Patrística - Agostinho de Hipona Flashcards
(10 cards)
O que é a patrística (filosofia dos padres)?
É um período da filosofia medieval marcado pela conciliação da fé com a razão, isto é teorizar a fé e argumenta-la por meio de lógicas racionais. É uma tentativa de uni-los, mas com a razão subordinada a fé.
Em qual corrente ela é inspirada?
No platonismo, mais especificamente, no neoplatonismo - narrativa platônica mística. Ela é bem vísivel a partir da separação dos mundos: sensível e inteligível (onde se encontra a verdade perfeita divina, a qual está no interior do homem).
Por que houve essa necessidade de justificar racionalmente a fé?
-Defender a fé dos questionamentos dos pagãos
-Convencer os romanos da legitimidade da Igreja
Assim, justificavam e defendiam a doutrina cristã
Como o maniqueísmo se estabelece nos conceitos hiponianos?
O maniqueísmo é a dualidade entre duas forças opostas, o bem e o mal, sendo uma constante luta e inerentes ao ser. Entretanto, ele defende que não há o mal, e sim a ausência de Deus.
Se Deus é 100% e criador de todas as coisas, representante da perfeição, de onde vem o mal?
A nossa alma, inicialmente criada, é perfeita, é 100%, já que é a semelhança do Mestre. Entretanto, apenas a divindade é 100%, e na alma, há a presença de buracos, que simbolizam a ausência de Deus (a qual faz mal), onde não nasce o bem - já que todo bem é gerado a partir de Deus. Nessa perspectiva, pelo livre-arbítrio, você que escolhe agir pelo certo ou errado.
Como a verdade pode ser alcançada?
Ele afirma que a verdade só pode ser alcançada pelo processo do conhecimento, sendo, então, uma atividade intelectual. Desse modo, Deus, que está presente no interior do ser humano e a própria verdade, ilumina a mente humana, para que, sob a direção de seu criador, possa encontrar o conhecimento verdadeiro. Ou seja, a verdade interior é apenas atingida com a “iluminação”/ auxílio de Deus. Em síntese, a razão seria a única capaz de alcançar um conhecimento não provisório, verdadeiro e eterno, mas, o ser sozinho não alcança essas verdades - as quais tornam-se acessíveis no agora.
->papel da razão no processo do conhecimento
Essa teoria é conhecida por “Teoria da iluminação divina”.
Qual é a relação entre alma e corpo?
O corpo é a dimensão material e terrena, a qual culmina apenas os desejos e ao pecado, uma vez que a corrupção habita nos ser desde o pecado original de Adão e Eva. Assim, há uma raiz do pecado no indivíduo, uma “força” que o leva para o mal. Por isso o conhecimento verdadeiro não pode ser tomado pelos sentidos, pois estão no corpo e participam da corrupção - a experiência pelos sentidos é válida.
O que é o livre-arbítrio? E liberdade?
Quando o ser age por meio de impulsos e desejos e não se deixa determinar pela razão, o que a faz cair em pecado. Para não cair, a alma deve encontrar o refúgio no Criador e a razão deve se sobrepor as demais partes (inspirado em Platão: irascível e apetitiva).
A liberdade é obedecer, uma vez que, para ele, liberdade é fazer o correto segundo a vontade divina. Assim, sempre estará fazendo o bem e não escravo de seus desejos.
O que é a teoria de predestinação divina?
Segundo Agostinho, a salvação não é resultado do querer humano nem uma recompensa pelas boas ações, mas sim uma graça superior concedida por Deus aos seus eleitos. Aqui se encontra o ponto mais controverso da doutrina agostiniana, denominada de teoria da predestinação divina. Segundo esta, para que a pessoa alcance a salvação eterna, são necessários dois requisitos: o esforço pessoal do sujeito, que busca viver de acordo com a vontade divina, e a graça de Deus, concedida somente a alguns eleitos. Dessa forma, para obter a salvação, é necessária a união dessas duas dimensões, pois uma sem a outra é estéril. Assim, se a pessoa, mesmo se esforçando no caminho da santidade, seguindo corretamente os mandamentos divinos, não for um eleito, um predestinado, ela não será salva, isto é, não desfrutará das benesses e da graça de estar junto de Deus após a morte. A graça precede todos os esforços de salvação e é seu instrumento necessário.