Parte 3 Flashcards
Abordagem dos Níveis de Processamento e Memória de Trabalho
O que é que determina se uma memória fica a longo prazo, segundo a abordagem de Níveis de Processamento?
- Aprendizagem / processos atencionais;
- Distintividade;
- Intervalo de Retenção;
- Efeito de Teste.
Como é que a Aprendizagem determina se a memória fica a longo prazo?
A aprendizagem pode variar entre Análises Superficiais (atenção ao nº de letras numa palavra) e Análises Profundas (atenção ao significado da palavra).
Quanto mais profunda a análise, mais memorável a informação fica.
Este efeito é maior na memória explícita (recuperar informação conscientemente) do que na implícita (não consciente).
Como é que a Distintividade determina se a memória fica a longo prazo?
A Distintividade determina as diferenças entre os traços mnésicos porque foi processada diferencialmente durante a aprendizagem.
Por exemplo, se um item chamar mais à atenção durante o estudo, irá ser mais fácil a sua recuperação, devido ao facto de ser “diferente”.
Dentro do Intervalo de Retenção, define a “Interferência Retroativa”, a “Curva do Esquecimento” e a “Retenção e Consolidação”?
- Interferência retroativa: com o aumento de intervalo de tempo, há mais chances de surgir nova informação que cause interferência.
- Curva do esquecimento: a retenção da memória decresce com o tempo quando não há tentativas de recuperar a informação (é brusca no início, mas tende a estabilizar).
- Retenção e consolidação: em alguns casos, o intervalo de tempo pode ser benéfico porque permite a consolidação da memória.
Dentro do Intervalo de Retenção, define os “Efeitos Contextuais”, a “Memória dependente de pistas” e as “Diferenças individuais”?
- Efeitos contextuais: há fatores contextuais que podem ajudar ou prejudicar a recuperação (Fazer um teste numa sala diferente geralmente dá resultados piores).
- Memória dependente de pistas: o intervalo de tempo aumenta a probabilidade de uma pessoa recolher mais pistas sobre o que precisa recuperar.
- Diferenças individuais: o intervalo de tempo na recuperação tem efeitos diferentes nas pessoas dependendo das suas diferenças como os níveis de atenção, motivação, etc. (ex: se estiver interessado na matéria, será mais fácil ter um melhor desempenho).
Como é que o Efeito de Teste determina se a memória fica a longo prazo?
Para estudar para um teste, é melhor tentar recuperar informação várias vezes, do que re-estudar.
Este efeito é potencializado por:
- Aumento de dificuldade de recuperação: quando a recuperação é dificil tentamos recolher várias pistas para chegar à informação.
- Oportunidades de feedback: quando recebemos feedback, a memória de estudo é fortalecida.
Define a aprendizagem implícita, a sua diferença da aprendizagem explícita, e a sua diferença da memória implícita.
A memória implícita ocorre sem consciência.
Difere da Aprendizagem Explícita pois é pouco afetada por idade, inteligência, perturbações da memória e diferenças individuais.
Difere também da Memória implícita, pois é possível ter uma memória implícita (inconsciente) de uma informação aprendida explicitamente.