Perguntas Henri Pirenne - História Econômica e Social Da Idade Média Flashcards
Compreender as perguntas do professor e fixação
Quais os pontos centrais da tese de Pirenne, para:
A reabertura do mediterrâneo e seus efeitos:
Para Pirenne a reabertura do Mediterrâneo, obteve por consequência a retomada das atividades comerciais, entre a Europa e o Oriente, fazendo com que reaparecesse profissões como: artesãos e mercadores. Em que, a expansão da monetarização e do mercado, colocou o lucro como finalidade dos indivíduos, este fator exógeno ao feudalismo, descrito por Henri Pirenne, teria sido o fenômeno principal desagregador do modo de produção Feudal.
Pontos centrais da tese de Pirenne, para:
As atividades urbanas e sua estruturação administrativa e jurídica;
As atividades urbanas eram estruturadas através das Corporações de Ofício, que tinham o monopólio da produção e ditavam as regras entre mestres, aprendizes e companheiros, em que se mesclavam elementos de exclusivismo (poder local) e protecionismo (associação voluntária).
Sua estrutura jurídica sofreu transformações do direito consuetudinário para o direito comercial (Jus Mercatorum), além dos tributos passarem do caráter privado para o público, e começava um crescente e assíduo conflito de dogmas e interesses entre a classe eclesiástica (até então a dominante) e a ascendente burguesia.
Qual a tese de Henri Pirenne para:
A instauração da Crise do Feudalismo
A instauração da Crise do Feudalismo, se deu com as Guerras de Reconquista, através das Cruzadas, principalmente a de 1076, que expulsou os mouros do território que controlava a circulação marítima do mediterrâneo. Com isso o comércio Europa-Oriente renasceu, e se intensificou as trocas monetárias dando início a passagem da economia natural para uma economia monetária, dissolvendo a necessidade das relações de servidão e sim da busca pelo lucro.
Tese central de Henri Pirenne, para:
Como e as características das mudanças conjunturais;
Para Pirenne uma das mudanças mais significativas para a desagregação do Feudalismo é o desmantelamento do poder político dos senhores feudais (atomização do poder), que abre espaço para a centralização dos Estados e a ascensão das condições da gênese do capitalismo, em que a transição de uma economia natural (ausência de circulação de moedas), para uma economia monetária, além do aumento das atividades comerciais e da produtividade através da drenagem de pântanos e aumento de áreas cultivaveis
Quais as contraposições de Saes & Saes a Pirenne ?
Saes & Saes argumentavam que no Feudalismo não houve desaparecimento total e absoluto das terras comerciais, realizadas através de moedas, em que a atividade comercial ainda se manteve “aquecida” de alguma forma, em certas regiões da Europa como Gênova e Veneza. Já para Pirenne, no Feudalismo, houve um desaparecimento total das trocas comerciais através das moedas e diferentemente de Saes & Saes, acreditava que havia o predomínio de uma economia natural e não fechada.