Primeira e Segunda Guerra Flashcards

1
Q

Quais foram os antecedentes da primeira guerra mundial?

A

Belle epoque; corrida armamentista; paz armada; segunda revolução industrial; neocolonialismo; disputas por mercados consumidores e fontes de matérias primas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Quais foram os antecedentes da primeira guerra mundial?

A

Belle epoque; corrida armamentista; paz armada; segunda revolução industrial; neocolonialismo; disputas por mercados consumidores e fontes de matérias primas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Qual era o motivo da rivalidade entre França e Alemanha?

A

Revanchismo francês
Busca recuperar a régia da Alsácia - Lorena, perdida para os alemães na Guerra Franco prussiana

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Qual era o motivo da rivalidade entre Inglaterra e Alemanha?

A

Concorrência comercial e industrial; crescimento da marinha alemã; projeto de construção da Ferrovia Berlim Bagdá

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Qual era o motivo da rivalidade entre Rússia e Alemanha?

A

A rota Constantinopla - mediterrâneo do imperialismo russo, chocava-se com a rota Berlim Constantinopla Bagdá do imperialismo alemão

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que foi a Paz Armada?

A

Antecedeu à Primeira Guerra - ausência de guerras na Europa. Corrida armamentista e clima de desconfiança. Principais nações fortalecendo seus efetivos militares. • Serviço militar obrigatório, influência do exército na sociedade e na política, exaltação patriótica e cívica. Zonas internacionais de tensão estabeleceram condições perigosas que anteviam o conflito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que foi o Pangermanismo?

A

Era um movimento político do século XIX que defendia superioridade e a união dos povos germânicos da Europa Central. • Essa ideologia ganhou grande força com o sentimento nacionalista alemão, e logo depois com a unificação da Alemanha.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que foi o Pan-eslavismo?

A

Era um movimento político do século XIX que defendia superioridade e a união dos povos eslavos da Europa e Ásia. • Essa ideologia ganhou grande força com o sentimento nacionalista russo e sérvio.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Em relação às crises Internacionais Pré Guerra (primeira), o que foi a questão marroquina?

A

O Marrocos, país semibárbaro governado por um sultão, era cobiçado pela França que já conquistara a Argélia. - A França assinou acordo com a Inglaterra, dona de Gibraltar, e com a Espanha, que dominava algumas praças ao Norte de Marrocos. - O kaiser Guilherme II impediu a penetração francesa, proclamando a liberdade do Marrocos. - A Alemanha acabou reconhecendo o direito dos franceses de estabelecer seu protetorado ao Marrocos. (Conferência de Algeciras – 1906). - 1911 – A Alemanha reconhece o domínio francês no Marrocos, recebendo em troca o Congo Francês.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Em relação às crises Internacionais Pré Guerra (primeira), o que foi a questão BALCÂNICA?

A

RUSSIA – defesa do pan-eslavismo, disputa pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos.- ALEMANHA – interesse na mesma região (construção ferrovia Berlim-Bagdá).- SERVIA – lutava por unificação e independência.- AUSTRIA-HUNGRIA – toma territórios sérvios (Bósnia).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em relação às crises Internacionais Pré Guerra (primeira), o que foi o atentado de Sarajevo?

A
  • Em 1908, a Áustria-Hungria anexou a Bósnia-Herzegovina contrariando os interesses sérvios e russos na região. - O nacionalismo sérvio explodiu na defesa da Grande Sérvia, união de todos os povos eslavos da região.

28 de junho de 1914 um estudante bósnio, partidário do grupo Mão Negra – (jovens bósnios defensores do pan-eslavismo) assassinou em Sarajevo, arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa, sendo esta a causa imediata da Primeira Guerra.

