Portaria N° 365/2021 - BEA Flashcards
É facultado o abate de animais de acordo com preceitos religiosos, desde que seus produtos sejam destinados parcial ou totalmente ao consumo por comunidade religiosa que os requeira ou ao comércio internacional com países que façam essa exigência?
R.: Verdadeiro (ART.6)
A linha de abate de aves domésticas deve, entre outros, assegurar que, em caso de problemas operacionais, as aves fiquem submersas no tanque de insensibilização?
R.: Falso, não devem ficar submersas (art. 15, II)
O número ou espaço mínimo de bebedouros deve permitir o acesso simultâneo de no mínimo 15% (quinze por cento) dos suídeos, ovinos e caprinos ou 20% (vinte por cento) dos equídeos, bovinos e búfalos alojados.
R.: Verdadeiro (art. 12, §1°)
Os comedouros podem ser fixos ou móveis e devem permitir que 15% (quinze por cento) dos suídeos, ovinos e caprinos e 20% (vinte por cento) dos equídeos, bovinos e búfalos alojados tenham acesso ao alimento simultâneamente
R.: Verdadeiro (art. 13, § único)
A linha de abate de aves domésticas deve, dentre outros, ser planejada de modo a assegurar que as aves permaneçam o menor tempo possível penduradas nos ganchos antes da insensibilização, não podendo exceder o tempo máximo de 60 (sessenta) segundos para frangos e galinhas e 120 (cento e vinte segundos) para perus, patos e gansos.
R.: Verdadeiro (art. 15, I)
Fêmeas gestantes que se encontrem nos últimos dez por cento do período gestacional podem ser transportadas ou abatidas
R.: Falso. Fêmeas gestantes que se encontrem nos últimos dez por cento do período gestacional NÃO devem, em circunstâncias normais, ser transportadas ou abatidas. art. 7º, § 1º da Portaria 365/2021.
os fetos não devem ser removidos do útero antes de três minutos após o término da sangria da fêmea gestante
R.: Falso. Os fetos não devem ser removidos do útero antes de CINCO minutos após o término da sangria da fêmea gestante; art. 7º, § 2º, inciso II.
nos casos em que não forem coletados tecidos uterinos, placentários ou fetais, inclusive o sangue fetal, no processamento pós-abate de fêmeas gestantes, todos os fetos devem ser retirados de dentro do útero.
R.: Falso. nos casos em que não forem coletados tecidos uterinos, placentários ou fetais, inclusive o sangue fetal, no processamento pós-abate de fêmeas gestantes, todos os fetos devem ser DEIXADOS dentro do útero fechado até que estejam mortos. art. 7º, § 2º, inciso III.
Se houver dúvidas quanto ao estado de inconsciência do feto, este deve ser morto mediante uso de dispositivo de dardo cativo de tamanho compatível ou com um golpe na cabeça com instrumento contundente
R.: Verdadeiro. Nos casos tratados no inciso IV, se houver dúvidas quanto ao estado de inconsciência do feto, este deve ser morto mediante uso de dispositivo de DARDO CATIVO de tamanho compatível ou com um GOLPE na cabeça com instrumento CONTUNDENTE. art. 7º, § 2º, inciso V da Portaria 365/2021.
se um feto maduro e vivo for removido do útero, ele deve inflar seus pulmões e respirar?
R.: Falso. Se um feto maduro e vivo for removido do útero, ele deve ser IMPEDIDO de inflar seus pulmões e respirar o ar. art. 7º, §2º, inciso II.
quando houver a remoção dos tecidos citados no inciso anterior (tecidos uterinos, placentários ou fetais, inclusive o sangue fetal), os fetos não devem, quando possível, serem removidos do útero até pelo menos QUINZE MINUTOS após o término da sangria da fêmea gestante.
R.: Verdadeiro. art. 7º, §2º, inciso IV.