Português - Tipologia textual Flashcards
O tempo mais usual na descrição é o ***, por indicar uma ação continuada ou rotineira: era, fazia, estava, parecia…
pretérito imperfeito
FUNÇÃO REFERENCIAL OU DENOTATIVA
A ênfase está no referente, isto é, no assunto, no conteúdo, na informação.
FUNÇÃO EMOTIVA:
O foco recai sobre o próprio “emissor”.
FUNÇÃO POÉTICA OU CONOTATIVA
A ênfase está na própria mensagem, na forma em que é construída e transmitida (de forma criativa, elaborada, com recursos figurativos), diferentemente da função referencial, que foca no conteúdo em si.
traz instruções ao leitor para realizar certa tarefa. Ensina, orienta, interpela ou obriga o leitor a fazer alguma coisa.
INJUNÇÃO
criação de um texto a partir de outro, é uma reescritura de ideias com outras palavras. Não tem finalidade humorística, mas sim reproduz, preserva e confirma a ideologia do texto original.
Paráfrase
Discurso **** –> É narrado em terceira pessoa e o narrador incorpora a fala dos personagens a sua própria fala
indireto
Texto dissertativo **** –> além de discutir e informar, defende uma tese, uma opinião pessoal, tendo como finalidade principal o convencimento do leitor.
argumentativo
É a reprodução do discurso alheio, normalmente entre aspas e com indicação da autoria.
Citação
Citação curta colocada em uma página no início da obra ou destacada no início de um capítulo. Normalmente abre uma narrativa com a reprodução de frase célebre que anuncia ou resume a temática do capítulo/obra que se inicia.
Epígrafe
FUNÇÃO METALINGUÍSTICA
O foco está no código utilizado na transmissão da mensagem. O código é usado para explicar o próprio código, ou seja, a língua explica a língua.
expõe ideias, razões, teorias, raciocínios, abstrações, por meio de relações lógicas sequenciadas no texto, dentro de uma estrutura específica (introdução, desenvolvimento e conclusão), sem necessária progressão temporal.
DISSERTAÇÃO
finalidade de contar uma história, isto é, retratar acontecimentos, reais ou imaginários, sucessivos num lapso temporal, de forma linear ou não linear. É dinâmica, pois traz uma mudança de estado, uma sequência de fatos, uma relação de antes e depois.
NARRAÇÃO
Discurso ** –> é narrado em primeira pessoa, retratando as exatas palavras dos personagens
direto
é a criação de um texto a partir de outro, com finalidade humorística, irônica.
Paródia
Texto dissertativo ** –> A finalidade essencial de um texto expositivo é trazer conceitos, discutir um assunto de maneira impessoal e objetiva, ou seja, sem defesa clara de uma opinião. Não há defesa de tese, apenas exposição clara e atemporal de ideias.
expositivo (puro)
Discurso ***** –> É um discurso híbrido, haja vista que concilia características dos dois anteriores. (direto e indireto)
indireto livre
Texto dissertativo **** –> Esse texto visa acrescentar informação nova ao leitor, ao contrário do expositivo puro, que não pressupõe que a informação discutida seja nova para quem lê.
expositivo-informativo
é uma referência a outro texto, mas de forma vaga, indireta, sem indicação. Depende do conhecimento de mundo do leitor para fazer sentido.
Referência/Alusão
é caracterizar, relatar em detalhes características de pessoas, objetos, imagens, cenas, situações, emoções, sentimentos.
DESCRIÇÃO
FUNÇÃO FÁTICA
O foco da mensagem recai sobre o próprio “canal” em que ela é transmitida. Visa a testar, estabelecer, manter ou encerrar a comunicação.
Por narrar acontecimentos em sequência no tempo-espaço, o tempo verbal predominante é o ***
PRETÉRITO PERFEITO
FUNÇÃO APELATIVA OU CONATIVA
O foco recai sobre o interlocutor, o ouvinte. A finalidade é convencê-lo ou influenciá-lo. Por isso, é permeada por discurso em segunda pessoa (Tu e Você) e verbos no imperativo
é a reprodução de um texto de uma língua para outra.
Tradução