Áustria-Hungria deu ultimato à Sérvia - fim imediato das ações dos grupos nacionalistas, investigação do atentado sob controle de oficiais austríacos. A Áustria recebeu o apoio da Alemanha.- O Reino da Sérvia, era governada pelo rei Pedro I aliado ao czar russo Nicolau II. A Rússia apoiou a Sérvia que não aceitou o ultimato austríaco.- Em 28 de julho de 1914 a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia. Imediatamente a política de alianças entrou em vigor levando os outros países ao conflito que se generalizou. - Em 01 de setembro de 1914 a Alemanha invadiu a Bélgica (país neutro), generalizando o conflito.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Em relação às fases da primeira guerra mundial, o que foi a guerra de movimento?

A
  • Caracterizada pela movimentação das tropas no terreno, sucessivas invasões de territórios e combates em campo aberto. - A postura agressiva principalmente dos alemães no front ocidental, atacando a França com toda força, mesclando unidades de cavalaria, que compreendia veículos e tropas montadas; peças móveis de artilharia, que poderiam mudar de posição de acordo com o andamento da batalha e infantaria que realizavam incursões mais rápidas em território inimigo, caracterizou essa primeira fase do conflito, que foi denominada “Guerra de Movimento”.

Guerra de movimentos rápidos, com a tomada e a militarização dos territórios, com avanços principalmente da Tríplice Aliança.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Em relação às fases da primeira guerra mundial, o que foi a guerra de trincheiras?

A

O grande número de baixas que as primeiras batalhas campais deixaram nos dois lados do conflito, a perda de recursos militares por causa dessa decisão pelo confronto direto e a necessidade de defender as posições conquistadas fizeram com que a atitude das tropas mudasse ao longo da guerra.- Nessa fase passaram a ser construídas as trincheiras, tática militar muito antiga que consiste em cavar extensas valas no chão, protegidas com arame farpado, onde as tropas eram colocadas e onde tinham uma posição privilegiada, podendo se defender de ataques, tanto aqueles que vinham da infantaria, pouco efetivos por causa da distância dos alvos quanto aqueles que vinham da artilharia, que se mostrava ineficiente pelo mesmo motivo; e onde tinham uma posição favorável para realizar ataques às linhas inimigas e tropas a pé que pudessem se aproximar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Em relação às fases da primeira guerra mundial, o que foi a NOVA guerra de movimento?

A

Alemães começam a se utilizar gases tóxicos nas batalhas.- Recrudesce a guerra submarina alemã.- A Áustria-Hungria é derrotada e detida pela Itália. - Navios dos Estados Unidos e do Brasil são torpedeados.- Estados Unidos declaram guerra a Tríplice Aliança e desequilibra o conflito.

A Rússia sai do conflito (Tratado de Brest Litovsky) após Revolução Bolchevique. - A Tríplice Aliança sofre várias derrotas não resistindo mais à superioridade inimiga e se rende.- A possibilidade da derrota militar e diante da revolta popular, o kaiser alemão Guilherme II abdicou. - Em 9 de novembro de 1918 foi proclamada a República de Weimar e no dia 11, conselho social democrata assinou o armistício, aceitando todas as condições impostas pelos aliados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Como ficou a Europa Pós Primeira Guerra?

A

Proposta de paz mais consistente partiu do presidente norte-americano Woodrow Wilson, denominada, os 14 pontos para a paz mundial, para um fim de guerra sem ganhadores ou perdedores, evitando assim humilhações e o fortalecimento do sentimento de revanchismo.- Os principais pontos da propositura de Wilson foram: • Fim da política de diplomacia secreta; • Liberdade de navegação nos mares; • Abolição, das barreiras econômicas entre os países e igualdade das condições de comércio;
Todo território francês deve ser libertado e devolver Alsácia-Lorena; • Redução dos armamentos nacionais; • Reajuste das fronteiras italianas, respeitando linhas reconhecidas de nacionalidade; • Direito ao desenvolvimento autônomo dos povos da Áustria-Hungria; • Independência da Polônia – corredor polonês; • Criação da Liga das Nações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que foi o Tratado de Versalhes?

