Perguntas - Maurice Dobb Flashcards
Quais os pontos centrais da tese de Dobb, para:
a. O núcleo da crise do Feudalismo
O núcleo se estabelece a partir da retomada do comércio, e o esgotamento endógeno do sistema feudal, a partir da maior pressão via coerção sobre os servos, em conseguir produzir excedente de renda na mesma proporção da expansão comercial.
Quais os pontos centrais da tese de Dobb, para:
Como se manifestou essa crise.
Se manifestou a partir da constante fuga de servos dos seus respectivos feudos para os centros urbanos. Com a nobreza tentando manter o servo ainda preso a sua terra e este gerando cada vez mais renda e excedente de renda, porém havia gastos militares para recuperar estes servos, aumentando ainda mais o dispende do superior imediato, com essa pressão também sobre os nobres de conseguir manter a sua terra produtiva, muitos optaram por delegar essa missão, através de arrendamentos de terras e subenfeudamento. Houve lugares em que essa reação dos nobres foi mais enfática e conseguiu prolongar o modo de produção feudal, como na Europa Oriental (Polônia, Rússia, Balcãs e Dinamarca), porém os senhores da Europa Ocidental, onde o comércio estava tendo uma retomava muito mais expressiva, não conseguiram manter por muito tempo este servo preso a terra, desagregando o modo de produção via servidão.
Quais os pontos centrais da tese de Dobb, para:
As consequências do processo:
A consequência da crise do Feudalismo, para Dobb, se estrutura na retomada de centros urbanos, na remonetarização e na circulação mercantil simples, guiados pelas Corporações de Ofício, ainda que houvessem produtores e famílias independentes que não queriam se submeter ao monopólio de termos e regras de produção e estoque das Corporações de Ofício, os chamados por ele ‘‘Putting of System’’, que queriam ter estoque e vender seus produtos para o máximo possível de compradores no mercado externo. Vale ressaltar também, a transição da servidão via posse e coerção para o trabalho assalariado ‘‘livre’’, além da constante racionalização da sociedade frente aos dogmas de controle social e do poder da igreja como a usura.