Balanço de Pagamentos Flashcards
Produto Interno Bruto (PIB) representa o valor monetário de todos os bens intermediários — a exemplo do aço a ser transformado em martelos ― e finais ― como automóveis e liquidificadores ― produzidos em um país, em certo período de tempo, em cujo cálculo não são considerados os serviços finais produzidos no país.
Errado.
_PIB - aquilo que foi produzido dentro do território brasileiro, não importando se foi produzido por empresa nacional ou multinacional.
=>O valor do bem intermediário está dentro dos bens finais. Ou calcula-se o PIB pela soma dos bens finais; ou pela soma do valor dos bens intermediários + valor adicionado na cadeia de valor
=> O PIB leva em conta bens e serviços finais
_PNB - aquilo que foi produzido apenas por capital brasileiro, não interessando se está dentro do Brasil ou fora dele.
A diferença básica entre o Produto Interno Bruto (PIB) e o Produto Nacional Bruto (PNB) é que o PIB mede o produto gerado dentro das fronteiras do país tanto por cidadãos quanto por estrangeiros, ao passo que o PNB mede o produto gerado pelos cidadãos do país, independentemente de sua localização no mundo.
Correto.
A elaboração do balanço de pagamentos no Brasil segue as regras estabelecidas no Balance of Payments Manual, editado pelo Banco Mundial.
Errado. O manuel usado pelo Brasil segue as regras estabelecidas pelo FMI. O BM não tem a função de estabilização de reservas, mas sim de fomento.
A instituição responsável pela elaboração e divulgação do balanço de pagamentos é o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Errado. O BACEN é o responsável, pois ele que lida com o Manual de Balanço de Pagamentos. O IBGE auxilia o BACEN.
Se um país recebe donativos, em mercadorias no valor de U$ 5.000.000,00, após uma catástrofe natural, o lançamento contábil do balanço de pagamentos será dado por um crédito de U$ 5.000.000,00 na conta donativos na rubrica transferências unilaterais e um débito de U$ 5.000.000,00 na conta variação das reservas internacionais.
Errado.
_Crédito será dado na conta donativa na rubrica transferências unilaterais
_A variação das reservas não vai se modificar; as reservas são de dólares, e não de mercadorias.
_Do débito será contabilizado em importações: é como se o Brasil estivesse importando mercadorias que não serão pagas.
A estratégia de fortalecimento regional adotada pela economia brasileira nos últimos dois governos amplia a capacidade de integração produtiva e acelera o comércio de bens intermediários entre os países próximos. O comércio desses bens, por não serem acabados e para se evitar a “dupla contagem”, não devem ser registados no balanço de pagamentos nem do país de origem e nem no do país de destino.
Errado. A primeira frase está correta.
_Você tem que contabilizar, pois houve um fluxo de dólares. O bem intermediário foi produzido num país distinto daquele país em que ele foi transformado. O FMI fará a distinção da dupla contagem.
_Os bens intermediários e bens finais serão contabilizados.