A

O Tratado de Versalhes - encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.- O principal ponto: a Alemanha deveria aceitar as responsabilidades por causar a guerra e fazer reparações às nações da Tríplice Entente.- Os termos impostos à Alemanha incluíam: • O Tratado determinava que a Alemanha (antigo Império Alemão, depois República de Weimar) arcasse com todos os prejuízos causados pela guerra. De maneira considerada por muitos estudiosos como injusta, o Tratado imputava à Alemanha toda a responsabilidade pelo conflito e por suas consequências, principalmente perdas econômicas. • reconhecimento da independência da Áustria ; • devolução dos territórios da Alsácia-Lorena à França;• devolução à Polônia das províncias de Posen e Prússia Ocidental; • as cidades alemãs de Malmedy e Eupen passariam para o controle da Bélgica; • a província do Sarre passaria para o controle da Liga das Nações por 15 anos; • a região da Sonderjutlândia deveria ser devolvida à Dinamarca ; • pagamento aos países vencedores, principalmente França e Inglaterra, uma indenização pelos prejuízos causados durante a guerra. Este valor foi estabelecido em 269 bilhões de marcos. • proibição de funcionamento da aeronáutica alemã (Luftwaffe); • a Alemanha deveria ter seu exército reduzido para, no máximo, cem mil soldados; • proibição da fabricação de tanques e armamentos pesados; • redução da marinha alemã para 15 mil marinheiros, seis navios de guerra e seis cruzadores;

• Assim sendo, o antigo Império Alemão foi esfacelado, o Estado diminuiu consideravelmente, o que colaborou para a formação da chamada República de Weimar, um novo Estado representante do povo alemão. Também foram perdidas as colônias alemãs na África e em outros locais. • As fortes imposições do Tratado de Versalhes à Alemanha, fez nascer neste país um sentimento de revanchismo e revolta entre a população. A indenização absurda enterrou de vez a economia alemã, já abalada pela guerra. • As décadas de 1920 e 1930 foram marcadas por forte crise moral e econômica na Alemanha (inflação, desemprego, desvalorização do marco). Terreno fértil para o surgimento e crescimento do nazismo que levaria a Alemanha para um outro conflito armado, a Segunda Guerra Mundial.

17
Q

Quais foram as principais consequências pós primeira guerra mundial?

A
  • Durante a Primeira Guerra Mundial morreram, aproximadamente, 9 milhões de pessoas (entre civis e militares). O número de feridos, entre civis e militares, ficou em cerca de 30 milhões.- Desenvolvimento de vários armamentos de guerra como, por exemplo, tanques de guerra e aviões.- Desintegração dos impérios Otomano e Austro-Húngaro.- Fortalecimento dos Estados Unidos no cenário político e militar mundial.- Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial.- Assinatura do Tratado de Versalhes que impôs uma série de penalidades a derrotada Alemanha.- Geração de crise econômica na Europa, em função da devastação causada pela Grande Guerra e também dos elevadíssimos gastos militares.- Fortalecimento e desenvolvimento da industrialização brasileira.- Surgimento do sentimento de revanchismo na Alemanha, em função das duras penalidades impostas pelo Tratado de Versalhes.- Ascensão de regimes totalitários - descrença nos valores liberais.- Mudança no papel desempenhado pelas mulheres na sociedade.
18
Q

Como estava a situação da Europa antes da crise de 29?

A

• Final da Primeira Guerra Mundial - Europa entrou em progressiva decadência enquanto os Estados Unidos foram os grandes beneficiados. • Os norte-americanos começaram a divulgar o chamado american way of life, principalmente por meio do cinema. O novo modo de vida americano, típico do cidadão de classe média, caracterizou-se pelo consumismo desenfreado.

A sociedade da abundância e do consumo de massa estabeleceu-se nos Estados Unidos, com a produção e a venda em larga escala e o crediário facilitado.

