P1 vazada Flashcards
MRF, 58 anos, sexo masculino, está sendo medicado com varfarina. O paciente e seus familiares devem ser orientados sobre a necessidade de ingerir, com moderação, determinados alimentos por causa da possível interferência no efeito da varfarina. Quais alimentos tem de ser ingeridos em quantidade limitada?
Alimentos ricos em vitamina K, como:
Vegetais de folhas verdes escuras, como espinafre, couve, brócolis, rúcula e alface.
Couve-de-bruxelas.
Repolho.
Salsa.
Chá verde.
Assinale a alternativa FALSA:
a) a angina instável demanda hospitalização e um tratamento mais agressivo, no intuito de evitar a morte e a evolução para IAM.
b) Os inibidores de fosfodiesterase V, como a sildenafila, costumam potencializar o efeito dos nitratos orgânicos, estando, por essa razão, contraindicados aos pacientes com angina que usem nitratos.
c) o uso dos nitratos orgânicos pode estar associado ao desenvolvimento de tolerância, por essa razão costuma ser útil que o paciente permaneça um período do dia (usualmente à noite) sem usá-los, para recuperar a sensibilidade ao fármaco.
d) O uso de nitroglicerina transdérmica é particularmente útil para os pacientes que apresentam angina durante o sono
e) a angina variante, ou Printzmetal, a qual pode ocorrer mesmo no repouso, responde bem aos betabloqueadores.
e) a angina variante, ou Printzmetal, a qual pode ocorrer mesmo no repouso, responde bem aos betabloqueadores.
Considere os seguintes fármacos para o tratamento de anginas e diga a comormidade de cada.
Propanolol -
Nifedipino -
Verapamil -
Propanolol - DPOC
Nifedipino - IC e DAC
Verapamil - IC sem DAC
Paciente do sexo masculino, 62 anos, apresenta antecedentes familiares de doença csrdíaca. Ele apresenta um histórico de hipertensão arterial controlada com medicamentos. Recentemente, ele começou a relatar episódios de dor no peito durante a noite e pela manhã, que duram de 5 a 10 minutos. Essa dor é descrita como uma sensação de aperto no peito e é acompanhada de sudorese fria. Ele não experimenta dor durante a atividade física. Indique a melhor opção para o tratamento deste paciente.
a) hidralazina
b) nitroglicerina (sublingual)
c) nitrato de amila
d) esmolol
e) nitroglicerina (transdérmica)
b) nitroglicerina (sublingual)
Quais estão corretas?
I - A heparina não fracionada é uma mistura de mucopolissacarídeos de cadeias retas, com cargas negativas e diversos pesos moleculares.
II - A heparina não fracionada e as heparinas de baixo peso molecular se ligam à antitrombina III, sendo que este complexo promove a rápida inativação dos fatores de coagulação sanguínea.
III - A heparina não fracionada e as HBPM não devem ser utilizados em gestantes, uma vez que atravessam a placenta e promovem teratogenicidade
I e II
Considerando os fármacos trombolíticos e anticoagulantes, é possível afirmar que:
a) O fondaparinux é um pentassacarídeo anticoagulante derivado sinteticamente, que potencializa a ação da antitrombina III.
b) A apixabana é um inibidor direto do fator Xa
c) A uroquinase é produzida naturalmente nos rins humanos e converte diretamente plasminogênio em plasmina ativa.
d) A alteplase tem baixa afinidade pelo plasminogênio livre no plasma, mas ativa rapidamente o plasminogênio que está ligado à fibrina em um trombo ou um tampão hemostático.
e) todas as alternativas estão corretas.
e) todas as alternativas estão corretas.
Marque V para verdadeiro e F para falso.
( ) O colestipol reduz a absorção dos sais biliares do intestino, formando um complexo excretado nas fezes.
( ) A diminução na síntese hepática de colesterol resulta do aumento do número de receptores de LDL.
( ) A genfibrozila inibe a lipase lipoproteica por ativação da PPAR-alfa.
( ) A niacina ativa a lipólise no tecido adiposo, aumentando assim os níveis de ácidos graxos livres circulantes, resultando em uma diminuição na síntese de triglicerídeos no fígado.
( ) A ezetimiba inibe seletivamente a absorção de colesterol da dieta e da bile no intestino delgado, diminuindo a oferta de colesterol intestinal para o fígado.
(V) O colestipol reduz a absorção dos sais biliares do intestino, formando um complexo excretado nas fezes.
Verdadeiro. O colestipol é um sequestrante de ácidos biliares que impede sua reabsorção, levando à excreção pelas fezes.
(V) A diminuição na síntese hepática de colesterol resulta do aumento do número de receptores de LDL.
Verdadeiro. O aumento dos receptores de LDL no fígado promove maior captação de LDL da circulação, reduzindo os níveis de colesterol no sangue.
(F) A genfibrozila inibe a lipase lipoproteica por ativação da PPAR-alfa.
