P1 Flashcards
1- Glândulas uterinas; 2- Sinciciotrofoblasto; 3- Citotrofoblasto; 4- Cavidade blastocística; 5- Hipoblasto; 6- Epiblasto; 7- Endométrio; 8- Capilar materno.
1- Glândulas uterinas; 2- Sinciciotrofoblasto; 3- Citotrofoblasto; 4- Cavidade amniótica; 5- Hipoblasto; 6- Epiblasto; 7- Endométrio; 8- Capilar fetal.
1- Glândulas uterinas; 2- Sinciciotrofoblasto; 3- Citotrofoblasto; 4- Cavidade blastocística; 5- Epiblasto; 6- Hipoblasto; 7- Endométrio; 8- Capilar materno.
1- Glândulas uterinas; 2- Sinciciotrofoblasto; 3- Citotrofoblasto; 4- Cavidade blastocística; 5- Epiblasto; 6- Hipoblasto; 7- Endométrio; 8- Capilar fetal.
1- Glândulas uterinas; 2- Sinciciotrofoblasto; 3- Citotrofoblasto; 4- Cavidade blastocística; 5- Hipoblasto; 6- Epiblasto; 7- Endométrio; 8- Capilar materno.
Mulher, 32 anos, em fase final de tratamento quimioterápico, compareceu ao consultório do ginecologista buscando orientações, pois estava pensando em engravidar. O médico então explica que a exposição à radiação e quimioterápicos pode alterar o processo de mitose e proliferação celular e que uma paciente em uso de quimioterápicos pode ter dificuldade de engravidar devido a dificuldade de implantação do blastocisto. Diante do exposto, qual grupo celular é diretamente responsável pela proliferação celular e pela implantação do blastocisto que pode ter sua funcionalidade prejudicada pela quimioterapia?
mesoderme extraembrionário
sinciciotrofoblasto
embrioblasto
citotrofoblasto
citotrofoblasto
Mulher, 25 anos, primigesta, com 17 semanas e 4 dias de gestação, realizou ultrassonografia fetal onde constatou-se ausência da maior parte do cérebro e do crânio do feto. O obstetra explicou à paciente a gravidade da má formação do sistema nervoso e a possiblidade de realização de aborto legalizado nesse caso. Com base nas informações apresentadas é correto afirmar que a má formação citada ocorre devido ao desenvolvimento inadequado de qual folheto embrionário e de qual estrutura que surge partir desse folheto?
endoderme, o que resulta no posicionamento errado do tubo nervoso.
ectoderme, o que pode levar ao não desenvolvimento do sistema nervoso central.
mesoderme, o que resulta em falha durante o desenvolvimento dos somitos.
mesoderme, o que impede a formação da notocorda
ectoderme, o que pode levar ao não desenvolvimento do sistema nervoso central.
Estudante, 19 anos, começou a sentir enjoos, hiperemese (vômitos) e sonolência nas últimas semanas. Ela suspeitou que estivesse grávida, pois teve relação sexual desprotegida com o namorado. Percebeu que seu ciclo estava atrasado e fez o exame de sangue para confirmar a gravidez. Durante a consulta com obstetra, ele identificou que ela está de 11 semanas gestacionais (considerando as medições de parâmetros fetais), porém o médico detectou que houve falha na formação do sistema nervoso do feto que resultou em encefalocele, patologia conhecida como defeito no tubo neural. Sobre esta patologia indique a afirmativa correta:
Este defeito ocorre no período da neurulação que iniciou na 3o. semana do desenvolvimento e uma maneira de evitar o problema é fazendo uso de ácido fólico.
Este defeito ocorre no período da neurulação que iniciou na 5o. semana do desenvolvimento e uma maneira de evitar o problema é fazendo uso de ácido retinóico.
Este defeito ocorre no período da blastulação que iniciou na 3o. semana do desenvolvimento e uma maneira de evitar o problema é fazendo uso de ácido fólico.
Este defeito ocorre no período da gastrulação que iniciou an 5o. semana do desenvolvimento e uma maneira de evitar o problema é fazendo uso de ácido retinóico.