19
Q

O que foi a Lei seca?

A

 Aprovação da LEI SECA - proibia a fabricação, venda e consumo de bebidas alcoólicas. Surgiram o contrabando, a falsificação, a produção e o consumo clandestinos desses produtos.

//// Cenário crise de 29:  Comércio gerou um negócio milionário para as quadrilhas de gângsteres, que também exploravam o jogo e a prostituição contando com conivência de policiais, juízes e políticos corruptos.

20
Q

Quais foram os fatores GERADORES da crise de 29?

A

A crise de 1929 foi uma típica crise de superprodução. Com a recuperação europeia as exportações caíram e o mercado norteamericano ficou saturado. O governo essencialmente liberal não pensava em intervir na produção.

Questão da superprodução

• Para entender a questão, vamos revisitar os modelos produtivos vigentes para a indústria nessa época • FORDISMO E TAYLORISMO: Linha de montagem e fragmentação do trabalho, onde funcionário especializado em uma função tenderia a desenvolvê-la em menos tempo. • Resultado: produção em massa (estoques), que geram queda do preço dos produtos. • Resumindo: Superprodução e subconsumo

21
Q

Quais foram os principais fatores da crise de 1929?

A

 O desequilíbrio entre a produção industrial, agrícola e o consumo.  Protecionismo adotado pelos países europeus – impuseram barreiras que afetaram as exportações norte-americanas.  O liberalismo econômico – a mínima intervenção do Estado na economia, não criando obstáculos ao desenvolvimento das leis do mercado.  A especulação bancária – criava uma ilusão de que a economia ia bem e tornava o mercado produtivo dependente dos investimentos bancários.  Em 1929, os bancos passaram a restringir os investimentos – setor produtivo entrou em colapso, com a rápida desvalorização dos títulos das empresas.

22
Q

O que foi a quebra da Bolsa de valores de Nova York?

A

 A crise explodiu - queda dos preços das ações na Bolsa de Valores de Nova York.  A redução nos lucros - acionistas procuravam vender os títulos. Especuladores agiram da mesma maneira, os preços despencaram.  O início do processo ocorreu em 24 de outubro, a chamada Quinta-Feira Negra. Na segunda-feira 9 bilhões de ações foram negociadas e no dia seguinte, mais 17 milhões: os preços continuavam a cair.

 O crack da Bolsa de Nova York - destruição do patrimônio de milhões de pessoas e demonstrou a fragilidade da organização financeiro-industrial norte-americana.  A crise do capitalismo norte-americano – reflexos em todo o mundo. Na América, início um longo período de recessão econômica com empresas e bancos falindo provocando uma onda de desemprego (14 milhões de desempregados) nos Estados Unidos.

23
Q

O que foi o NEW DEAL?

A

 Programa inspirado nas ideias do economista inglês John Maynard Keynes - preconizava a intervenção do Estado na economia.  Única forma de tirar os países da depressão consistia em investir em obras públicas para estimular a reativação das atividades econômicas e ampliar a oferta de emprego.  Teoria keynesiana rompia com os pressupostos do liberalismo clássico, buscando evitar o descompasso entre a produção e o consumo.

investimentos públicos na construção de obras para geração de empregos e estimular o consumo;  o controle do Estado sobre a economia - criação de linhas de crédito especiais; diminuir a produção agrícola e industrial impedindo novas crises de superprodução;
fechamento temporário dos bancos – confisco dos estoques de ouro para sanear as finanças; desvalorização controlada da moeda; adoção do seguro-desemprego, para socorrer a população mais carente;  regulamentação das negociações entre empresários e trabalhadores, dando cobertura previdenciária aos assalariados e ampliando as liberdades sindicais.

24
Q

O que foi o Welfare State

A

O Estado do Bem-estar, tal como foi definido, surgiu após a Segunda Guerra Mundial. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado ao processo de industrialização e os problemas sociais gerados a partir dele.