figuras de pensamento Flashcards
→ ANTÍTESE
A antítese é uma associação de ideias contrárias por meio da aproximação de palavras e/ou expressões com sentidos opostos e que contrastam entre si.
Observe os exemplos:
O amor é nada, o respeito é tudo.
Enquanto o amor for muito, o valor que se dá será pouco.
→ PARADOXO
Paradoxo é uma oposição entre termos para construir uma ideia. Assim, o paradoxo sugere uma proposição aparentemente absurda, a qual é o resultado de uma contradição.
Observe os exemplos:
Aprendi a confiar desconfiando.
Quanto mais eu amo, menos tenho amor.
→ EUFEMISMO
O eufemismo consiste na substituição de palavras ou expressões desagradáveis, impactantes e/ou fortes por outras menos agressivas. Recorremos ao eufemismo quando necessitamos informar uma notícia desagradável ou impactante. Quando utilizamos esse recurso de linguagem, estamos suavizando a ideia original.
Não pare agora… Tem mais depois da publicidade ;)
Observe os exemplos:
Ele partiu para o andar de cima. (Ele morreu)
Paulo Henrique faltou com a verdade. (Paulo Henrique mentiu)
→ HIPÉRBOLE
A hipérbole é uma expressão intencionalmente exagerada para realçar alguma ideia. Isso significa que todas as vezes que nos referimos a algo de modo exagerado criamos uma hipérbole.
Observe os exemplos:
Quase morri de susto.
Ajudarei minha família eternamente.
→ PROSOPOPEIA OU PERSONIFICAÇÃO
Consiste na atribuição de características humanas a outros animais e/ou objetos inanimados.
Observe os exemplos:
O tempo voa.
O vento grita e eu me calo.
O passarinho cantou a manhã toda.
→ APÓSTROFE
Apóstrofe é uma figura de linguagem realizada por meio do vocativo. Ela é muito utilizada pelos poetas. Trata-se da interpelação de pessoas, sentimento ou objetos com o objetivo de enfatizar uma ideia ou expressão. A apóstrofe caracteriza-se pela invocação do receptor da mensagem, evidenciando a pessoa, o sentimento ou o objeto.
Observe o exemplo:
Ó, céus! Ó, vida! Ó, Senhor Deus!
→ GRADAÇÃO
Quando criamos uma sequência de palavras ou expressões com o intuito de gerar ideias de progressões ascendentes ou descendentes, estamos recorrendo à gradação. Quando a progressão é ascendente, a gradação é chamada de ‘clímax’; quando é descendente, é chamada de ‘anticlímax’.
Observe o exemplo:
Ele chorou, gritou, esperneou.
Como pudemos observar, Figuras de Pensamento são recursos de estilos utilizados tanto em obras literárias quanto pelos falantes da Língua Portuguesa.