Pré-história Flashcards
O que faz acabar a pré-história e começar a história?
A escrita.
Como estudamos e descobrimos coisas sobre a história?
Os palenteólogos e arqueólogos encontram fósseis e artefatos para estudar e compreender mais sobre a história. Tem também o estudo químico que permite saber a idade de certas coisas etc.
Resumo sobre o período paleolítico:
A idade da pedra lascada data de 2.5 milhões de anos a 4.000 A.C. Nesse período (o maior da pré-história), o ser humano se desenvolveu muito - seu corpo, estrutura óssea. Durante o período, o ser humano produzia ferramentas feitas a partir de pedras e ossos, esses que eram lascados para caçar e se proteger. Se dividiam em clãs e migravam constantemente em busca de alimentos (coleta e caça), eram nômades, ou seja, não se fixavam em um lugar somente, precisavam estar em constante mudança. Para registrar coisas do cotidiano e se comunicar, produziam pinturas rupestres com argila e carvão triturado - mostravam cenas cotidianas. Se comunicavam de forma rudimentar, com ruídos, ainda não havia uma forma concreta de se comunicar. Também tinham domínio do fogo.
De onde e para onde os seres humanos migraram?
Estudos apontam que os seres humanos surgiram no continente Africano, depois migraram para a Ásia, Europa e América.
Quais nomes dos seres do período paleolítico?
No período paleolítico houve uma evolução do Australophitecus (África - primeiro ser humano) para o Homo Sapiens.
Resumo sobre o período neolítico:
A idade da pedra polida vai de 10.000 A.C a 3.000 A.C. Foi um período em que os grupos passaram a se fixar perto dos rios para produzir seus próprios alimentos ao invés de somente colher. Isso fez com que passassem de nômades a sedentários, isso porque ficavam no mesmo lugar plantando, caçando, não migravam como antes. Algumas das consequências disso foram que a alimentação passou a ser mais seletiva porque não tinha como comer todo tipo de alimento se eles estavam em um lugar só e também passaram a se reproduzir mais, daí surgiu a primeira noção de familia - nada como hoje, apenas uma noção de que tinham laços sanguíneos e de morar no mesmo local, mas nada com os mesmos significados de hoje. Para lidar com o clima, passaram a produzir tecidos para cobrir o corpo. Além disso, produziam vasos para guardar e proteger sementes (veio aí a cerâmica). Como suas ferramentas tinham mais qualidade do que antes (por serem feitas de pedra polida), a caça e cultivo tiveram mais sucesso. Ah, lembrando que daí veio a agricultura - eles plantavam para comer. Por fim, eles domesticavam animais de forma inicial ainda, mas era importante para sua sobrevivência e também passaram a dividir o trabalho - homens caçavam, protegiam, mulheres cuidavam, cultivavam.
Resumo sobre a idade dos metais:
De 3.000 A.C a 1.000 A.C. Foi um período em que descobriram o cobre, depois bronze e ferro. Fundir metais e produzir ferramentas a partir deles ajudou muito na caça, no cultivo e na protecionismo de si e de seu lar. Nessa época, por conta das ferramentas mais avançadas, passaram a produzir mais, a ponto de sobrar alimentos. Como esses alimentos sobravam, passaram a agregar valor, importância. Nisso, os seres humanos passaram a inventar formas de troca - trocas por objetos ou até mesmo fundir moedas. As trocas comerciais, a necessidade da existência de um órgão que protegesse a propriedade particular, fez com que surgissem os primeiros governos - nada como atualmente, mas, ainda sim, um tipo de governo. Passaram a produzir armas e normas burocráticas, daí surgiu a escrita e, por conta disso, acabou a Pré-história e começou a Historia de fato.