Este defeito ocorre no período da neurulação que iniciou na 3o. semana do desenvolvimento e uma maneira de evitar o problema é fazendo uso de ácido fólico.
Homem, 43 anos, procura ajuda médica se queixando de queda de cabelo (especialmente na porção frontal da cabeça) acentuada, aumento de peso repentino e diminuição da libido. O médico suspeita de hipogonadismo. Frente a este diagnóstico, identifique a afirmativa correta.
A testosterona é produzida pelas células de Sertoli e atuam na masculinização das gônadas durante o desenvolvimento embrionário
A FSH é o hormônio que matura os espermatozoides durante o período de desenvolvimento embrionário
O hormônio que está em queda é a testosterona produzida pelas células de Leydig e tem por função masculinização das gônadas durante desenvolvimento embrionário
O LH é o hormônio responsável por controlar a formação das células de Leydig que se localizam no interior do túbulo seminífero
O hormônio que está em queda é a testosterona produzida pelas células de Leydig e tem por função masculinização das gônadas durante desenvolvimento embrionário
Em “C” temos a ampola da tuba uterina, onde ocorre a implantação do blastocisto.
Em “A” temos o ovário, onde ocorre a fertilização fisiológica.
Em “B” temos as fímbrias, onde ocorre a fertilização fisiológica.
Em “E” temos o fundo uterino, onde ocorre grande parte das implantações blastocístic
Em “E” temos o fundo uterino, onde ocorre grande parte das implantações blastocísticas.
Homem, 33 anos de idade, cujo motivo de consulta foi um quadro de orquialgia (dor testicular) direita sem outra sintomatologia. Ao exame físico, apenas se constatou uma diminuição bilateral do volume testicular de consistência firme, com normal diferenciação dos caracteres sexuais secundários e sem evidência de ginecomastia ou quaisquer outras alterações relevantes. O espermograma revelou azoospermia (ausência de espermatozóides no sêmen), hialinização dos túbulos seminíferos e interrupção da espermatogênese na fase de espermátide. Que relação é possível se estabelecer entre o resultado do espermograma e a fase de interrupção da espermatogênese?
Espermiogênese, que permite as espermátides se diferenciarem em espermatozóides não ocorreu.
Espermátides não sofreram o processo de espermiogênese e não se diferenciaram em espermatócito II.
Espermátides não concluíram corretamente a meiose II e permaneceram no estágio de diploidia.
Espermátides foram interrompidas na fase prófase I da meiose I, não sofrendo o processo de crossing over.
Espermiogênese, que permite as espermátides se diferenciarem em espermatozóides não ocorreu.
Mulher, 19 anos, procurou atendimento médico na UBS por estar com atraso menstrual há 2 meses. Relata relações com múltiplos parceiros, porém todas com o uso de método contraceptivo. Foi solicitado exame laboratorial sanguíneo e ultrassom transvaginal. Selecione a alternativa que contempla o hormônio dosado no referido exame laboratorial:
Gonadotrofina coriônica humana
Hormônio luteinizante
Estrógeno
Hormônio foliculoestimulante
Gonadotrofina coriônica humana
Mulher, 24 anos, busca atendimento, pois estava sentindo dor abdominal no baixo ventre de moderada intensidade. Ela percebeu que a barriga cresceu, mas não recordava que o seu ciclo menstrual estava atrasado. O médico estava fazendo ultrassom quando avaliou os parâmetros fetais e indicou que ela estava grávida de 13 semanas. Durante o exame não foi observado batimento cardíaco fetal e foi constatada a morte embrionária. O passo seguinte foi a realização de uma curetagem para retirada do feto morto e este foi levado para o estudo genético para identificação da possível causa da morte. O exame revelou tratar-se de um feto triploide, que teve desenvolvimento anormal graças à fecundação de um ovócito por dois espermatozoides. Com base nos seus conhecimentos sobre o bloqueio à poliespermia, é correto afirmar que esse processo é caracterizado, ordenadamente, por:
Exocitose dos grânulos corticais do ovócito, despolarização da membrana plasmática e endurecimento da zona pelúcida
Reação acrossômica, despolarização da membrana plasmática do espermatozoide e endurecimento da zona pelúcida
Despolarização da membrana plasmática do ovócito, exocitose dos grânulos corticais e endurecimento da zona pelúcida
Despolarização da membrana plasmática do ovócito, reação acrossômica e endurecimento da zona pelúcida
Reação acrossômica, despolarização da membrana plasmática do espermatozoide e endurecimento da zona pelúcida
Uma gestante de 25 anos de idade, grávida de 24 semanas, se apresenta ao departamento de medicina materna/fetal. Ela foi encaminhada ao departamento a pedido de seu obstetra após uma ultrassonografia obstétrica demonstrar placenta prévia completa, que é a implantação da placenta na porção mais baixa da cavidade uterina. Com relação a esse órgão maternofetal quais tecidos originam a porção fetal e a porção materna?
