p2 desespero Flashcards
Ligamento suspensor de cooper
Quando pressionado deixa a mama com aspecto de casca de laranja
Câncer de mama
Mais comum: quadrante superior lateral
Dissecção dos linfonodos axilares
Tratamento apropriado de um câncer como o de mama. Pode gerar linfedema (acúmulo de linfa). Risco de lesão de nervo torácico longo e e nervo toracodorsal, causando enfraquecimento da rotação medial e adução do braço.
Cauda de Spence
Pode inchar durante o período menstrual e parecer um tumor
Síndrome do supra escapular
Nervo supraescapular é comprimido. Atrofia dos músculos supra e infra espinhais.
Escápula alada (discinesia da escápula)
Lesão dos músculos serrátil anterior, porção superior do trapézio e porção inferior do trapézio. Lesão dos nervos torácico longo (m. serrátil) e nervo espinal acessório (m. trapézio). Distrofia facioescapuloumeral.
Síndrome do pinçamento subacromial
Lesões do tendão do músculo supra espinhal, associadas ou não às lesões da cabeça longa do músculo bíceps.
Neurite do plexo braquial
Distúrbio neurológico de causa desconhecida. Dor intensa no ombro. Fibras acometidas normalmente provêm do tronco superior. Hiperabdução prolongada do braço durante a realização de tarefas manuais acima da cabeça. Compressão da artéria e veia axilares causa isquemia do membro superior e dilatação das veias superficiais. Lesões das partes inferiores do plexo braquial (paralisia de Klumpke) são muito menos comuns. Lesões inferiores do plexo podem ocorrer quando o membro superior é subitamente puxado para cima. Os músculos curtos da mão são afetados, resultando em MÃO EM GARRA.
Mão em garra
A paralisia ou paresia do nervo ulnar provoca um desequilíbrio muscular que leva à deformidade que denominamos “mão em garra” ou “garra ulnar”.
Aneurisma da artéria axilar
Primeira parte da artéria se dilata
Lesões na veia axilar
Bem mais superficial do que artéria = mais facilmente lesionada
Lesão no nervo radial
Mão em gota
Mão em gota
Lesão no nervo radial
Lesão no nervo mediano
Compressão do nervo causa síndrome do túnel do carpo. MÃO EM BÊNÇÃO.
Mão em bênção
nervo mediano é vulnerável a lesões no cotovelo, geralmente devido a uma fratura supracondiliana. Isso resulta na denervação da cabeça radial do flexor profundo dos dedos e dos dois lumbricais laterais. A consequência disso é a supinação do antebraço e a perda da flexão nas articulações metacarpofalângicas e interfalângicas dos dedos indicador e médio. Há incapacidade de fechar o punho, pois ambos os dedos estão estendidos e a mão está em uma posição clássica conhecida como “mão em bênção” (quando a pessoa tenta flexionar os dedos), como quando o padre profere a bênção.
Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo provoca dormência, formigamento e é causada principalmente por lesões relacionadas a esforço repetitivo. Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e a síndrome do túnel do carpo.
Síndrome da lua de mel
Compressão do nervo radial na região do sulco espiral do úmero durante o sono
Lesão do nervo cutâneo antebraquial
Relacionado à venipuntura (punção na veia)
Palmar longo
Usado para reconstrução. Ponto de anestesia.
Síndrome do túnel cubital
A síndrome do túnel cubital é uma doença que envolve a compressão ou o estiramento do nervo ulnar, o que pode causar dormência ou formigamento nos dedos anelar e mínimo, dor no antebraço e fraqueza na mão. Dor na parte interna do cotovelo. Formigamento no 4o e 5o dedo. Teste de Tinnel. Nervo ulnar.
Epicondilite lateral
Tenista. Extensão.
Epicondilite medial
Golfista. Flexão.
Lesão do tendão do extensor do indicador
Dedo em martelo. Queda.
Dedo em martelo
O “dedo em martelo” é uma deformidade causada quando o tendão responsável por esticar a ponta do dedo (tendão extensor terminal) é lesionado.
Inflamação ou lesão extensor longo do polegar
Paralisia do baterista
Paralisia do baterista
A inflamação ou a ruptura do tendão do extensor longo do polegar é comumente chamada de “paralisia do baterista”. Esta condição é normalmente causada por lesões mecânicas contusas na área do punho ou simplesmente pelo uso excessivo do músculo extensor longo do polegar. Ela é mais comumente vista em bateristas, escultores, ferreiros ou garçons. A alteração resulta na fraqueza do extensor longo do polegar, que se apresenta como uma extensão incompleta do polegar.
Síndrome do túnel do carpo está relacionada a
Parestesia e diminuição na face anterior dos 3 primeiros dedos e atrofia dos músculos da região tenar.
Quais destes não inerva nenhum músculo do dorso?
Axilar, acessório, escapular dorsal, toracodorsal
Axilar
Trígono da ausculta
Borda medial da escápula e músculos trapézio e latíssimo.