Política Monetária Flashcards
A política monetária refere-se aos mecanismos de controle creditício e liquidez do sistema econômico e procura alcançar os objetivos de estabilização, redistribuição e alocação de recursos, ou seja, busca regular o suprimento de meios de pagamentos e a disponibilização adequada dos demais estoques de ativos financeiros.
Errado. A questão está quase toda correta.
Estabilização - Efeito crowding out
Redistribuição - Errado. Ao contrário, quando o BC tira moeda do mercado e a taxa de juros sobe, você concentra renda, e não redistribui. Redistribuição refere-se à Política Fiscal (Impostos, Alocação de Recursos)
Alocação - Política Fiscal (Gastos do Governo).
Os instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de redesconto, o recolhimento compulsório e as operações de compra e venda de títulos públicos, as quais são destinadas a regular a liquidez geral da economia e condicionam diretamente o volume de moeda e a taxa de juros.
Errado. A taxa de juros é uma consequência da quantidade de moeda que há no sistema.
Além disso, o volume pode ser influenciado por uma ação direta, colocando moeda no sistema por meio das emissões; ou indiretas, com a taxa de redesconto, o recolhimento compulsório e as operações de compra e venda de títulos públicos (indiretamente influenciam no volume de moeda)