PRA Flashcards
1 – 5 – 3 – 4 – 2
3 – 5 – 1 – 2 – 4
3 – 5 – 1 – 4 – 2
1 – 5 – 3 – 2 – 4
3 – 5 – 1 – 4 – 2
Mulher, 29 anos, dá entrada no hospital se queixando de dores intensa do lado direito do abdômen, náuseas, vômitos e pele e olhos amarelados (icterícia). O médico suspeita de cálculo na vesícula biliar. Sobre este órgão, qual folheto a origina? Qual estrutura é responsável pelo seu desenvolvimento?
Endoderma - Divertículo hepático
Ectoderma - Divertículo esofágico
Mesoderma - Divertículo hepático
Endoderma - Divertículo esofágico
Endoderma - Divertículo hepático
Homem, 30 anos, está tentando engravidar a sua companheira sem sucesso. Preocupado ele procura um médico que solicita um espermograma para avaliar sua fertilidade. O exame mostra que o paciente possui quantidade e motilidade normal dos espermatozoides. Como não houve nenhuma alteração digna de nota na companheira, o médico suspeitou que o problema estivesse em uma das etapas em que componentes da membrana dos espermatozoides são consideravelmente alterados no útero ou na tuba uterina pela ação de substâncias secretadas por essas regiões. Como é denominada esta etapa?
Reação cortical
Fertilização
Capacitação espermática
Maturação epididimária
Capacitação espermática
A - origina gânglios nervosos; B - origina a medula espinhal
A - origina a medula espinhal; B - origina o encéfalo
A - origina o encéfalo; B - origina gânglios nervosos
A - origina o encéfalo; B - origina a medula espinhal
A - origina gânglios nervosos; B - origina a medula espinhal
Uma criança de 2 anos de idade, sexo feminino, vem acompanhada pela mãe a consulta com o pediatra se queixando que a filha está com frequência urinária grande. O médico suspeita que a criança esteja apresentando deficiência em controlar a reabsorção de água nos rins. Após avaliação de exames de imagem verificou-se que os rins estão normais, o médico identificou uma massa na porção posterior da hipófise que pode estar comprometendo o funcionamento da glândula e portanto descontrolando o eixo hipofisário-glândula alvo. Identifique qual a sua origem embriológica da porção da glândula afetada.
Infundíbulo
Bolsa de Ratke
Epitélio celômico
Ducto mesonéfrico
Infundíbulo
Mulher, 29 anos, apresenta ciclos oligomenorreicos e relata atraso menstrual. Atualmente está preocupada com possibilidade de gestação. Foi coletado beta-HCG quantitativo sanguíneo, cujo valor foi de 750mUI/mL. É realizada USG transvaginal, que demonstra eco endometrial espessado, medindo 20mm, não sendo identificada imagem de saco gestacional dentro da cavidade uterina. Presença de um cisto de conteúdo heterogêneo, medindo 3,5cm, localizado em ovário esquerdo, e presença de pouca quantidade de líquido em fundo de saco de Douglas. Assinale a alternativa que apresenta a hipótese diagnóstica mais provável:
Placenta percreta
Placenta prévia
Placenta acreta
Gestação ectópica
Gestação ectópica
Ducto mesonéfrico - Ducto paramesonéfrico - Epitélio celômico - Epitélio celômico - CPG
Ducto mesonéfrico - Epitélio celômico - Ducto paramesonéfrico - Epitélio celômico - CGP
Ducto paramesonéfrico - Ducto paramesonéfrico - Seio urogenital - Epitélio celômico - Epitélio celômico
Ducto paramesonéfrico - Ducto paramesonéfrico - Ducto paramesonéfrico - Epitélio celômico - CGPs
Ducto paramesonéfrico - Ducto paramesonéfrico - Ducto paramesonéfrico - Epitélio celômico - CGPs
Mulher, 27 anos, sofre um aborto espontâneo com 12 semanas de gestação e doa o feto para ser estudado na Instituição. A análise das estruturas corpóreas revelou uma série de malformações. Uma delas chamou atenção da pesquisadora: a agenesia pancreática (ausência do pâncreas). Com base em seus conhecimentos sobre o pâncreas, é possível afirmar que seu desenvolvimento normal está associado à:
Movimentação (giro) do broto pancreático dorsal em sentido a região ventral, para que haja fusão com o broto pancreático ventral
Fusão de um broto pancreático ventral (uma evaginação que parte do ducto biliar) e um broto pancreático dorsal (uma evaginação que parte do duodeno)
Fusão de um broto pancreático ventral (uma evaginação que parte do ducto cístico) e um broto pancreático dorsal (uma evaginação que parte do intestino anterior)
Fusão de duas estruturas mesodérmicas, broto pancreático ventral e dorsal, graças à rotação do duodeno na 6ª semana de desenvolvimento
Fusão de um broto pancreático ventral (uma evaginação que parte do ducto biliar) e um broto pancreático dorsal (uma evaginação que parte do duodeno)
Um neonato foi encaminhado para a UTI Neonatal nas primeiras horas de vida, apresentando engasgos frequentes, dificuldade de respirar e tosse contínua. O exame radiológico revelou a presença de uma conexão anormal entre a traqueia e o esôfago. Sabendo que a traqueia não se desenvolveu corretamente. Qual estrutura é responsável pelo seu desenvolvimento?
