Princípios Fundamentais Da Administração Pública Flashcards
(CESPE - TRT - 10° Região) O princípio da supremacia do interesse público sobre o interesse privado é um dos pilares do regime jurídico administrativo e autoriza a administração pública a impor, mesmo sem previsão no ordenamento jurídico, restrições aos direitos dos particulares em caso de conflito com o interesse de toda a coletividade.
Errado. Esse princípio não é absoluto.
(CESPE - PRF - Policial Rodoviário Federal) A administração não pode estabelecer, unilateralmente, obrigações aos particulares, mas apenas aos servidores e aos concessionários, permissionários delegatários de serviços públicos.
Errado. Por exemplo: multa de trânsito.
Particular: pessoa privada.
(CESPE - TJ-RR - Analista Processual) O princípio da supremacia do interesse público vincula a adminjstração pública no exercício da função administrativa, assim como norteia o trabalho do legislador quando este edita normas de direito público.
Certo.
(CESPE - MPE-PI - Analista Ministerial) A supremacia do interesse público é o que legitima a atividade do legislador público. Assim, um ato de interesse público, mesmo que não seja condizente com a lei, pode ser considerado válido pelo principio maior da supremacia do interesse público.
Errado. Pois, deve observar o princípio da legalidade sempre.
(CESPE-2011-STM-Analista Judiciário) Em situações em que a administração participa da economia, na qualidade de Estado-empresário, explorando atividade econômica em um mercado concorrencial, manifesta-se a preponderância do princípio da supremacia do interesse público.
Errado. Art. 173, § 2º As empresas públicas e as sociedades de economia mista não poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.
O principio não se aplica no caso de mercado conconrrencial.
(FFC - TRT-SP - Analista Jurídico) O princípio da supremacia do interesse público informa a atuação da Administração pública.
a) de forma absoluta diante das lacunas legislativas, tendo em vista que o interesse publico sempre pretere o interesse privado.
b) subsidiariamente, se nao houver lei disciplinando a materia em questao, pois nao se presta a orientar atividade interpretativa das normas juridicas.
c) alternativamente, tendo em vista que somente tem lugar quando nao acudirem outros principios expressos.
d) de forma prevalente, posto que tem hierarquia superior aos demais principios.
e) de forma ampla e abrangente, na medidaem que tambem orienta o legislador na elaboracao da lei, devendo ser observado no momento da aplicacao dos atos normativos.
A) Errado, pois esse principio nao e absoluto; nem sempre o interesse publico pretere o interesse privado; a analise dos outros principios e imprescindivel.
B) Errado, esse principio e todos os outros servem para interpretar as normas juridicas.
C) Errado, nao ha hierarquia entre os principios.
D) Errado, nao ha hierarquia entre os principios.
E) Certa.
(CESPE / MJ / Analista Tecnico / Administrativo) As restricoes impostas a atividade administrativa que decorrem do fato de ser a administracao publica mera gestora de bens e de interesses publicos derivam do principio da indisponibilidade do interesse publico, que e um dos pilares do regime juridico administrativo.
Certo.
(CESPE / TRE/GO/ Tecnico Judiciario / Area Administrativa) O regime juridico administrativo brasileiro esta fundamentado em dois principios dos quais todos os demais decorrem, a saber: o principio da supremacia do interesse publico sobre o privado e o principio da indisponibilidade do interesse publico.
Certo.
(CESPE / MTE / Contador) A supremacia do interesse publico sobre o privado e a indisponibilidade, pela administracao, dos interesses publicos, integram o conteudo do regime juridico administrativo.
Certo.
(CESPE / TCE/ES / Auditor de Controle Externo / Auditoria Governamental) Segundo o principio da indisponibilidade, o agente publico nao dispoe livremente dos bens e do interesse publico, devendo geri los da forma que melhor atendar a coletividade.
Certo.
(CESPE 2014 TRE Tecnico Judiciario) Por forca do principio da legalidade, o administrador publico tem sua atuacao limitada ao que estabelece a alei, aspecoto que o difere do particular, a quem tudo se permite se nao houver proibicao na lei.
Certo.
(CESPE FUB Assistente em Administracao) Na hierarquia dos principios da administracao publica, o mais importante e o principio da legalidade, o primeiro a ser citado na CF.
Errado. Nao ha hierarquia entre os principios.
