Pancreatite Flashcards
Tto
Volemia, analgesia e dieta 0
Definir se forma é leve moderada ou severa até quando tempo
48 horas
Na forma grave oq fazer ?
Na forma grave, orientar a conduta posterior pelo resultado da TC contrastada (observar se existe necrose › 30% do pâncreas).
Recomeçar dieta na pancreatite leve
Recomeçar a dieta ENTERAL no momento adequado.
Leve: O paciente pode ser internado, permanecer em dieta zero até a melhora do quadro clínico, a dor principalmente, A forma leve é a manifestação da pancreatite intersticial (edematosa) e nesses casos a TC não é necessária (exceto se houver alguma complicação tardia)
Recomeçar dieta oral
realimentação oral em geral é possível com 3-5 dias de evolução na forma leve, Os melhores critérios para iniciarmos dieta são a melhora da dor abdominal, o retorno da peristalse, a ausência de vômitos e o paciente manifestar desejo de se alimentar.
Analgesia com?
Meperidina ou outros opiáceos
Posso usar morfina, pq?
Analgesia: com opiáceos. A morfina aumenta o tônus do esfíncter de Oddi, mas é possível utilizar morfina. A Meperidina, é a que deve ser utilizada, mas pode haver acúmulo de metabólitos tóxicos, com irritação neuromuscular e, raramente, convulsões.
Como fazer hidratação venosa
Hidratação Venosa: Reposição volêmica vigorosa. Na pancreatite grave, pelo menos 6 litros de cristalóide, nas primeiras 24h, Coloides sintéticos devem ser evitados, pois podem aumentar o risco de SDRA na PA grave
Pq fazemos o Suporte nutricional enteral e qual é o tipo de dieta
Suporte Nutricional: Deve ser iniciado nas primeiras 48h, devido ao estado hipercatabólico da pancreatite grave. A nutrição enteral jejunal é a mais indicada atualmente. A dieta deve ser rica em proteínas e pobre em lipídeos. A Nutrição Parenteral Total (NPT) para pacientes que não toleram a dieta enteral ou naqueles em que as necessidades calóricas não são atingidas após o segundo ao quarto dia de dieta.
Quando fazer atb profilático ?
Antibiótico Profilático: AO INDICAR ATB PROFILATICO EM CASOS DE NECROSE PANCREÁTICA ESTÉRIL, isto é, só se deve fazer ATB se a necrose estiver comprovadamente infectada.