Septo canalicular
Divertículo respiratório
Divertículo esofágico
Septo traqueoesofágico
Divertículo respiratório
Gestante, 12 semanas, estava iniciando o pré-natal e estava ansiosa para saber o sexo do bebê para preparar o enxoval. A gestante estava ansiosa para contar à família e resolveu perguntar ao obstetra se na US vaginal que faria na semana já seria possível saber o sexo. O médico informou que neste período ainda é cedo para saber e que o ideal é aguardar mais algumas semanas. Indique a partir de quando é determinado o sexo gonadal do feto em desenvolvimento.
A partir da 9.semana do desenvolvimento embrionário
A partir da 5.semana do desenvolvimento embrionário
A partir da 7.semana do desenvolvimento embrionário
A partir da 12.semana do desenvolvimento embrionário
A partir da 7.semana do desenvolvimento embrionário
A autópsia de um feto do sexo masculino, com 20 semanas de desenvolvimento, revelou uma série de malformações urogenitais. Estruturas como ductos deferentes, epidídimos e vesículas seminais estavam ausentes, embora fosse possível identificar a presença dos dois testículos. Sobre a formação do sistema genital, responda: A ausência dos constituintes genitais citados aponta defeito em que estrutura embrionária?
Broto uretérico
Seio urogenital
Ducto paramesonéfrico
Ducto mesonéfrico
Ducto mesonéfrico
RN nasceu com 41 semanas de gestação, chorou vigorosamente ao nascer, com ausência de cianose e com respiração perfeitamente normal. Ele é capaz de fazer isso pois nessa idade gestacional, ele nasceu com o sistema respiratório maduro o suficiente para realizar as trocas gasosas necessárias para sua oxigenação. Escolha a alternativa que contém o período do desenvolvimento embrionário em que este RN se encontra e uma característica deste período:
Período Saco Terminal: presença de movimentos respiratórios e aspiração de líquido amniótico
Período alveolar; alvéolos maduros apresentam contato com capilares bem desenvolvidos
Período Canalicular: células alveolares epiteliais do tipo II produzem substância surfactante
Período alveolar; se inicia no final da gestação e se prolonga até a vida adulta
Período alveolar; alvéolos maduros apresentam contato com capilares bem desenvolvidos
Homem, 25 anos, busca atendimento se queixando de dor nos ombros e nas costas, respiração encurtada, tosse e febre. O médico suspeita que ele possa estar com uma inflamação na pleura. Considerando este caso, o médico resolveu revisar a origem embriológica pleura visceral e parietal, respectivamente?
Mesoderma lateral esplâncnico e mesoderma lateral somático
Mesoderma intermediário e mesoderma lateral somático
Mesoderma lateral somático e mesoderma lateral esplâncnico
Mesoderma lateral esplâncnico e mesoderma intermediário
Mesoderma lateral esplâncnico e mesoderma lateral somático
Durante o dobramento do embrião, no plano longitudinal, se forma uma elevação em cada lado da aorta dorsal, com a formação da crista urogenital, que dará origem ao sistema urinário e ao sistema genital. Esta elevação se origina a partir de qual componente embrionário abaixo?
Mesoderma intermediário
Mesoderma lateral somático
Mesoderma paraxial.
Mesoderma lateral esplâncnico
Mesoderma intermediário
Recém nascido, 20 dias, está em consulta de rotina com o pediatra, quando ele identifica ao exame clínico de ausculta cardíaca alteração sugestiva de abertura patente de uma estrutura cardíaca que deveria ser fechada logo após o nascimento. Qual é esta estrutura?
Forame primum
Septo primum
Forame secundum
Forame oval
Forame oval