Pare e reflita Flashcards
Você se colocou nesta situação. Você colocou sentimentos onde não deveria colocar. Como lidar com isso?
Sentimentos são seus, o outro não tem obrigação de ser reciproco ou sensível a você. É apenas você que pode lidar com isso.
Primeiro de tudo, aceite que isso não vai ser reciproco, que ele não sente nada por você. Ele é um cara hetero. Não alimente esta fantasia, não fique se imaginando com ele em algum momento. Não distorça conversas. Seja realista.
Mantenha-se afastado o máximo que puder, pare de mandar mensagens, pare de forçar interações, não tente ser tão cordial e convidar para sair fora do ambiente de trabalho.
Trabalhe em você mesmo. Continue focando em outras áreas. Continue focando na sua saúde mental. Continue se valorizando. Ressignifique as coisas.
Você quer mesmo sair dessa situação em que se colocou? Amando alguém que não te ama, que não tem reciprocidade com você?
Tem quer querer isso 100%. Hoje estou muito indeciso. Ainda tenho esperanças e qualquer conversa que tenho com ele acabo alimentando essa esperança.
Eu tenho que ser firme no que eu quero de verdade.
O que você quer? Porque ou proposito? Quais as consequências? Quais os motivos bons para isso?
Q: Parar de chamar ele para conversar no whatsapp ou instagram, fora do horário de trabalho
P: Ele não me procura fora do horário, ele não me manda mensagem para conversar. Ele também responde de forma rasa, as vezes sem interesse, não puxa assunto e só responde de forma cordial
C: Ele vai ser reciproco e não vai vir atrás também (coisa que já fazia antes)
M: Eu paro de ficar criando uma fantasia absurda sobre tudo. Já percebi nos 20 dias que ele não me procurou nenhum dia e isso mostrou a total indiferença dele por mim como amigo ou algo a mais, e continuando assim meu cerebro vai entender isso cada vez mais.
Q: Não convidar ele para sair ou almoçar fora.
P: Não alimentar falsas esperanças. Porque as últimas vezes que convidei para sair, o “não” me deixou muito ansioso e sofrido. Não quero passar por aquelas sensações novamente.
C: Ele pode ficar chateado por ir almoçar sem convidar e também não vai se importar em me convidar para sair
M: Bom para parar de criar fantasia e conseguir tirar toda essa onda de sentimentos que tenho por ele. Quanto aos sentimentos dele, isso é um problema dele e se ele quiser algo diferente, ele que corre atrás.
Q: Não quero mais ver os stories dele.
P: Porque acabo vendo os stories dele pela minha ótica, então fico paranoico criando diversas coisas e isso me deixa ansioso.
C: Ele pode perceber isso se sentir ofendido e virar a cara para mim.
M: Ele provavelmente não vai mais Nos distanciamos e isso também vai ser bom para mim, porque vou ver que nunca fui alguém importante para ele.
Q: Não ir mais falar com ele durante o trabalho sobre assuntos aleatórios
P: Porque acabo ficando paranoico, criando várias coisas na minha cabeça, vendo sinais aonde não existe.
C: Ele também vai acabar com o tempo não vindo mais falar comigo.
M: Bom porque isso acaba criando um distanciamento entre nós e eu vou deixar de gostar dele cada vez menos, vou acordar mais para a realidade
Eu não estou 100% ainda de querer deixar de gostar dele e isso é normal. Ainda tenho algumas dúvidas e esperanças, mas vamos lá. Vamos estabelecer uma coisa disso.
Eu posso não querer ainda me afastar dele, mas vamos lá. Eu posso parar de mandar mensagem, reels, memes, chamar para sair, ir atrás para conversar, parar de querer ouvir tudo que ele fala. Limite-se a ter contato com ele apenas no horário de trabalho e no ambiente de trabalho. Eu posso fazer isso.
No ambiente de trabalho, eu preciso controlar meus pensamentos. Preciso colocar na minha cabeça que toda interação no ambiente de trabalho é uma interação de colegas de trabalho. Não leva para caminhos diferentes. Se levar, coloque esse pensamento no benefício da dúvida. Se for para acontecer algo entre nós, será FORA DO TRABALHO.
