PRIVADA Flashcards
Um sistema de controle de qualidade efetivo inclui um processo de monitoramento projetado para fornecer segurança razoável de que as políticas e procedimentos relacionados com o sistema de controle de qualidade são relevantes, adequados e estão operando de maneira efetiva. O sócio encarregado do trabalho deve considerar os resultados do processo de monitoramento da firma, conforme evidenciado nas informações mais recentes circuladas pela firma e, se aplicável, por outras firmas da rede, e se as deficiências observadas nessas informações possam afetar o trabalho de auditoria.
DESSA FORMA, O RESPONSÁVEL PELO pelo monitoramento é o sócio encarregado do trabalho
CERTO
A necessária independência do auditor independente em relação ao cliente auditado impõe preocupações quanto ao tamanho relativo dos honorários acordados ou eventuais presentes de valor significativo recebidos do cliente, exigindo a adoção de salvaguardas.
CERTO
o cerne da questão está na frase “tamanho relativo” dos honorários, em referência à desconfiança do auditor ao se deparar com honorários incompatíveis com o trabalho, justificando as salvaguardas.
No Brasil, a convergência das normas brasileiras de auditoria aos padrões internacionais ocorre por meio da tradução e adequação das normas emanadas pela Federação Internacional de Contadores (IFAC), do CFC e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
CERTO
É licita e aceitável a realização de trabalhos por auditores independentes que não estejam em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade – Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração (NBC – TA).
CERTO
Nem todos os trabalhos realizados por auditores independentes são trabalhos de asseguração. Outros trabalhos frequentemente realizados que não são de asseguração, como definido no item 10 , não são abrangidos por esta estrutura. Esses outros trabalhos incluem:
trabalhos abrangidos pelas Normas de Serviços Correlatos (NBCs TSC, tais como procedimentos previamente acordados e trabalhos de compilação );
elaboração de declarações de imposto de renda em que nenhuma conclusão de asseguração é expressa;
trabalhos de consultoria (ou assessoria), tais como gerenciamento e consultorias tributárias. (*)
Os mandatos para auditoria de demonstrações contábeis de entidade do setor público podem ser mais detalhados que os de outras entidades, o que implicaria responsabilidades adicionais para a administração, tais como a responsabilidade pela execução de transações e eventos em conformidade com a legislação, regulamentação ou outra autoridade.
CERTO
LITERALIDADE DA NORMA
O conjunto de responsabilidades às quais está obrigado o auditor independente é aquele contido nas Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC TAs).
ERRADO
DA MANEIRA COMO O ITEM ESTA ESCRITO RESTRINGE AS NBC TAS.
MAS O AUDITOR TAMBEM DEVE SEGUIR:
a CVM, AUDIBRA, IBRACON, CFC/CRC e CPC
Cabe à administração da entidade que relata a informação e, quando apropriado, aos responsáveis pela governança a responsabilidade pela elaboração das demonstrações contábeis no caso de auditoria em relatórios contábil-financeiros de propósito geral.
CERTO
As demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governançA
Uma solicitação da entidade para que o auditor mude os termos do trabalho de auditoria pode ser atendida pelo auditor, caso essa solicitação seja decorrente de mal-entendido sobre a natureza da auditoria originalmente solicitada.
CERTO
O auditor não deve concordar com uma mudança nos termos do trabalho de auditoria quando não há justificativa razoável para essa mudança.
As exigências relevantes expressas em NBC–TA são de cumprimento obrigatório por todo profissional de auditoria.
ERRADO
As NBC TA representam Normas Técnicas aplicadas ao auditor independente. Entretanto, os profissionais de auditoria interno devem cumprir as exigências da NBC TI.
A suficiência e a adequação são características essenciais da evidência de auditoria. A suficiência é uma medida da quantidade de evidência necessária para sustentar a opinião e o relatório do auditor, ao passo que a adequação está relacionada à qualidade da evidência de auditoria e considera a relevância e a confiabilidade da evidência para dar suporte às conclusões do auditor.
CERTISSIMO
Se, durante a realização dos trabalhos de auditoria, forem encontrados indícios de achados de que possam resultar irregularidades, o auditor não deverá revelá-los nem solicitar informações, principalmente se a desconformidade for contínua, para evitar que eventuais erros sejam corrigidos e provas, eliminadas. A comunicação só deverá ser feita ao final dos trabalhos.
ERRADO
o auditor, durante a execução da auditoria, deve solicitar esclarecimentos acerca de indícios de achados ao longo da fase de execução evita mal-entendido e retrabalho, possibilitando ao auditado a elucidação de possíveis apontamentos. Além disso, se a desconformidade for contínua, possibilita ao gestor a tomada de providências para corrigir o erro, antes mesmo do recebimento do relatório de auditoria”.
Considere que Carlos periodicamente realize auditorias na entidade A e que, pela primeira vez, realizará auditoria na entidade B. Nessa situação, conforme a legislação, Carlos deve efetuar um planejamento de auditoria na entidade B diferente daquele que ele utiliza para efetuar suas costumeiras auditorias na entidade A.
APESAR DO DEVE, QUE NA REAL DEVERIA SER “PODE”
ESTA CORRETO
O exame de auditoria deve assegurar tanto a fidelidade como a efetividade dos valores apostos nas demonstrações contábeis, certificando-se de que elas não deixaram de contemplar todos os valores ou fatos necessários ao seu bom entendimento.
CERTO
ESSE ASEEGURAR VEM NO SENTIDO DE VERIFICAR…
QUESTÃO ESTRANHA MAS CORRETA PRA BANCA
Antes de iniciar uma auditoria, o auditor independente deve avaliar os níveis de inflação, crescimento, recessão, deflação, desemprego e a situação política do setor econômico da entidade a ser auditada.
CERTO
O AUDITOR DEVE CONHECER A ÁREA EM QUE ESTÁ AUDITANDO
Em uma auditoria, o trabalho de campo, se necessário, poderá ser realizado por equipe distinta daquela encarregada do planejamento e do levantamento preliminar correspondente a essa auditoria.
CERTO
A EQUIPE NAO PRECISAR SER A MESMA
PODE SER QUE A EQUIPE QUE PLANEJOU NOTE QUE PERDEU INDEPENDENCIA