Português 8° e 9° Flashcards
Sujeito indeterminado
Ocorre quando o verbo está na 3° do plural, singular ou no pronome
Complemento Nominal
é um termo integrado da oração, não é essencial mas não pode ser retirado pois possui valor semântico. Esse complemento é sempre acompanhado por uma preposição. A preposição pode acompanhar, substantivos, pronomes, orações e até advérbios
O que é o Aposto?
se junta a um substantivo, a um pronome, ou a termos equivalentes a esses, para ampliar, resumir, explicar ou desenvolver seu significado.
O que é o Vocativo?
tem a função de chamar alguém dentro de um contexto ou situação, e é isolado pela vírgula.
O que são e quais são as vozes verbais?
Determinam se o sujeito, pratica ou sofre a ação do verbo. Podem ser ativa, onde o sujeito pratica a ação, pode ser passiva, onde o sujeito sofre a ação ou pode ser reflexiva onde o sujeito pratica e sofre a ação.
O que é uma conjunção?
As conjunções são palavras invariáveis que tem a função de ligar duas orações ou termos semelhantes de uma oração, e são separadas em três tipos, conjunção integrante, coordenativa e subordinativa.
O que é um período composto por coordenação e quais são seus tipos e conjunções?
é necessário duas orações coordenadas (independentes entre si). Pode se formar períodos compostos por coordenação sindéticos e assindéticos.
- Sindético ➝ Os períodos compostos por coordenação sindéticos são orações que precisam de conjunção, e são usadas conjunções aditivas, adversativas, explicativas, alternativas e conclusiva. “Estou descansado pois dormi bem.” A conjunção pois explica por que o sujeito está descansado, sendo um período composto por coordenada sindética explicativa. Também podem ser alternativas, aditivas, alternativas, conclusivas ou adversativas.
- Assindética ➝ Os períodos compostos por coordenação assindéticos são aqueles que não possuem conjunção.
“Chegamos na praia, nadamos, jogamos, comemos.” Não há conexão entre as orações.
O que é um período composto por subordinação e quais são suas classificações?
O período composto por subordinação é formado por duas orações, sendo elas uma oração principal que não precisa de outra oração para ter sentido, e a oração subordinada tem uma função sintática em relação à oração principal e por isso depende dela para ter sentido. As orações subordinadas são classificadas em substantivas, adjetivas e adverbiais dependendo da função que exerce no período.
O que são orações reduzidas?
As orações reduzidas são orações introduzidas por formas nominais (infinitivo, gerúndio ou particípio) e que fazem parte em todas as orações coordenadas, e não são acompanhadas por conjunção ou pronome relativo. Existem orações reduzidas substantiva, adjetiva ou adverbial.
O que são pronomes relativos?
O pronome relativo é um pronome que se refere a outro termo da oração. O pronome relativo tem um uso de conectivo por evitar a repetição de palavras. Os pronomes relativos são que, quem e onde e suas variações. Eles podem ser variáveis ou não e podem ou não estar acompanhado de uma preposição. Eles podem atuar como complemento verbal ou nominal.
O que é colocação pronominal?
A colocação pronominal se refere a forma que os pronomes devem ser inseridos nas frases. Os pronomes são colocados através da próclise, mesóclise e a ênclise.
O que é a regência?
A regência estuda uma relação de dependência entre dois termos no enunciado, sendo dois tipos de regência: A regência nominal, onde o substantivo rege outro termo, e a regência verbal, onde o verbo rege outro termo. O termo regente (o principal) recebe como complemento o termo regido. O termo regido não tem sentido por si só, por isso é dependente do termo regente.
O que é a crase?
A crase é a fusão do artigo “a” com a preposição “a”, resultando no acento grave. “Vamos a a praia.” Nessa frase, o verbo “Vamos” pede o uso da preposição “a”, já a palavra “praia” é do gênero feminino, sendo “a praia”, com o encontro da preposição e do artigo, a crase é formada.
Aposto Explicativo
“Monalisa, obra de Leonardo da Vinci, está exposta no Museu do Louvre em Paris.” O aposto explica sobre Monalisa.
Aposto Enumerativo
“A Revolução Francesa defendia três ideais: liberdade, igualdade e fraternidade.” O aposto enumera os ideais da revolução.