Palpação Flashcards
Palpação:
• A palpação permite a análise das caracteristicas gerais do tegumento e das partes profundas, (consitência, temperatura, espessura, sensibilidade e umidade) bem como a percepção e caracterização de pulsações, frêmitos, edemas e crepitações.
Palpação com a mão espalmada:
• É utilizada usando toda superficie palmar, de uma ou ambas as mãos, para palpar o segmento corporal em questão. O examinador também pode utilizar somente as polpas digitais e a superficie ventral dos dedos para aumentar a sensibilidade do exame.
Palpação com sobreposição das mãos:
• Esse tipo de palpação é realizado colocando a mão não dominante sobre a mão dominante. Com a mão dominante se realiza palpação utilizando somente as polpas digitais ou toda superficie digital em conjunto com a superficie palmar. Com a mão não dominante se faz o controle mais sensível da pressão exercida sobre a região examinanda.
Palpaçao com a borda da mão:
• Utiliza-se a borda externa da mão durante a palpação. Essa técnica é util na palpação profunda para a detecção de presença de massas e de sua consistência.
Palpação em pinça:
• O dedo indicador e o polegar são utilizados na forma de pinça para avaliação tegumentar. É util primcipalmente para caracterizar turgidez e elasticidade da pele.
Palpação com o dordo das mãos e dedos:
• Utilizando a superficie dorsal dos dedos e da mão palpa- se pele com leve pressão. É utilizada na verificação da temperatura corporal.
Digitopressão:
• Utilizando a polpa do polegar é realizada a compressão da região examinada para avaliar o estado da microcirculação, presença de dor, presença de edema e sua intensidade ( também chamado de cacifo).
Pesquisa de flutuação:
• Quando indentificada a presença de tumefação na superficie corporal esta tecnica é utilizada. Com o dedo indicador da mão não dominante é colocado sobre um dos lados da tumefação sem exercer nenhuma pressão, enquanto o dedo indicador da mão dominante realiza movimentos de compressão em sequencia, de forma perpendicular a pele, do outro lado a tumefação. Se a tumefação apresenta conteudo liquido no seu interior, o dedo da mão não dominante será movimentado de maneira indireta pelas compressoes contralaterais.
Puntipressão:
• Utiliza- se um objeto pontiagudo, porém não perfurante, para avaliação da sensibilidade tegumentar e para caracterização de talangiectasia.
Vitropressão:
• Utiliza- se uma lamina de vidro para comprimir a pele da região examinada. Ao realizar a compressão, observa- se o aspecto da pele através da lâmina de vidro. Assim, é possivel diferenciar a púrpura (extravasamento sanguineo para o tecido subcutâneo) do eritema (coloração avermelhada da pele devido a vasodilatação), sendo em casos de eritema, o aspecto vermelho da pele desaparece durante vitropressão enquanto na púrpura esse aspecto permanece.
Fricção com algodão:
• Utilizando- se um algodão se realiza leve movimentos de contato sobre a região examinada. É util na avaliação da sensibilidade da pele.