Passivo Flashcards
Qual a definição de passivo prevista no CPC 00 (R2)?
O CPC 00 (R2) define que Passivo é uma obrigação presente da entidade de transferir um recurso econômico como resultado de eventos passados.
Quais são os critérios de reconhecimento devem ser satisfeitos para que exista um passivo?
A entidade deve possuir uma obrigação de transferir um recurso econômico; e uma obrigação presente que existe como resultado de eventos passados.
Como está dividido o passivo, de acordo com a Lei 6404/76?
O passivo exigível basicamente pode ser dividido em passivo circulante e não circulante
Qual a relação entre o ciclo operacional a classificação de itens como circulante ou longo prazo?
Na companhia em que o ciclo operacional da empresa tiver duração maior que o exercício social, a classificação no circulante ou longo prazo terá por base o prazo desse ciclo.
Entre os exemplos de contas que devem ser classificadas no passivo, encontram-se as contas de salários a pagar, adiantamento de clientes e adiantamentos a fornecedores.
Errado. A conta adiantamento a fornecedores é um direito da empresa, por conta disso é uma CONTA DO ATIVO
As duplicatas descontadas são origens de recursos e retificam o ativo da entidade.
Errado. A conta duplicatas descontadas hoje é uma conta do PASSIVO EXIGÍVEL. Antigamente, o entendimento é que ela fazia parte das contas retificadoras do ativo.
A depender do Planos de Contas, encontram-se as contas duplicatas emitidas e credores por duplicatas como equivalentes a conta duplicatas a pagar.
Errado. A conta DUPLICATAS ACEITAS e credores por duplicatas equivalem a conta duplicatas a pagar. Já as contas duplicatas emitidas e devedores por duplicatas equivalem a conta duplicatas a receber.
A depender do Planos de Contas, encontram-se a conta notas promissórias aceitas como equivalente a conta notas promissórias a pagar.
Errado. A conta NOTAS PROMISSÓRIAS EMITIDAS equivale a conta notas promissórias a pagar. Já a conta notas promissórias aceitas equivale a conta notas promissórias a receber.
Está certo ou errado:
Os salários são registrados como despesa da empresa. O mesmo tratamento deve ser dado às
contribuições e encargos trabalhistas que sejam ônus do empregado.
Devemos nos perguntar se os encargos são do empregador ou do empregado. Sendo do EMPREGADOR, a empresa lançará como despesa, fora do montante previsto para o salário. Sendo do empregado, a empresa apenas reterá o valor, lançando-o como obrigação no passivo e reduzindo o montante a pagar aos empregados. Retém na condição de responsável.
Está certo ou errado:
Caso a entidade adiante os salários de seus funcionários, o contador contabilizará na conta adiantamento de salário, a débito, e na conta salários a pagar, a crédito.
Errado. No momento do adiantamento do salário, o contador contabilizará na conta adiantamento de salários, a débito, e na conta DISPONIBILIDADES (CAIXA OU BANCOS), a crédito.
Está certo ou errado:
Caso a entidade tenha ações trabalhistas nas quais seja possível que ocorra desembolso, ela provisiona
e divulga em notas explicativas.
A empresa deve provisionar as ações nas quais seja PROVÁVEL que ocorre desembolso (possibilidade de
perda). Se a possibilidade de perda for possível, a empresa divulga nas notas explicativas, mas não provisiona.
Se a possibilidade de perda for remota, não precisa contabilizar e nem divulgar.
Está certo ou errado:
Se a empresa JLS tenha uma dívida de curto prazo, mas fica a seu critério renegociá-la para um período
de pelo menos 12 meses após a data do balanço, esse passivo deve ser classificado como Passivo
Circulante.
Errado. Se a entidade possui uma dívida de curto prazo, mas fica a seu critério renegociá-la para um período de pelo menos 12 meses após a data do balanço, esse passivo deve ser classificado como PASSIVO NÃO CIRCULANTE, mesmo que a dívida seja de curto prazo.
Está certo ou errado:
Se a empresa JLS obter um empréstimo no valor de R$ 10.000, com custos de transação (pagos no ato
do empréstimo) no valor de R$ 1.000,00. O valor correspondente aos custos de transação deve ser
reconhecido imediatamente como despesa.
Errado. A despesa deve ser levada para o resultado por competência e NÃO IMEDIATAMENTE. Assim, lançaremos como ENCARGOS FINANCEIROS A TRANSCORRER (RETIFICADORA DO PASSIVO) e apropriaremos como despesa conforme a passagem do tempo.
Está certo ou errado:
Para encontrarmos o valor dos encargos financeiros do período, basta multiplicar a taxa nominal de juros pela captação líquida do empréstimo, ou seja, valor do empréstimo menos custo de transação.
Errado. Para encontrarmos o valor dos encargos financeiros do período, basta multiplicar a TAXA EFETIVA de juros pela captação líquida do empréstimo, ou seja, valor do empréstimo menos custo de transação.