Planejamento de Auditoria Flashcards
Detectada alguma ameça a independência do trabalho do auditor, ele deve…
aplicar as salvaguardas adequadas, para eliminar as ameaças ou reduzi-las a um nível aceitável, documentando-as.
Comunicação à direção da entidade auditada ou a quem quer que seja, não é considerada uma salvaguarda efetiva.
Só para lembrar:
Quanto ____ for o valor estabelecido para que se considere que uma distorção seja relevante,___ será o risco de auditoria.
Quanto menor for o valor estabelecido para que se considere que uma distorção seja relevante, maior será o risco de auditoria.
Julgue:
O auditor deve atualizar e alterar a estratégia global e o plano de auditoria sempre que necessário no curso da auditoria.
Certo. O planejamento não é imutável.
Para levar para a prova:
O auditor deve realizar as seguintes atividades antes de começar os trabalhos de auditoria inicial: aplicar procedimentos relativos à aceitação do cliente e do trabalho de auditoria específico e entrar em contato com o auditor antecessor, _____
caso haja mudança de auditores.
Julgue:
A estratégia global deve incluir a natureza, a época e a extensão dos procedimentos.
Errado. A natureza, época e extensão dos procedimentos são definidos no PLANO de auditoria.
Julgue:
Não é obrigatória a evidenciação de atualizações no planejamento e nos programas de auditoria em papéis de trabalho correspondentes. O auditor possui autonomia para modificar a estrutura de acordo com o andamento dos trabalhos.
Errado. O auditor deve documentar as alterações feitas no plano de auditoria ou na estratégia global, bem como os motivos pelos quais foram alterados.
Julgue:
Ao planejar e executar testes de controle, o auditor deve verificar o modo como os controles foram aplicados ao longo do período, a consistência dos controles e quem os aplicou ou por quais meios eles foram aplicados.
Certo.
Julgue:
No planejamento dos trabalhos de auditoria a ser realizada na DPU, além da observância das normas de auditoria, o auditor deve considerar as normas específicas relativas ao objeto da auditoria, ainda que tais normas não sejam consideradas na avaliação da materialidade de distorções encontradas.
Errado. Como um dos objetivos do auditor é aplicar o conceito de materialidade adequadamente no planejamento e na execução da auditoria, ele só deve considerar normas específicas, relativas ao objeto da auditoria, na avaliação da materialidade das distorções encontradas, quando elas forem consideradas nessa avaliação.
Julgue:
No planejamento dos trabalhos da auditoria interna, cabe ao próprio setor definir a extensão e profundidade dos exames, mas é a administração que determina a época da realização de cada trabalho.
Errado. O auditor que define a extensão, profundidade e época no planejamento de auditoria. A administração da entidade estabelece apenas as diretrizes.
Julgue:
No caso de auditorias recorrentes, os procedimentos iniciais devem ser aplicados logo após — ou em conexão com — a conclusão da auditoria anterior.
Certo.
Julgue:
O auditor deve documentar seu planejamento geral e preparar programas de trabalho por escrito, detalhando o que for necessário à compreensão dos procedimentos que serão aplicados, em termos de natureza, oportunidade e extensão.
Certo
Julgue:
Sempre que novos fatos recomendarem, o planejamento e os programas de trabalho devem ser revisados e atualizados.
Certo
Julgue:
O planejamento de auditoria auxilia o auditor na seleção dos membros da equipe de trabalho com níveis apropriados de capacidade e competência para responderem aos riscos esperados e na alocação apropriada de tarefas.
Certinho.
Julgue:
A estratégia global de auditoria define o alcance, a época e a extensão da direção da auditoria, orientando assim o desenvolvimento do plano de auditoria.
Certinho.
Julgue:
O planejamento da auditoria deve considerar natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria a serem aplicados, bem como a existência de empresas ou entidades associadas, filiais e partes relacionadas.
Certo. O planejamento de auditoria deve considerar fatores relevantes, especialmente:
- conhecimento da política e gestão da entidade;
- conhecimento das atividades operacionais e sistemas contábeis, controles internos da entidade;
- natureza, oportunidade e extensão dos procedimentos de auditoria interna a serem aplicados;
- existência de filiais, entidades associadas e partes relacionadas que estejam no âmbito da auditoria interna;
- uso de trabalho de especialistas
- riscos de auditoria; etc.