Parasitologia Flashcards
Qual o ciclo de vida dos carrapatos?
Ovo, larva, ninfa e adultos
Qual a função do órgão de heller nos carrapatos?
Como os carrapatos transmitem doenças de um hospedeiro para o outro?
O órgão de Heller é um órgão sensitivo e olfativo que permite que encontrem o hospedeiro no ambiente.
O carrapato ao fazer o repasto, ele introduz suas secreções salivares, contendo substância anticoagulante e é nesse momento do repasto que transmite doenças
Explique o ciclo trioxeno dos carrapatos. Quais tipos de carrapato possuem esse ciclo?
O Rhipicephalus é Amblyomma possuem esse ciclo, isto é, precisam de ao menos três hospedeiros.
- fêmeas fazem postura de ovos no ambiente. Ovos eclodem e larvas sobem no hospedeiro. Lá elas fazem o repasto, se desenvolvem e descem para o ambiente. No ambiente ocorre a muda para ninfa. As ninfas sobem no hospedeiro, fazem o repasto, se desenvolvem e descem para o ambiente onde se tornam adultas. Os adultos sobem no hospedeiro, fazem a cópula, fazem repasto para produção de ovos e descem para o ambiente para postura dos ovos. A fêmea ingurgitada morre após a postura.
Explique o ciclo monoxeno dos carrapatos. Qual espécie de carrapato possui esse ciclo?
O anocentor possui este ciclo. A fêmea faz a postura dos ovos no ambiente. Os ovos eclodem e as larvas sobem no hospedeiro, fazem o repasto e se desenvolvem em ninfa. As ninfas fazem o repasto e se tornam adultos. Os adultos com dimorfismo sexual fazem a cópula no hospedeiro e a fêmea faz um grande repasto para produção dos ovos, que coloca no ambiente.
Quais os efeitos associados a presença de carrapatos?
- Inquietação e desassossego: animal fica irritado, não consegue descansar devido a dor e prurido, não consegue se alimentar de forma adequada e podemos ter perdas produtivas. Pode causar inflamação, reações de hipersensibilidade, etc.
- anemia em casos de infestação por carrapatos
- transmissão de agentes patogênicos como babesia, vírus, bactérias.
- predisposição a miiase
- infecções secundárias
Qual a diferença entre sarnas escavadoras e não escavadoras ?
As sarnas escavadoras ultrapassam a barreira da pele e parasitam as camadas abaixo da epiderme. As de interesse veterinário são a sarcoptica e a demodecica. As não escavadoras não escavam a pele e parasitam a superfície. Um exemplo é a sarna otodecica
Fale um pouco sobre a sarna sarcoptica
A sarna sarcoptica é uma sarna globosa, cujos pares de patas traseiras não ultrapassa a superfície do corpo. É menos pernuda! É considerada uma sarna profunda, pois cava galerias na pele do hospedeiro, onde libera dejetos e faz a postura dos ovos. Esse ato de escavar, fazer a postura de ovos e depositar dejetos causa prurido intenso e processo inflamatório.
Os ovos eclodem e as demais fases ocorrem na supercicie da pele.
Sobrevivem por no máximo 24h no ambiente!
É uma zoonose - a variante canis causa dermatite transitória
Qual o ciclo da sarna?
Ovo, larva, ninfa e adulto
Qual a manifestação clínica da sarna sarcoptica?
Prurido intenso, eritema, descamação, hiperqueratose, escoriações decorrentes do prurido, infecções secundárias, reflexo otopedal
Fale sobre a sarna demodecica
A sarna Demodecica é um ácaro de corpo alongado que parasita folículos pilosos, glândulas sebaceas e sudoriparas. Não sobrevive fora do hospedeiro e está presente na maior parte dos animais sem manifestar a clínica. A transmissão geralmente ocorre no nascimento quando os filhotes têm um contato íntimo com a mãe. A manifestação clínica ocorre em animais com queda de imunidade ou por fatores genéticos: cães como spitz alemão e pug têm uma predisposição maior a manifestar a clínica dessa sarna.
A multiplicacao ocorre nos folículos e leva a destruição e queda dos mesmos
Qual a manifestação clínica da sarna demodecica?
Alopecia, rarefação pilosa e prurido quando há infecções bacterianas secundárias
Fale um pouco sobre a sarna otodecica
E uma sarna não escavadora, de formato globoso e mais pernuda que a sarcoptes. Ela fica de forma superficial e seu local de predileção é o conduto auditivo (ambiente quente, úmido e com queratina). Neste local, é comum vermos uma secreção característica que causa prurido. A manifestacao é portanto, prurido, meneio cefalico, secrecao, e o ato de coçar pode levar a infecções secundárias
Qual o ciclo das moscas
Ovo, larva, pupa e adultos cm dimorfismo sexual
Fale sobre as moscas hematofagas e suas consequências aos animais
As moscas hematofagas se alimentam com o sangue do animal e podem causar irritação, estresse, não permitir que descansem de forma adequada, causar perda produtiva, suas picadas podem ser doloridas, podem causar reações de hipersensibilidade, podem transmitir doenças ou carrear ovos de outras moscas, por exemplo (vetores foreticos).
Podemos citar como exemplo de moscas: Mosca doméstica, stomoxys calcitrans (mosca dos estábulos), haematobia (mosca dos chifres)
O que é miiase?
São infestações de órgãos ou tecidos de animais por estágios larvas de moscas. Podem ocasionar irritacao, prurido, desconforto, necrose, perda de peso, queda de imunidade, infecções secundárias, etc.