PRINCIPIOS DO SUS Flashcards
INTEGRALIDADE DE ASSISTENCIA
É um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema de saúde
UNIVERSIALIDADE
a saúde é um direito de cidadania de todas as pessoas e cabe ao Estado assegurar este direito, sendo que o acesso às ações e serviços deve ser garantido a todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.
EQUIDADE
objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, equidade significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior.
DESCENTRALIZAÇÃO POLITICO ADMINISTRATIVO
Descentralizar é redistribuir poder e responsabilidade entre os três níveis de governo. Com relação à saúde, descentralização objetiva prestar serviços com maior qualidade e garantir o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos. No SUS, a responsabilidade pela saúde deve ser descentralizada até o município, ou seja, devem ser fornecidas ao município condições gerenciais, técnicas, administrativas e financeiras para exercer esta função.
descentralização político-administrativa, com direção única em cada
esfera de governo:
a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios;
b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde;
UNIVERSIALIDADE
ter acesso garantido aos serviços de saúde para a totalidade da população em quaisquer níveis de assistência, sem predileção ou privilégios de qualquer natureza
Regionalização e Hierarquização
A regionalização é um processo de articulação entre os serviços que já existem, visando o comando unificado dos mesmos. Já a hierarquização deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região.
PARTICIPAÇÃO POPULAR
a sociedade deve participar no dia-a-dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que visam formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.
OBJETIVOS DO SUS
1 - fatores condicionantes e determinantes
2 - formulações de política
3 - Assistência
E A INICIATIVA PRIVADA?
Poderá participar do SUS em caráter complementar, ou seja, quando há necessidade de complementar os serviços que o sus não está conseguindo oferecer
COMPOSIÇÃO DO SUS
O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos de instituições públicas federais, estaduais ou municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder público, constitui o SUS.
CAMPOS DE ATUAÇÃO DO SUS 1
1 EXECUÇÃO DAS AÇÕES DE:
A- VIGILANCIA SANITARIA
B - VIGILANCIA EPIDEMIOLOGICA
C- DE SAUDE DO TRABALHADOR
D - DE ASSISTENCIA TERAPEUTICA INTEGRAL, INCLUSIVE FARMACEUTICA
CAMPO DE ATUAÇÃO DO SUS 2, 3, 4 E 5
2- SANEAMENTO BÁSICO
3- A ORDENAÇÃO DA FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA ÁREA DA SAÚDE
4- A VIGILANCIA NUTRICIONAL E A ORIENTAÇÃO ALIMENTAR
5- COLABORAÇÃO NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE NELE COMPREENDIDO O DO TRABALHO
CAMPO DE ATUAÇÃO DO SUS 6, 7 E 8
6- POLITICA DE MEDICAMENTOS
7- CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DE SERVIÇOS, PRODUTOS E SUBSTÂNCIAS
8- FISCALIZAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS
CAMPO DE ATUAÇÃO DO SUS 9, 10 E 11
9- FISCALIZAÇÃO DE DROGAS PSICOATIVAS, TÓXICAS E RADIOATIVAS
10- DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLOGICO (EX. VACINA)
11- EXECUÇÃO DAS POLITICAS DE SANGUE