Os Filosofos Pré Socráticos Flashcards
Os filósofos pré socráticos são classificados como fisiólogos. Explique o termo e o porquê de serem classificados dessa forma.
Fisiólogos são os filósofos da natureza. Ou seja, aqueles que buscavam identificar a causa natural contínua, eterna, imperecível da existência de todos os seres e suas transformações.
Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo ocidental. Seus discípulos formaram a Escola Jônica, que se caracteriza basicamente pelo amplo interesse na Physis e pelas teorias sobre a natureza. Qual era o princípio universal defendido por Tales de Mileto e como ele funcionava?
Para Tales de Mileto, o princípio universal era a água, que estava ligada à gênese de todas as coisas, direta ou indiretamente. Segundo ele, a água mudava de aparência sem alterar sua essência, permitindo o surgimento de seres variados. “Tudo é água”=“tudo é um”.
Conhecemos a frase “nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” por causa de Lavoisier e sua teoria de conservação de massas. No entanto, essa frase é muito mais antiga e foi dita por Anaximandro de Mileto. Desenvolva a frase explicando o que era defendido e argumentado por Anaximandro.
Para Anaximandro, o princípio era o Ápeiron, ou seja, o infinito, o ilimitado, o ciclo infinito de transformações. Com isso, entende-se que sua frase está relacionada ao princípio de que a essência do ser permanece, independente de sua transformação material.
Anaxímenes de Mileto, assim como outros da escola Jônica, tinha sua princípio universal envolto em causas naturais. O que era defendido pelo filósofo?
Segundo ele, o ar (Pneuma) seria o princípio universal, uma vez que é incorpóreo e encontra-se por toda parte.
O que era defendido por Pitágoras de Samos, fundador da escola Italina (Crotona)?
Pitágoras acreditava que o princípio eram os números, e que estes estavam por toda a parte e constituíam tudo e todas as coisas. Logo, o universo teria base numérica, o que explica a proporção e harmonia da realidade.