A porção fetal se origina de parte do saco coriônico e a porção materna deriva do endométrio.
A porção fetal se origina de parte do saco vitelínico e a porção materna deriva do miométrio.
A porção fetal se origina de parte do saco coriônico e a porção materna deriva do miométrio.
A porção fetal se origina de parte do saco amniótico e a porção materna deriva do endométrio.
A porção fetal se origina de parte do saco coriônico e a porção materna deriva do endométrio.
C e A.
A e E.
E e A.
A e C.
E e A.
Mulher, 30 anos, sexo feminino, procura atendimento médico por estar com atraso na fase menstrual há 2 meses. Relata vida sexual ativa por isso foi solicitado exame laboratorial sanguíneo e ultrassom uterino para avaliação de possível gestação. A comprovação laboratorial que indica a ocorrência de gravidez é baseado na quantificação de um hormônio circulante liberado por estruturas embrionárias. Selecione a alternativa que contempla a fase do desenvolvimento e a estrutura responsável pela liberação do referido hormônio.
fase de clivagem, Zigoto
fase de implantação, Sinciciotrofoblasto
fase de clivagem, trofoblasto
fase de implantação, embrioblasto
fase de implantação, Sinciciotrofoblasto
Mulher, 28 anos, grávida de 15 semanas, chega ao hospital para realização de ultrassom para acompanhamento do desenvolvimento da gestação e verificação do sexo do bebê. O médico constata se tratar de um bebe do sexo masculino. Entusiasmada, a mãe faz perguntas sobre testosterona ao médico que explica que bem no início do desenvolvimento embrionário, a testosterona é formada no embrião masculino e que a função desse hormônio nesse estágio do desenvolvimento é:
Estimular o desenvolvimento do músculo esquelético
Estimular o desenvolvimento dos órgão sexuais masculinos
Inibir a secreção de LH
Estimular o crescimento ósseo
Estimular o desenvolvimento dos órgão sexuais masculinos
Adolescente, 20 anos, compareceu ao consultório do ginecologista buscando orientações, pois iniciou sua vida sexual. Ela tem mantido relações sexuais sem nenhuma proteção e está com medo de engravidar. Ela tem ciclo regular de 32 dias e procura evitar o período da ovulação. Indique qual seria este período.
21o. dia
18o. dia
15o. dia
16o. dia
18o. dia
Mulher, 22 anos, sexo feminino, chega em sua consulta com seu ginecologista relatando atraso de duas semanas na sua menstruação. A paciente relata vida sexual ativa, porém desprotegida em uma situação no último mês, quando utilizou, após 5 dias do ocorrido, Levonorgestrel, um contraceptivo de emergência. Não apresentava alterações no exame físico, portanto, foi solicitado um teste laboratorial para gestação no qual o resultado foi positivo. O médico explicou que o referido contraceptivo de emergência foi utilizado muito tardiamente, sendo assim não conseguiu impedir a ocorrência do processo de fecundação. Indique qual o local de ocorrência do processo que não foi impedido pela utilização equivocada do contraceptivo de emergência.
Infundíbulo do colo do útero
Fímbrias da tuba uterina
Ampola da tuba uterina
Istmo da tuba uterina
Ampola da tuba uterina