Eu posso condicionar para mim mesmo, que só volto a ter esperanças dele, quando ele voltar a falar comigo com maior frequências fora do horário de trabalho e quando ele me chamar para sair e acontecer algo mais sério. Quando ele fizer algum elogio sobre mim de forma mais explicita, como dizer que fiquei mais bonito ou algo deste tipo.
Você tem o gatilho de ouvir a voz dele ou alguém chamando ele. Ai você olha para ele e espera algum tipo de contato.
O gatilho você não tem como evitar. Está fora do seu controle. Quanto ao hábito, você deve parar de olhar. Se a conversa não é com você, não se intrometa. Não seja curioso. Se ele quiser falar com você, ele vai vir diretamente falar com você.
Você tem medo de que tudo que fizer não tenha volta. Questiono, esse medo é justificável? É válido?
Vocês dois nunca tiveram uma grande amizade. Tudo que aconteceu até hoje foi porque você deu muito esforço para isso acontecer. Você foi atrás de tudo. Ele não mexeu um dedo, se dependesse só dele, vocês dois nunca teriam saído. Não se culpe, não tenha medo de perder algo que nunca foi genuíno. É melhor seguir em frente e ver o que a vida vai te dar de novo, do que voltar para algo sofrido, doloroso e não reciproco.
Lembre-se da analogia da montanha e da música The Climb.
Quando você acreditou, fantasiou e colocou todas as suas expectativas nele. Você meio que se jogou de um desfiladeiro em busca de uma passagem que lhe desse ao outro lado. O problema que você está caindo e caindo e não encontra essa entrada. Essa entrada provavelmente não existe e se existir, pode ser tão fundo, que você não vai conseguir entrar.
Volte para cima, volte para onde você estava antes. Olha para frente e siga em frente, mesmo que o caminho possa ser deserto e incerto. É melhor seguir por esse caminho e deixar que a vida lhe de surpresas, do que continuar nessa ilusão.
Uma referência ao clipe da música The Climb.
The struggles I’m facing
The chances I’m taking
Sometimes might knock me down, but
No, I’m not breaking.
Keep on moving
Keep climbing
Keep the faith, baby
It’s all about, it’s all about the climb
Keep the faith
Reflita sobre o que você passou com Eduardo e está vivendo novamente?
Essa busca constante por atenção, de querer tentar e tentar. Chamar para sair, chamar para conversar qualquer assunto bobo.
Também achar que ele sente algo por mim, sendo que sentimento de amor deve ser reciproco, então quando alguém não te devolve o que você doa, não é amor.
Confundir paixão com amor, conforme falado anteriormente.
Insistência desfreada, mesmo quando a outra pessoa não demostra sentir nada.
Fantasias de um romance acalorado e perfeito. E que nunca saiu da imaginação.
Reflita sobre o que você passou com Ederson e está vivendo novamente?
Busca constante por atenção, de querer tentar e tentar. Chamar para sair, chamar para conversar qualquer assunto bobo, mesmo que o outro sempre demostre desinteresse.
Também achar que ele sente algo por mim, sendo que sentimento de amor deve ser reciproco, então quando alguém não te devolve o que você doa, não é amor.
Confundir paixão com amor, conforme falado anteriormente.
Insistência desfreada, mesmo quando a outra pessoa não demostra sentir nada.
Fantasias de um romance acalorado e perfeito. E que nunca saiu da imaginação.
Achar que pode ser amigo, mesmo não tendo maturidade emocional. Confundir as coisas. Achar que há sinal de interesse em qualquer tipo de fala.
Você estava interessado em três caras no inicio de 2022, porque com ele você foi mais longe.
Os outros dois percebi que eram hetero e também por não ter um contato mais próximo, foi mais fácil.
Com ele acabei demorando um pouco para perceber isso e quando percebi, não quis aceitar, pois me via num vazio e com medo de viver sem amar ninguém.
Porque ser cordial de mais? O que está por trás disso?
Não podemos perder nossa cordialidade. Quando ele vier falar comigo, preciso ser respeitoso, responder, ser simpático e até mesmo continuar falando. Mas eu não preciso ser cordial demais.
Não preciso chegar num ambiente que está só nós e fazer uma pergunta cordial, como por exemplo: “Está melhor?”. Por trás disso está uma tentativa de ter uma interação mais profunda e te dar esperanças de algo.
Não tente ser cordial suficiente, chamando para ir almoçar ou outra coisa. Dando bom dia, boa tarde e dando tchau quando for o caso, já é cordialidade suficiente.
