História pré-literária Flashcards
Quais são as características do período paleolítico?
Período marcado pela produção de ferramentas - tanto que o nome vem de pedra “lascada”. Eram nômades, viviam mudando de território, isso porque eram coletores, então viviam da coleta de alimentos - os tempos mudavam, então não tinham como ficar em um lugar, isso porque os alimentos acabavam. Dominavam o fogo, dividiam o trabalho, se mudavam juntos em pequenos grupos chamados clãs. Também praticavam a arte rupestre.
Como se caracterizava o período neolítico?
O período da pedra polida foi marcado por ferramentas mais rebuscadas, mudança da economia coletora para a economia agrícola, ou seja, ao invés de colher, eles plantavam! Foi se tornando cada vez mais importante ficar em lugar só do que se mudar constantemente, assim o ser humano se tornou sedentário, o que levou a um aumento na reprodução entre seres humanos, formação de cidades, revolução rural, necessidade de proteção da propriedade privada - assim surgiram os governos. Claro, também houve a revolução agrícola.
Quando acabou o período pré-literário?
Quando, ao surgir a necessidade de um governo para proteger propriedades, surgiram documentos escritos. Antes disso, existia a arte rupestre para registrar cenas do cotidiano etc.
Qual a importância da história pré-literária?
Primeiro, entender que o estudo dela veio de um sentimento eurocentrista de colocar-se como centro e civilização correta, modelo a ser seguido - tudo isso para justificar a exploração de outros territórios. Quando foram descobrindo outros locais, outras culturas, etnias, tentaram e, de fato, conseguiram colocar-se como superiores, mas não durou muito com os achados arqueológicos porque descobriram que, muito provavelmente, os primeiros povos vierem do continente africano. Apesar de tantas descobertas, durante muito tempo, fomos ensinados de que a “pré-história” não tem tanta importância, que a arte rupestre é rabisco etc. A história pré-literária foi um período muito fundamental para chegarmos até hoje - os povos pré-literários se desenvolveram ao aprender e a lidar com o ambiente que os cercaram, interações humanas e relações com sua cultura material possibilitaram nossa evolução.
(UFRGS) A denominação “Revolução Neolítica”, cunhada nos anos 60 pelo arqueólogo Gordon Childe, refere-se a uma série de intensas transformações. Entre essas mudanças, é correto citar
O surgimento da divisão natural do trabalho, com a atribuição de papel produtivo relevante à mulher.
O período Neolítico ou Período da Pedra Polida é caracterizado pela sedentarização dos seres humanos. Assim, o trabalho passa a ser dividido de acordo com a capacidade física de cada indivíduo, cabendo à mulher as tarefas agrícolas e ao homem, à caça.
(Unicamp) Desde o período neolítico, os povos de distintas partes do mundo desenvolveram sistemas agrários próprios aproveitando as condições naturais de seus habitats e do conhecimento adquirido e transmitido entre os membros da comunidade.
Qual povo?
Incas; uso de terraços com técnicas de curvas de nível e irrigação de vales; aproveitamento dos altiplanos andinos; batata e milho.
Os incas aproveitavam o relevo dos altiplanos para cultivar alimentos como a batata e o milho.
“O termo Pré-história foi criado em 1851 e pretendia designar o período da vida da espécie humana anterior à invenção da escrita. A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos. Essa ideia é hoje muito criticada, afinal, os humanos que não sabiam escrever também têm história”.
O termo pode passar a falsa ideia de que os povos que não conheciam a escrita não fizeram parte da História excluindo civilizações importantes como as indígenas.
O conceito de pré-História está ligado à colonização da África no século XIX e a hegemonia europeia no mundo. Por isso, este termo reforça que só quem tinha escrita teria história, o que não é verdade.
Adaptado ao frio, media cerca de 1,65m e conseguia fabricar objetos de pedra. Também enterrava seus mortos, caçava de maneira organizada e conviveu durante muito tempo com o homem moderno. O texto descreve o:
homo de Neandertal
O homo de Neandertal foi, dentre as várias espécies de humanos, a mais próxima aos homem moderno.
(FGV-SP) A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:
a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;
No Paleolítico Superior, os seres humanos conseguiram domesticar certos animais e plantas. Esta tarefa exigia a sedentarização de populações. Assim, a próxima etapa, o Neolítico, seria caracterizada pelo aperfeiçoamento das ferramentas para o cultivo e criação de animais, bem como a produção em cerâmica, que permitia guardar os alimentos.
Qual foi o primeiro metal a ser fundido pelos seres humanos no período conhecido como Idade dos Metais?
cobre
O cobre foi o primeiro metal a passar pelo processo da fundição e com isso, foi criada a metalurgia. Acredita-se que a primeira vez que este metal foi fundido tenha sido em Anatólia, no séc. VI a.C., atual Turquia.
Quais foram os primeiros seres semelhantes ao ser humano?
Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.
“Perguntaram a antropóloga americana Margaret Mead o que ela considerava como primeiro sinal de civilização numa cultura. Ela disse que era um fêmur que havia quebrado e logo foi curado. No reino animal ninguém sobrevive com este osso quebrado. Um fêmur curado é a evidência que alguém foi cuidado”.
Segundo a ideia de Margaret Mead, além do fêmur curado, poderíamos citar como sinal de civilização:
o enterro dos mortos
O enterro dos mortos supunha que os seres humanos começaram a respeitar o corpo de outra pessoa e ter o cuidado de enterrá-lo para que os animais não o atacassem.
Note que o enunciado pede que se escolha uma alternativa “segundo a ideia de Margaret Mead”. Neste sentido, temos que escolher algo que necessariamente fale do cuidado com o outro.
Sobre o surgimento da agricultura pode-se afirmar que:
Não é possível precisar um local exato para seu surgimento já que as diferentes espécies de hominídeos a desenvolveram de forma quase simultânea.
A agricultura surgiu tanto na Ásia, como na África e foi praticada na América e assim, seria quase impossível apontar para apenas uma região como o berço da agricultura.