PORTARIA 46 1988 Flashcards
V ou F:
O longo tempo de retenção de produtos na fase de embalagem é de suma importância para o controle de germes indesejáveis.
F. O CURTO TEMPO É DE SUMA IMPORTÂNCIA.
Ações a serem adotadas quando um limite crítico é excedido corresponde a “Ações Corretivas”.
V.
A formação de substâncias químicas no ambiente pode ser considerada um perigo.
V
A potencial perda da integridade econômica é considerada um “Perigo” para o Sistema APPCC.
V.
A quinta etapa de implantação do APPCC é marcada pela sequência lógica de aplicação dos princípios de APPCC abordando 12 passos que serão necessários à implantação do APPCC, entre eles, o primeiro passo é reunir a equipe APPCC, formada nos moldes apresentados na primeira etapa de implantação (Formação da Equipe).
V.
Incrementar a produtividade e a competitividade é um benefício do sistema de APPCC.
V.
Na avaliação da execução do plano, sempre que ocorra uma alteração na técnica de elaboração do produto que, nesta condição, terá de ser reavaliado pelo Serviço de Inspeção Federal.
V.
Valor ou atributo mais estreito ou restrito que o limite crítico e que é parâmetro utilizado para reduzir o risco é o Limite Crítico.
F. “Limite de Segurança (Ou Operacional) é o valor ou atributo mais estreito ou restrito que o limite crítico e que é parâmetro utilizado para reduzir o risco é o Limite Crítico.
Diagrama Operacional é a representação gráfica de todas as etapas operacionais, em sequência ordenada, na elaboração de cada produto.
V.
É de responsabilidade da Direção-Geral e do Nível Gerencial das empresas assegurar que todo o corpo funcional esteja conscientizado da importância da execução das atividades do Boas Práticas de Fabricação.
F. É de responsabilidade da Direção-Geral e do Nível Gerencial das empresas assegurar que todo o corpo funcional esteja conscientizado da importância da execução das atividades do Programa ou Plano de APPCC.”
Os manuais adotados no Sistema APPCC serão específicos por produto.
V
O Plano APPCC é a avaliação sistemática de todas as etapas envolvidas na produção de um alimento específico, desde a obtenção das matérias-primas até o uso pelo consumidor final, visando estimar a probabilidade da ocorrência dos perigos.
F. É a definição de “Análise de Risco”.
A equipe selecionada para ser responsável pela elaboração e implantação do sistema APPCC, como primeiro passo para desenvolvimento do plano, deve ser familiarizada com os produtos, métodos de elaboração e com o estabelecimento produtor, podendo incluir microbiologistas, compradores, técnicos especializados, capatazes, entre outros, sendo coordenados pelo responsável técnico do Controle de Qualidade.
V
PCC (Ponto de Controle Crítico) é qualquer ponto onde se aplicam medidas preventivas, a fim de prevenir, reduzir a limites aceitáveis ou eliminar os perigos.
V.