Princípios Expressos e Implícitos Flashcards
Quais são os 5 princípios expressos?
Princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
“A Administração Pública somente poderá agir quando houver lei determinando ou autorizando a sua atuação. O princípio envolve qualquer tipo de norma, incluindo atos secundários como os decretos e instruções normativas.”
Qual o princípio?
Princípio da Legalidade
Quais são as exceções do Princípio de Legalidade?
Medida provisória, estado de defesa e estado de sítio
Impõe que o administrador público não dispense os preceitos éticos que devem estar presentes em sua conduta. Dessa forma, além da legalidade, os atos administrativos devem subordinar-se à moralidade administrativa.
Qual o princípio?
Princípio de Moralidade
A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.
Qual o princípio?
Princípio da Impessoalidade
Os atos administrativos gerais que produzirão efeitos externos (aos administrados) ou os atos que impliquem ônus para o patrimônio público devem ser publicados em órgãos oficiais
Qual o princípio?
Princípio da Publicidade
Quais são os 5 princípios expressos?
Princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
Em relação ao modo de atuação do agente público: espera-se a melhor atuação possível, a fim de obter os melhores resultados.
Quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a administração pública: exige-se que seja a mais racional possível.
Qual o princípio?
Princípio da Eficiência
“Poderá ser decretado pelo Presidente da República, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, para “preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”
Estado de Defesa
“são atos normativos, com força de lei, editados pelo Presidente da República, em situações de relevância e urgência. “
Medidas Provisórias
“poderá ser decretado pelo Presidente da República, após autorização do Congresso Nacional, ouvidos o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, em caso de comoção grave de repercussão nacional ou ocorrência de fatos que comprovem a ineficácia de medida tomada durante o estado de defesa ou de declaração de estado de guerra ou resposta a agressão armada estrangeira”
Estado de Sítio
Princípio da Autonomia da Vontade
Os administrados (particulares) podem fazer tudo que não estiver proibido em lei.
Todo ato da Administração deve ser praticado visando à satisfação do interesse público (sentido amplo) e da finalidade para ele especificamente prevista em lei (sentido estrito). Se não for assim, o ato será inválido.
Qual o princípio?
Princípio da Finalidade
“A Administração deve atender a todos os administrados sem discriminações. Não se pode favorecer pessoas ou se utilizar de perseguições indevidas, consagrando assim o princípio da…”
Princípio da Igualdade ou Isonomia
A qual princípio esse art. se refere?
“art. 37, II, exige a aprovação prévia em concurso público para a investidura em cargo ou emprego público, permitindo que todos possam disputar-lhes com igualdade’
Princípio da Igualdade ou Isonomia
A promoção pessoal fere qual princípio
Princípio da Impessoalidade
Somente estará caracterizado nepotismo, nos cargos de natureza política, se o nomeado não possuir capacidade técnica para o cargo ou ficar demonstrada “troca de favores” ou outra forma de fraudar a legislação
Certo ou errado?
Certo
Um ato não pode ser imoral, se o agente não tivesse a intenção de cometer uma imoralidade.
Certo ou errado?
Errado
Em que situação um ato administrativo pode ser válido (competência, finalidade, forma, motivo e objetivo), mas não eficaz?
Se estiver pendente de publicação oficial. Segundo o Princípio da Publicidade.
“todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado”.
Certo ou errado?
Certo
Quais informações constituem a denominada “Transparência Passiva”?
As informações que são fornecidas em virtude de solicitações
Qual o Princípio mais “jovem” expresso na CF/88
Princípio da Eficiência
Quanto ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a administração pública: exige-se que seja a mais racional possível, permitindo que se alcancem os melhores resultados na prestação dos serviços públicos.
Qual o novo modelo de gestão exigido de acordo com o contexto?
Administração Gerencial