(CESPE 2011 TJ ES Analista Judiciario) O principio da legalidade esta relacionado ao fato de o gestor publico agir somente de acordo com a lei.
Certo.
(CESPE TC DF Analista de Administracao Publica) O principio da supremacia do interesse publico sobre o interesse privado e um dos pilares do regime juridico administrativo e autoriza a administracao publica a impor, mesmo sem previsao no ordenamento juridico, restricoes aos diretos dos particulares em caso de ocnflito de interesses de toda a coletividade.
Errado. O admnistrador publico so vai fazer o que sta previsto em lei.
(CESPE PC ES Perito Papiloscopico) O concurso publico para ingresso em cargo ou emprego publico e um exemplo de aplicacao da impessoalidade.
Certo.
)CESPE FUNASA Todos os Cargos) Se uma pessoa tomar posse em cargo publico em razao de aprovacao em concurso publico e, por ser filiado a um partido politico, sofrer perseguicao pessoal por parte de seu superior hierarquico, podera representar contra seu chefe por ofensa direta ao principio da impessoalidade.
Certo.
(CESPE TJ RR Administrador) O principio da impessoalidade nada mais e que o classico principio da finalidade, que impoe ao administrador publico que so pratique o ato para o seu fim legal.
Certo.
(FCC Caixa Engenheiro) Considere a seguinte situacao hipotetica: Lei Municipal atribuiu ao hospital publico o sobrenome do entao Prefeito, como inclusive era conhecido na Municipalidade e quando ainda exercia seu mandato, ou seja, a introducao da norma no ordenamento juridico municipal operour se em plena vigencia do mandato eletivo do citado Prefeito, que nao obstante detivesse o poder de veto, sancionou a lei. A situacao narrada fere especificamente o seguinte principio da Administracao Publica:
A) Autotutela.
B) Eficiencia.
C) Publicidade.
D) Especialidade.
E) Impessoalidade.
C) Errado. Pois o principio da Publicidade diz respeito a Administracao Publica ser transparente.
E) Impessoalidade.Pois este principio veda a promocao pessoal do agnete publico.
ESAF TRT CE Juiz do Trabalho ) A estrutura logica do Direito Administrativo esta toda amparada em um conjunto de principios que integram o denominado regime juridico administrativo Assim, para cada instituto desse ramo do Direito Publico ha um ou mais principios que o regem. Assinale, no rol abaixo, o principio identificado pela doutrina como aquele que, fundamentalmente, sustenta a exigencia constitucional de previa aprovacao em concurso publico para o procvimento de cargo publico:
A) moralidade
B) legalidade
C) impessoalidade
D) publicidade
E) razoabilidade
C) impessoalidade Os principios se permeiam, mas ha um que se sobresae
(CESPE - 2013 - TJ-DF - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador) Haverá ofensa ao princípio da moralidade administrativa sempre que o comportamento da administração, embora em consonância com a lei, ofender a moral, os bons costumes, as regras da boa administração, os princípios de justiça e a ideia comum de honestidade.
Certo.
(CESPE - TCU - Técnico Federal de Controle Externo - Conhecimentos Básicos) No que se refere aos princípios e conceitos da administração pública e aos servidores públicos, julgue o próximo item. Ofenderá o princípio da impessoalidade a atuação administrativa que contrariar, além da lei, a moral, os bons costumes, a honestidade ou os deveres de boa administração.
Errado. O item se refere ao princípio da moralidade.
(CESPE - FUB - Assitente em Administração) De acordo com o princípio da moralidade, os agentes públicos devem atuar de forma neutra, sendo proibida a atuação pautada pela promoção pessoal.
Errado. O quesito se refere ao princípio da impessoalidade, principalmente na parte “deve atuar de forma neutra”.
(CESPE - 2013 - MJ - Analista Técnico - Administrativo) O princípio da moralidade administrativa torna jurídica a exigência de atuação ética dos agentes públicos e possibilita a invalidação dos atos administrativos.
Certo. Para que haja legalidade administrativa, deve-se ser moral e ético, pois se não haverá ilegalidade, e o ato será anulado.
(CESPE - MI - Assitente Técnico Administrativo) Fere a moralidade administrativa a conduta do agente que se vale da publicidade oficial para autopromover-se.
Certo. Fere a moralidade, impessoalidade, a legalidade…