores vestibulares muscarínicos M1 e os histaminérgicos H1, enquanto os irritantes gástricos e agentes citotóxicos, como a cisplatina, estimulam os nervos aferentes vagais gastroduodenais a partir da estimulação de receptores 5-HT3 da serotonina. Os aferentes viscerais não gástricos são ativados por obstrução do colo e do intestino, bem como pela isquemia mesentérica
A área postrema, um núcleo bulbar, responde a estímulos eméticos provenientes do sangue, sendo chamados de zona do gatilho quimiorreceptora. Muitos agentes emetogênicos atuam na área portrema, assim como as toxinas bacterianas e os fatores metabólicos produzidos durante a uremia, hipoxia e cetoacidose. Essa área é ricamente servida por nervos que atuam nos subtipos de 5-HT3, M1, H1 e D2 da dopamina.
Definir: Náuseas idiopáticas, vômitos funcionais, síndrome dos vômitoscíclicos
As náuseas idiopáticas são definidas como náuseas sem vômitos que ocorrem várias vezes por semana, enquanto os vômitos funcionais são definidos como um ou mais episódios de vômitos por semana na ausência de um transtorno alimentar ou de uma doença psiquiátrica. A síndrome dos vômitos cíclicos é um distúrbio raro que produz episódios discretos periódicos de náuseas e vômitos inflexíveis. Tal Síndrome associa-se a dores de cabeça, mais comum em crianças e em adultos com esvaziamento gástrico rápido e uso crônico da canabis.
Quais as causas das náuseas e vômitos?
Resposta no fléxil
Quais o tratamento de náuseas e vômitos?
Resposta no flexil