Posições Flashcards
Para evitar a compressão do plexo braquial ou vasos sanguíneos dependentes um coxim axilar,é colocado entre a parede torácica e a mesa cirúrgica em posição caudal para a axila dependente.Este coximnunca deve ser colocado na axila.
O pulso arterial deve ser monitorado no braço dependente para adetecção precoce de estruturas neurovasculares axilares.Compressão vascular eingurgitamento venoso no braço dependente podem afetar a leitura de oximetria de pulso;uma leitura debaixa saturação pode ser um sinal de alerta precoce da circulação comprometida.Hipotensão medida nobraço dependente pode ser devido a pressões arteriais axilares.
ventilação-perfusão tanto durante a fisioterapia normal quanto sob CPAP são mais apoiadosnaposiçãoprona.Como a perfusão é distribuída de forma mais uniforme na posição prona, orecrutamento das vias aéreas dorsais e, consequentemente, aumento da capacidade funcional residual (gabarito da questão)resulta em aumento das unidades pulmonares com relação ventilação-perfusão quase normal e redução do shunt.Os mesmos achados foram confirmados por Pelosi et al sob anestesia geral.
A posição prona durante a anestesia geral não afetou a movimentação mecânica respiratória emelhorou os volumes pulmonares e a oxigenação.
A posição prona pode estar associada a umadiminuição do índice cardíaco e do retorno venoso.
A posiçãoprona fez com que ovolume e acomplacênciadoVEdiminuíssem.Essas alteraçõesforam atribuídasàdiminuiçãoçã o do retornovenosodevido a tensões da veia cava inferiore àdiminuição da complacência do VE devido ao aumento da pressão intratorácicana posição prona.O aumento da pressão venosa não apenas aumentará o sangramento durante uma cirurgia da coluna, devido à congestão das veias vertebrais, mas também pode prejudicar a perfusão da medula espinhal.
Não ocorrem alterações na hemodinâmica cerebral se a cabeça do paciente estiver no nível do coração e não for fletida ou girada lateralmente.
Se a cabeça for posicionada abaixo do nível do coração, a pressão sanguínea cerebral e a resistência vascular no sistema arterial carotídeo aumentam proporcionalmente para manter a pressão de perfusão e o fluxo sanguíneo constantes.
Na presença de patologia intracraniana, a autorregulação cerebral é prejudicada;portanto, a cabeça do paciente não deve ser posicionada abaixo do nível do coração para evitar aumentos do fluxo sanguíneo cerebral induzido pela força
A rotação exagerada (>60°) da cabeça e pescoço pode ter efeitos deletérios traçados sobre os padrões de fluxo na circulação cerebral.Obstrução completa do fluxo sanguíneo vertebral contralateral foi observada com rotação da cabeça maior que 80°.
posição clássica de Trendelenburg:
1) requer decúbito dorsal
2) requer céfalo-declive de 30 a 45º
3) facilitar a retirada das vísceras abdominais da pelve
4) requer flexão dos joelhos a 45º
No cefaloaclive
O gradiente de pressão entre a cabeça e o coração aumenta linearmente em relação ao grau de vibração da cabeça.
Conforme a cabeça vai sendo elevada,cefaloaclive, apressão de enchimento atrial diminui, otônus simpático aumentaeo parassimpático diminui.
No cefaloaclive
Além disso, o sistema renina-angiotensina-aldosterona é ativado, havendo retenção de líquido.
No cefalosclive
Ovolume sanguíneo intratorácico diminui cerca de 500 mL, ea resistência vascular pulmonar pode duplicar.A árvore arterial contraída aumenta a resistência vascular sistêmica para manter os níveis pressóricos, mas a capacitância venosa não se altera essencialmente.
No cefaloaclive
O consumo de oxigênio tecidual não se eleva, pois a redução da oferta (DC) é compensada pelo aumento da herança.