Palavras homófonos, polissemia, Paronímia Flashcards
Homófonos (homo + fono), que significa “igual som”, são palavras com significados diferentes, mas com pronúncia idêntica.
Homógrafos (homo + grafos), que significa “grafia igual”, são palavras com significados diferentes, mas com grafia idêntica (mesmas letras).
E perfeitos? Perfeitos, como diz o nome, é quando há a combinação de ambas (pronúncia e grafia iguais), mas com significado diferente.
Paronímia
Paronímias são palavras parecidas, mas com significados diferentes.
Atenção: não é incomum haver confusão entre as paronímias e as homonímias. No entanto, é de se observar que aquelas (paronímias) não são iguais na pronúncia, nem na grafia.
A melhor forma de explicar é mostrando alguns exemplos.
Polissemia
Sem mudar a classe gramatical, uma mesma palavra (ou até mesmo uma expressão) pode assumir mais de um sentido/significado. Isso irá depender do contexto em que está inserida.
Exemplo 1:
O cabo João do exército brasileiro faz um trabalho honroso.
O cabo da vassoura está quebrado.
Observou que a palavra “cabo” assumiu uma pluralidade de significados? Observou também que se trata de um substantivo e que não houve mudança de classe gramatical?
Isso que é polissemia!
Agora, cuidado para não confundir. Se houver mudança de classe gramatical não é polissemia!
Vamos a mais um exemplo.
Exemplo 2:
Um cardápio de restaurante italiano dizia a seguinte frase: “Uma pesquisa aponta que o vinho é bom para o coração; posso confirmar, porque depois de algumas taças eu amo todo mundo!” (FGV - 2017)
A expressão “bom para o coração” é uma polissemia, uma vez que pode dois sentidos:
1) o vinho faz bem à saúde;
2) o vinho faz as pessoas amarem todo mundo.