Osteoporose Flashcards
O que é osteoporose?
OSTEOPOROSE = doença esquelética crônica caracterizada pela diminuição da densidade óssea e mudança na sua arquitetura. O equilibrio entre formação/reabsorção óssea está afetado. Ocorre perda óssea de forma acelerada.Fraturas mais comuns por fragilidade: MMSS distal-antebraço; fraturas de coluna e fêmur.
Como é a classificação da osteoporose?
Classificada em: primeira (tipo I e II) e secundária. Das mulheres com menopausa, é primária tipo I.
Quais são os sinais e os sintomas da osteoporose?
Sinais e sintomas: normalmente é assintomática. Os pacientes tomam conhecimento da doença quando ocorre uma fratura ou quando o médico solicita um DXA.
Fatores de risco relacionados a osteoporose.
Fatores de risco não modificáveis = idade, etnia (branca, asiática), estrutura corporal pequena,menopausa precoce, fratura previa, história familiar de osteoporose.
Fatores de risco modificáveis = consumo insuficiente de cálcio e vitamina D, tabagismo, baixo peso corporal, consumo excessivo de álcool, estilo de vida sedentário
Como é feito rastreio para diagnóstico de osteoporose?
O rastreio é feito por:
DMO = densitometria mineral óssea; para avaliar risco de fraturas, diagnóstico de osteoporose, identificar mulheres que seriam beneficiados com abordagem terapêutica.
DXA (densitometria óssea) = absorciometria por dupla emissão de raios x; densitometria óssea. Do quadril e da coluna. Expressa como um índice T score.
Indicações para realização de densitometria óssea.
Como calcular o risco de fratura óssea?
A OMS criou o FRAX – ferramenta de avaliação de risco de fratura, o qual estima a probabilidade de fratura de quadril ou fratura osteoporótica combinada em 10 anos (quadril, vértebra, úmero ou punho) para uma pessoa não tratada, através de fatores de risco, usando ou não a DMO.
Se o individuo for de baixo e médio risco é necessária a medida da DMO.
Distúrbios clínicos associados a osteoporose.
Distúrbios clínicos associados = hipertireoidismo, hiperparatireoidismo, doença renal crônica, distúrbios que exigem uso sistêmico de corticosteroides.
Exames laboratoriais no diagnóstico de osteoporose / Consequências da osteoporse .
Exame laboratoriais: hemograma, VHS, cálcio sérico, fosforo sérico, proteína total, albumina,enzimas hepáticas, creatinina, eletrólitos, glicemia jejum,dosagem de cálcio na urina de 24 horas,dosagem de vitamina D, fosfatase alcalina.
Consequências da osteoporose = fraturas.
Como é a prevenção da osteoporose?
Prevenção= exercícios usando carga de peso (atividade física 3x/semana por 40 min); administração de cálcio e vitamina D. Controle do ambiente para prevenção de quedas. Evitar alcoolismo e tabagismo. Exposição ao sol por 15 minutos.
Ingesta de cálcio pós menopausa → 1.500 mg de cálcio (sem terapiaestrogênica) e 1.000 mg (com terapia estrogênica).
Vitamina D → 400-800 UI/dia (em mulheres > 65 anos ou com osteoporose estabelecida).
Como é o tratamento para a osteoporose?
Para tratamento: T score < -2,5
Mulheres na menopausa com T score < - 1,0 = iniciar bisfosfonato (Alendronato de Sódio 70 mg,semanalmente, administrado com água em jejum, 30 minutos antes do café da manhã, não deitar após
a ingesta) + suplementação de cálcio e vitamina D
Qual a relação entre osteoporose e menopausa?
A osteoporose é uma doença sistêmica caracterizada pela diminuição da densidade óssea e alterações em sua microarquitetura, levando à fragilidade e predispondo a fraturas por baixo impacto.
O tecido ósseo é dinâmico, pela remodelação feita pelos osteoclastos (OC) e osteoblastos (OB). Os OC são células da linhagem no macrófago/monócito, que está sob controle de interleucinas (IL-1, IL-6,IL-4, IL-7, IL-11, IL-17), fator de necrose tumoral (TNF-α), fator de transformação do crescimento β
(TGF-β), prostaglandina E2 e hormônios.
O RANKL é uma citocina essencial para Osteoclastogênese, é expressa pelos OB e seus precursores imaturos. Essa citocina ativa o RANK, que promove a formação + ativação dos OC.
Porem, a Osteoprotegerina (OPG) bloqueia os efeitos do RANKL, atuando como antagonista dele.
Quem controla o RANKL e OPG são hormonios e citocinas, e eles determinam as funções do OC.
EX: se tiver mais RANKL do que OPG, vai determinar a patogênese de doenças reabsortivas.
Deficiênciade estrogênio,uso de corticosteroide, artrite reumatoide, mieloma e metástase→alteram a relação RANKL/OPG → promovem Osteoclastogênese → acelera reabsorção óssea → induz perda
óssea