Fraude e Erro Flashcards
De quem é a responsabilidade PRIMÁRIA na prevenção e detecção de fraude?
Dos responsáveis pela governança e da administração da empresa.
O procedimento de indagação pode, por si só, fornecer evidência de auditoria suficiente da ausência de distorção relevante?
Não. Embora a indagação possa fornecer importante evidência de auditoria e possa produzir evidência de distorção, a indagação, SOZINHA, geralmente não fornece evidência de auditoria suficiente da ausência de distorção relevante no nível da afirmação nem da eficácia operacional dos controles.
A entrevista é técnica útil para a descoberta de novos fatos relacionados ao objeto da apuração e para a indicação de novos caminhos de investigação.
Certo. Em alguns casos, as respostas às indagações fornecem uma base para que o auditor modifique ou realize procedimentos de auditoria adicionais.
A respeito da detecção de fraudes em auditorias, julgue o item a seguir.
A responsabilidade pela prevenção e detecção da fraude é primordialmente do auditor.
Errado. É dos responsáveis pela governança e da administração.
Julgue:
De acordo com as NBC TA, dificilmente um caso de fraude ocorre de maneira isolada.
Certo. Se o auditor identifica uma distorção, ele deve avaliar se a distorção é indicadora de fraude. Caso exista tal indicador, o auditor deve avaliar as implicações da distorção relativamente a outros aspectos da auditoria, em especial a confiabilidade das representações da administração, reconhecendo que dificilmente um caso de fraude será uma ocorrência isolada
Julgue:
O risco do auditor não detectar uma distorção relevante decorrente de fraude da administração é maior do que no caso de fraude cometida por empregados.
Certo.Além disso, o risco do auditor não detectar uma distorção relevante decorrente de fraude da administração é maior do que no caso de fraude cometida por empregados, porque a administração frequentemente tem condições de manipular, direta ou indiretamente, os registros contábeis, apresentar informações contábeis fraudulentas ou burlar procedimentos de controle destinados a prevenir fraudes semelhantes, cometidas por outros empregados.