Se questione se está avançando 1% por dia.
Você deixou de fazer algo que faria antes? Se sim, então evoluiu. Mas se ainda mantém pensamentos ruins, hábitos ruins como anteriormente, então você não andou 1% a mais.
Ambiente de trabalho!
Ambiente de trabalho é lugar de trabalho. É lugar para ir trabalhar, fazer o seu trabalho e ir embora. As interações que acontecem ali são apenas interações de trabalho. Não fique imaginando coisas maiores do que isso. Ali não é balada, não é tinder. Não fantasie coisas faladas no ambiente de trabalho.
Questão de ouvir e ver algumas coisas.
O que você sabe é o que você pergunta, vê e ouve. Algumas coisas você pode até ouvir, mas não ouvir bem. É melhor deixar elas como estão, no benefício da dúvida de não ter ouvido direito. Uma hora se for aquilo que você achava que era, você vai saber.
Não veja mais os stories dele, porque ver os stories dele não te faz bem. Você fica imaginando as coisas conforme sua lente de dor, sofrimento e sua visão quanto a ele
Não vá perguntar as coisas para não se decepcionar depois com as respostas. Deixe as coisas como estão. O que os olhos não veem, o coração não sente. E quando você ver, seu coração já vai estar bem e não sentirá tanto.
Paixão e obessão
Paixão é uma doença. O que você tem é paixão com obsessão. Isso não é bom. Se continuar nisso posso acabar cometendo algum assedio e posso ate ser exposto de uma forma humilhante. Então evite. Paixão não é amor. Amor é reciproco, paixão é única, é egoísta, é controladora, é obsessiva.
A obsessão só vai passar quando você aceitar que ele não sente nada por você, que a única coisa que ele vê em ti é um cara legal, mas que é apenas um colega de trabalho. Vocês não vão ser nada mais do que isso. Então assim, limite-se, no lugar de trabalho principalmente você não vai criar sinais, você não vai tentar ser obsessivo com essa paixão. Você está apaixonado por ele, estabeleça que o sinal que você vai dar para si quando achar isso vai ser quando ele te chamar para sair e se nessa saída ele fizer perguntas mais íntimas.
O que mais você precisa para entender de uma vez por todas que ele é hetero?
Você já ouviu ele falando que ia em festas e ficava em disputa de pegar meninas, em mais de uma festa que ele foi você ficou sabendo, inclusive outras pessoas viram, que ele ficou com meninas. Você já o questionou sobre namoro e teve a confirmação de que ele já namorou TRÊS VEZES, sendo uma mais sério de apresentar para pai e mãe.
Fora comentários machistas e homofobicos que já presenciei dele.
Isso já é prova suficiente. Não espere ele namorar novamente para ter esta certeza. Não espere ele fazer um filho para ter esta certeza. Você já as tem. Entenda isso.
Porque ele não pode ser gay?
Não há provas. Há apenas especulações e isso não define ninguém. As especulações são chulas, não tem base nenhum. Fala mais sobre a personalidade dele do que a orientação sexual.
Se ele é gay, isso é dele, isso é pessoal. Se ele quiser te contar ele vai te contar. Se ele não quiser, isso é dele. Não vá a fundo nisso. Não tente encontrar essa resposta, porque ela pode já ter sido resolvida.
Porque você quer abrir seus sentimentos para ele? Ele vai ser sensível?
Porque é a última coisa que me falta fazer, mas não vai adiantar nada. Ele não sente a mesma coisa. Eu só vou me humilhar e me expor. Eu não sei como ele vai reagir, mas não creio que será com sensibilidade, até porque ele já reclamou anteriormente das cantadas do Deivid, então é provável que ele não lide com isso muito bem e pode me expor para outras pessoas.
Mas mesmo que ele descobrir, não devo transformar isso em um MEDO.
Há, mas ele segue alguns gays…,
Isso não quer dizer nada. Você não sabe que tipo de relação ele tem com essas pessoas. Podem ser ex-colegas de trabalho, amigos de infância, parentes. Então não fique se apegando a isso.
Falas preconceituosas
Ele já falou que assedio é mimimi, já debochou disso quando retratou “Se eles querem respeito, eles tem que dar respeito”. Teve uma fala machista no dia da mulher e outra sobre HB20 branco. As falas dele não são nada sensíveis nesse caso.