GOVERNAMENTAL Flashcards
Auditoria governamental realizada por profissionais de
auditoria governamental, por intermédio de levantamentos de informações, análises
imparciais, avaliações independentes e apresentação de informações seguras, devidamente consubstanciadas em evidências, segundo os critérios de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética, transparência e proteção do meio ambiente, além de observar a probidade administrativa e a responsabilidade social dos gestores da coisa pública
certo
As auditorias de conformidade podem ser trabalhos de certificação ou de relatório direto, ou ambos ao mesmo tempo
certo
O relatório de auditoria pode ser apresentado em
forma longa ou curta e as conclusões podem ser expressas de várias formas: como uma declaração escrita, simples e clara, de opinião sobre a conformidade, ou como uma resposta mais elaborada a questões específicas de auditoria.
certo
Ao contrário das auditorias de regularidade, que adotam padrões relativamente fixos, as auditorias operacionais, devido à variedade e complexidade das questões tratadas, possuem maior flexibilidade na escolha de temas, objetos de auditoria, métodos de trabalho e forma de comunicar as conclusões
de auditoria. Empregam ampla seleção de métodos de avaliação e investigação de diferentes áreas do conhecimento, em especial das ciências sociais. Além disso, essa modalidade de auditoria requer do auditor flexibilidade, imaginação e capacidade analítica.
CERTO
AUDITORIA DE REGULARIDADE / CONFORMIDADE = PADROES FIXOS
AUDITORIA OPERACIONAL = MAIOR FLEXIBILIDADE
A função da governabilidade, no setor público, visa garantir que os produtos ofertados e serviços disponibilizados estejam alinhados com o interesse dos cidadãos e usuários desses produtos e serviços.
errado
a função da governança
governabilidade tem a ver com legitimidade do poder
As normas de auditoria da INTOSAI têm caráter prescritivo, o que torna compulsória sua aplicação pelas entidades de fiscalização superiores.
errado
As EFS devem cumprir as Normas de Auditoria da INTOSAI em todas as questões consideradas essenciais. Pode ser que certas normas não se apliquem a alguns dos trabalhos realizados pelas EFS, especialmente naquelas organizadas em forma de Tribunais de Contas, nem à atividade alheia à fiscalização que executam ditas entidades. As EFS devem julgar quais normas são compatíveis com este tipo de atividade, a fim de garantir de maneira permanente um alto nível de qualidade em seus trabalhos
O principal objetivo da Declaração de Lima é o de exigir uma auditoria governamental independente.
certo
Além de auditar os contratos e a execução de obras públicas, as entidades fiscalizadoras superiores devem ser responsáveis por desenvolver normas para a administração dessas obras.
certo
apesar da palavra promover
No processo de auditarem obras públicas, a Entidade Fiscalizadora Superior promoverá o desenvolvimento de normas adequadas para regular a administração dessas obras.
É responsabilidade dos tribunais de contas garantir que todas as pessoas físicas ou jurídicas encarregadas da administração de bens ou valores públicos prestem contas dos recursos utilizados nos prazos e nas condições estabelecidas por lei.
certo
NAG
“ O TC tem a responsabilidade de assegurar que:
Seja cumprido o dever de prestar contas por parte de qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a Administração responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.”
As entidades fiscalizadoras superiores que compõem a Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores (INTOSAI) estão obrigadas a adotar um código de ética comum, o qual se aplica tanto aos auditores governamentais e aos dirigentes de suas próprias organizações quanto aos auditores das respectivas entidades auditadas.
ERRADO
“Ainda que as normas de auditoria da INTOSAI não sejam de aplicação obrigatória pelas EFSs, expressam a opinião consensuada dessas entidades quanto à “melhor prática”. Cada EFS deve julgar em que medida a aplicação das presentes normas é compatível com o cumprimento de sua missão.”
O fato de órgãos e entidades governamentais serem objeto do controle exercido por uma EFS não implica subordinação de tal maneira que eles possam isentar-se de responsabilidades em relação às suas operações e decisões. Se, entretanto, em vez de recomendações, a EFS emitir resoluções ou atos similares, o seu cumprimento se tornará obrigatório.
CERTO
O auditor deve declarar seu impedimento e suspeição em toda situação em que haja risco de que sua independência e sua imparcialidade sejam influenciadas quando do desempenho de suas funções, ainda que a influência não ocorra de fato.
CERTO
A auditoria, que inicialmente era voltada para a prevenção de riscos, interpretação e orientação das operações, hoje se ocupa da tecnologia de revisão dos registros contábeis.
ERRADO
Ao contrário. Inicialmente as auditorias tinham uma preocupação apenas com os registros contábeis, com a conformidade. Atualmente é que há uma preocupação muito maior com a eficiência, eficácia e economicidade das operações da empresa ou órgão auditado e com a prevenção de riscos.
As auditorias realizadas no âmbito do setor público têm o objetivo único de contribuir para a governança cooperativa, o que é uma vantagem, já que as regras aplicadas pelo auditor serão as mesmas, independentemente do escopo da auditoria.