Falso. A genfibrozila ativa a PPAR-alfa, o que estimula a lipase lipoproteica, promovendo a degradação de triglicerídeos.
(F) A niacina ativa a lipólise no tecido adiposo, aumentando assim os níveis de ácidos graxos livres circulantes, resultando em uma diminuição na síntese de triglicerídeos no fígado.
Falso. A niacina inibe a lipólise no tecido adiposo, o que reduz os níveis de ácidos graxos livres e, consequentemente, a síntese de triglicerídeos no fígado.
(V) A ezetimiba inibe seletivamente a absorção de colesterol da dieta e da bile no intestino delgado, diminuindo a oferta de colesterol intestinal para o fígado.
Verdadeiro. A ezetimiba bloqueia a absorção de colesterol no intestino delgado, o que reduz a quantidade de colesterol que chega ao fígado.
Quanto ao tratamento da hipercolesterolemia, é correto afirmar que:
I - as estatinas (inibidores da HMG-CoA redutase) reduzem os níveis de LDL-C e podem aumentar os níveis de HDL-C em alguns pacientes.
II - A insuficiência hepática é um efeito adverso grave observado em pacientes que fizeram uso de estatinas.
III - Pacientes homozigóticos para hipercolesterolemia familiar não tem receptores de LDL-C, e dessa forma, se beneficiam muito menos do tratamento com estatinas.
I, II e III
Sobre os fármacos anti-hiperlipêmicos, é incorreto afirmar que:
a) a associação das estatinas com a colestiramina promove a redução mais acentuada dos níveis de colesterol LDL do que a obtida na monoterapia com estatinas.
b) Por ser rapidamente absorvida e por sua elevada hepatotoxicidade, a administração de colestiramina deve ser feita com cautela.
c) rubor cutâneo é um efeito adverso comum da niacina, o qual pode ser reduzido pela administração de AAS.
d) as estatinas podem causar dor muscular e rabdomiólise.
e) Os sequestradores de ácidos biliares podem comprometer a absorção das vitaminas lipossolúveis e interferem na absorção de vários fármacos, que devem ser administrados entre 1 e 2 horas antes ou de 4 a 6 horas depois das resinas fixadoras de ácidos biliares.
A alternativa incorreta é:
b) Por ser rapidamente absorvida e por sua elevada hepatotoxicidade, a administração de colestiramina deve ser feita com cautela.
Explicação: A colestiramina não é rapidamente absorvida, pois é um sequestrador de ácidos biliares que atua no trato gastrointestinal. Ela se liga aos ácidos biliares no intestino, formando complexos que são excretados nas fezes. A colestiramina não é absorvida de forma sistêmica e, portanto, não apresenta hepatotoxicidade.
A dislipedmia é um fator de risco cardiovascular relevante devido à sua relação com o desenvolvimento da aterosclerose. Identifique V ou F.
( ) Para os usuários de estatinas e fibratos, provas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas periodicamente para a avaliação de segurança do tratamento.
( ) Os fibratos são indicados para prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo e na prevenção de pancreatite aguda.
( ) A genfibrozila pode ser usada em associação com estatinas, pois não aumenta significativamente o risco de rabdomiólise.
( ) As estatinas são inibidores da enzima 3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A redutase. São geralmente bem toleradas, e entre os efeitos indesejáveis citam-se dor muscular e desconforto gastrointestinal
V - Para os usuários de estatinas e fibratos, provas de função hepática (aminotransferases/transaminases) e muscular (creatinofosfoquinase) devem ser realizadas periodicamente para a avaliação de segurança do tratamento.
Comentário: Estatinas e fibratos podem causar elevações nas transaminases hepáticas e no risco de miopatia, sendo essencial monitorar esses parâmetros.
V - Os fibratos são indicados para prevenção de eventos cardiovasculares maiores quando utilizados em pacientes com hipertrigliceridemia associada a HDL baixo e na prevenção de pancreatite aguda.
Comentário: Os fibratos são eficazes na redução dos triglicerídeos e no aumento do HDL, sendo úteis especialmente em situações de hipertrigliceridemia severa para prevenir pancreatite.
F - A genfibrozila pode ser usada em associação com estatinas, pois não aumenta significativamente o risco de rabdomiólise.
Comentário: O uso de genfibrozila em combinação com estatinas aumenta o risco de rabdomiólise, especialmente em comparação com outros fibratos, como o fenofibrato, que é considerado mais seguro para uso concomitante.
V - As estatinas são inibidores da enzima 3-hidroxi-3-metilglutaril-coenzima A redutase. São geralmente bem toleradas, e entre os efeitos indesejáveis citam-se dor muscular e desconforto gastrointestinal.
Comentário: As estatinas são amplamente usadas para reduzir o colesterol LDL, mas seus efeitos colaterais podem incluir dor muscular e problemas gastrointestinais.