Perguntas Gerais (1) Flashcards
1
Q
Me fale sobre você
A
- Sou de Belo Horizonte, tenho 23 anos;
- Sou formada em Design de Produto e durante a minha graduação tive a experiência de desenvolver projetos acadêmicos de produtos físicos para diversas áreas;
- Embarquei na área de UX/UI já no fim da minha graduação, pois sempre tive muito interesse por tecnologia;
- Iniciei minha carreira na área de design como trainee em uma empresa de desenvolvimento de softwares e durante este período desenvolvi e aprimorei interfaces para produtos digitais de diferentes áreas; (Locação de automóveis, gestão de clientes, catálogo digital);
- Atualmente trabalho como UI Designer na Entelgy Brasil, atuando no desenvolvimento de produtos para o mercado securitário. Durante minha jornada na Entelgy, estou aprimorando meu conhecimento em construção de Design System aplicando os conceitos de Atomic Design, além de exercitar constantemente minhas habilidades em comunicação e gerenciamento de tarefas.
- Fiz uma pós graduação em UX Design e Agilidade, onde tive a oportunidade de aprender os princípios de UX e UI, além do gerenciamento de projetos através de frameworks ágeis
2
Q
Porque trabalhar nessa empresa?
A
- Sinto que vai ser um local ondei terei a oportunidade de crescer profissionalmente dentro da empresa e também contribuir com o crescimento da empresa.
- Os princípios da empresa são alinhados com os meus, especialmente o princípio de agilidade e dinamismo, por que eu acredito fortemente que é necessário estar se adaptando continuamente a mudança, pois só as empresas e profissionais que estão atentos a importância disso conseguem sua relevância.
3
Q
Tipo de pessoa que não gosta de trabalhar?
A
- Pessoas que não tenham compromisso com o trabalho, nas quais é necessário estar cobrando repetidamente ou que sempre façam entregas como atraso por que prejudica o fluxo de trabalho.
- Pessoas que tenham muito apego com suas ideias e que não estão abertas a ouvir opiniões contrárias e se necessário.
4
Q
Se você fosse um líder, que tipo de líder seria?
A
- Tentaria ter o máximo de empatia possível com as pessoas da minha equipe, tentado entender suas limitações e buscando a melhor maneira ajuda-los a superar essas limitações.
- Tentaria criar um ambiente onde todos se sentissem à vontade para dar opiniões e sugestões, sem o medo de ferir o ego de ninguém. Desestruturar a visão de hierarquia/pirâmide em que o líder é visto como uma pessoa superior.
- Desenvolver a autonomia da equipe para que eles se sintam mais capacitados para tomar decisões sozinhos.
5
Q
Por que escolheu esta profissão? Ou se você não fosse (profissão) o que seria?
A
- Incialmente entrei na área de design porque gostava muito de criar e inventar novas coisas, depois descobri que o design é muito mais que isso, projetar envolve muita pesquisa por trás para entregar algo que parece muito simples e eu acho esse processo muito interessante.
- Como é uma área relativamente nova, que está em constante transformação e evolução, é necessário que eu esteja sempre me atualizando em relação as mudanças do mercado, o que me motiva a estar sempre estudando, é algo que me traz sede de conhecimento.
- Também gosto muito de estudar sobre o comportamento humano e tenho muito interesse sobre como funciona a relação das pessoas com a tecnologia.
- E também porque é uma área promissora, em constante crescimento e que acho que vai me trazer um bom futuro profissional.
- Se eu não fosse designer gostaria de ser psicóloga.
6
Q
Me relate um erro cometido no trabalho e como você lidou com isso?
A
- Acredito que um erro inicial que cometi ao começar a trabalhar como designer foi entregar de cara o protótipo de alta fidelidade pro cliente, sem o incluir nas fases iniciais de prototipação. No final, haviam funcionalidades que o cliente gostaria que estivessem inclusas, mas não haviam sido incluídas pois não foram feitas reuniões anteriores para alinhar as expectativas do projeto. Não foram mudanças tão grandiosas, mas caso essas solicitações de mudanças tivessem sido feitas anteriormente na fase de construção de wireframes e protótipos de baixa fidelidade, o trabalho teria sido mais ágil.
- Hoje em dia tentamos incluir os clientes em todas as fases do processo de desenvolvimento, sempre buscando feedbacks e alinhando expectativas, para que possamos identificar os erros rapidamente e os corrigir rapidamente. Então ao invés de fazer grandes entregas de uma vez, fazemos entregas menores aos poucos.
7
Q
Como se vê em 5 ou 10 anos?
A
- Pretendo continuar sempre buscando conhecimento e me atualizando em relação a esse mercado que está em crescimento e mudança constante.
- Também gostaria de crescer profissionalmente e me especializar e aprofundar em campos que eu tenho maior interesse, como UX Research e Gestão de Projetos.
- Também gostaria de estar me preparando pra fazer um mestrado no exterior, por que acho que eu já fazem muitos anos que eu tenho o sonho de estudar fora e acho que seria uma grande oportunidade de crescimento em todos os âmbitos da minha vida.
8
Q
Me fale sobre sua trajetória profissional
A
- Me formei em design de produto, durante os meus quatro anos de graduação desenvolvi projetos acadêmicos de produtos pra áreas variadas, o que me deu uma boa base sobre como utilizar metodologias como o design thinking para projetar.
- Quando estava quase me formando comecei a me interessar pela área de UX/UI, fiz vários cursos na área, li alguns livros e iniciei a pós graduação em UX Design e Agilidade após eu ter me formado.
- Atualmente trabalhando como UX/UI designer estou participando do meu quarto projeto. Até hoje tive mais a oportunidade de trabalhar na parte de UI desses projetos. Como minha empresa desenvolve softwares pra clientes de ramos diferentes, cada projeto exige que eu me aprofunde em um novo universo e isso exige muita versatilidade da minha parte e curiosidade pra fazer diversas perguntas.
9
Q
Conte alguma situação difícil na sua carreira.
A
- A princípio foi difícil atuar como única designer na empresa, eu me senti um pouco insegura por causa disso e também porque era meu emprego na área. Mas eu encarei esse desafio e está sendo muito melhor do que eu esperava e eu acredito que aos poucos estou contribuindo para aumentar a maturidade nos processos de design dentro da empresa.
- Eu busco não somente fazer os meus entregáveis, mas estar sempre compartilhando conhecimentos de design com os meus colegas de trabalho, que são todos programadores porque eu acredito que eles também fazem parte dessa mudança.
10
Q
Porque eu deveria te contratar?
A
- Sou uma pessoa muito comprometida e determinada a alcançar resultados e acredito que meus conhecimentos de design e agilidade vão agregar valor;
- Também gostaria muito de contribuir pra difundir a cultura do design na empresa e ajudar a melhor os processos de desenvolvimento de produtos.