ERRADO
O OBJETIVO UNICO NÃO É CONTRIBUIR PARA A GOVERNANÇA CORPORATIVA
ADEMAIS A FRASE DIZ cooperativa, errado = é COORPORATIVA
Os objetivos do TCU, no que se refere aos aspectos relacionados à auditoria das demonstrações contábeis, devem, obrigatoriamente, apresentar diferenças em relação aos objetivos do setor privado, pois é impossível aplicar normas de auditoria específicas para o setor empresarial à administração pública.
errado
as normas do setor privado são sim aplicáveis, em discricionariedade do auditor na auditoria governamental.
atenção em caso de incompatibilidade entre normas publicas e normas privadas na auditoria governamental, prevalecem as normas publicas
A finalidade da auditoria de compliance é averiguar se as atividades da instituição auditada estão de acordo com as regras e os regulamentos que as disciplinam.
certo
COMPLIANCE - DE ACORDO COM A LEI
O objetivo da auditoria operacional é responder a questões-chave de auditoria e apresentar recomendações para aperfeiçoamento de procedimentos para evitar possíveis fragilidades.
CERTO
A auditoria que tem como objetivo específico o melhoramento das operações examinadas, consubstanciada na análise da eficiência, eficácia e economicidade da ação administrativa, é denominada auditoria de gestão.
ERRADO
A auditoria que tem como objetivo o aprimoramento das operações examinadas por meio da análise da eficiência, eficácia e economicidade é a a auditoria operacional, também chamada de auditoria de desempenho.
A auditoria de gestão objetiva emitir uma opinião com a finalidade de certificar a regularidade das contas de determinado administrador público. Nesse caso são avaliadas a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão praticados.
Na realização da auditoria operacional, os profissionais responsáveis, ao constatarem incoerências ou imprecisões em programa governamental, mesmo sem questionar a orientação política e as diretrizes governamentais, deverão apontar as situações passíveis de desperdícios ou desvirtuamentos, recomendando as apropriadas mudanças de rumo na execução dos referidos programas.
CERTO
SEGUNDO A NAG 4000 a competência legal de um Tribunal de Contas com relação à auditoria operacional não inclui a revisão da orientação política dos programas de governo. Essa é a regra geral.
Entretanto, se detectadas inconsistências ou falhas na estruturação de programas, diretrizes e ações (projetos, atividades, operações especiais) governamentais, que possam causar prejuízos e desperdícios ou mesmo comprometer os benefícios esperados para o público-alvo, cabe à equipe de auditoria identificar suas causas e efeitos e recomendar as medidas corretivas necessárias.
A auditoria operacional ou de desempenho é a que procede a avaliações quanto aos aspectos conhecidos como os 4 Es, entre os quais se destaca a equidade, em consonância com o princípio da justiça social.
ERRADO
As 4 dimensões da auditoria operacional são: EFICIÊNCIA, ECONOMICIDADE, EFICÁCIA e EFETIVIDADE. (4 ES).
MAS CUIDADO
Além dos 4 E’s (eficiência, eficácia, efetividade e economicidade), o Manual de Auditoria Operacional do TCU cita a EQUIDADE no tópico “outras dimensões de desempenho”.
É importante destacar que a NAG 4000 também prevê os 4 E’s, bem como a equidade e questões ambientais.
Entre os métodos empregados nas auditorias operacionais, a pesquisa experimental, utilizada em avaliação de programas, faz parte das opções de estratégia metodológica. Nesse tipo de pesquisa, procura-se verificar se o programa adotado é a causa do efeito obtido, comparando-se os resultados de dois grupos, um exposto e outro não exposto ao programa.
CERTO
Os contratos de gestão constituem referência para o exame do desempenho dos órgãos e entidades auditados. O pressuposto é que a melhoria da eficiência e a obtenção de resultados mais eficazes estejam condicionadas a um grau necessário e suficiente de autonomia e a um adequado sistema de avaliação do desempenho.
CERTO
Na execução do escopo de uma auditoria do setor público, as normas aplicáveis são determinadas no momento em que o auditor define o objeto da auditoria que será realizada, diferentemente dos princípios fundamentais aplicáveis, que independem do contexto da auditoria.
CERTO
Em relação às normas aplicáveis, vai depender do escopo da auditoria pro auditor definir quais normas serão aplicáveis. Por exemplo, se o escopo for ver a regularidade (auditoria de regularidade), as normas aplicáveis serão aquelas relativas à Auditoria de Regularidade, e se for uma auditoria operacional, as normas aplicáveis serão aquelas relativas a Auditoria Operacional. Já em relação aos princípios, eles valem para qualquer tipo de auditoria, daí independente de ser uma auditoria de regularidade ou operacional, os princípios aplicáveis são os mesmos.
Na reunião de encerramento da fase de execução da auditoria, devem ser apresentados e discutidos os achados colhidos ao longo dessa fase, as conclusões da equipe e suas propostas de encaminhamento.
ERRADO
- Ao término da fase de execução, será realizada reunião de encerramento com os dirigentes e responsáveis da entidade auditada, ou com representantes designados por eles, para a apresentação verbal das principais constatações do trabalho realizado.
- Sempre que possível, os achados colhidos ao longo da execução deverão ser discutidos com o supervisor previamente à reunião de encerramento.
- Na apresentação das constatações, deve-se mencionar a situação encontrada, o critério de auditoria, e por decisão da equipe, as causas e os efeitos. Não se deve fazer menção a conclusões ou propostas de encaminhamento.