Ortopedia/Reumatologia Flashcards
Cite o decálogo da dor:
- Localização
- Duração
- Intensidade
- Irradiação
- Caráter da dor
- Relação com funções orgânicas
- Evolução, relação com funções orgânicas
- Fatores de melhora
- Fatores de piora
- Manifestações concomitantes
Qual a característica de uma dor inflamatória?
Ela melhora com o esforço, piora com o repouso.
Qual a característica de uma dor mecânica?
Ela melhora com o repouso e piora com o esforço.
A fratura mais comum que ocorre nos ossos do carpo é a do osso _________. Essa lesão geralmente ocorre quando uma pessoa tenta impedir uma queda esticando a mão e apoiando-se sobre a palma com a mão em abdução. Os sintomas são dor e edema de uma região conhecida como tabaqueira anatômica.
Escafóide
Artrose que atinge a articulação trapezio-metacárpica ou trapeziometacarpal:
Rizartrose
Percussão na região volar do punho na topografia do nervo mediano com neuropatia compressiva (síndrome do túnel do carpo) causa hiperestesia (choque) na região inervada por esse nervo. Qual o teste?
Teste de Tinel
Utilizado para as tenossinovites estenosantes do primeiro compartimento dorsal (abdutor longo e extensor curto do polegar). Realiza-se desvio ulnar do punho passivo e forçado e, se o teste for positivo, o paciente refere dor intensa no primeiro compartimento dorsal, processo estilóide do rádio. Qual o teste?
Teste de Filkenstein
O teste de …………… é realizado com os ombros elevados, cotovelos em 90 e flexão dos punhos em 90º por 1 minuto, causando diminuição do túnel do carpo e compressão do nervo mediano. É positivo quando ocorre formigamento ou dormência no território do mediano.
Teste de Phalen
O objetivo desse teste é avaliar a permeabilidade das artérias radial e ulnar. Pede-se para o paciente abrir e fechar a mão várias vezes, com vigor e rapidez, enquanto o examinador comprime as artérias radial e ulnar na região do punho. Com os vasos comprimidos, pede-se para o paciente abrir a mão e, então, libera-se uma das artérias mantendo a outra pressionada.
O exame da perfusão da mão indicará se a artéria examinada está ocluída ou permeável. A seguir, procede-se o exame para a outra artéria. Qual o teste?
Teste de Allen
Esse teste revela instabilidade na articulação radioulnar
distal e vem acompanhado de dor e hipermobilidade da cabeça da ulna quando o paciente ou o examinador aplica força de dorsal para volar com o punho apoiado na mesa de exame. É postivo quando o paciente refere dor e é verificado hipermobilidade da cabeça da ulna
Qual o teste?
Teste da tecla do piano
Com o polegar, o examinador pressiona a tuberosidade do escafoide de anterior para posterior e com a outra mão movimenta o punho do paciente de ulnar para radial. Isso, quando presente a instabilidade, ocasiona deslocamento dorsal do escafoide seguido de estalido doloroso. Como todo exame do punho, esse teste deve ser feito em ambos os lados, pois pessoas com frouxidão ligamentar constitucional podem ter instabilidade dos ossos do carpo. O teste só é positivo se o estalo vier acompanhado de dor e, às vezes, de crepitação fina. O teste é para pesquisar instabilidade de escafóide.
Teste de Watson
Com o cotovelo em 90º de flexão e o antebraço
em pronação, pede-se ao paciente que faça extensão ativa do punho contra a resistência que será imposta pelo examinador. O teste será positivo quando o paciente referir dor no epicôndilo lateral, origem da musculatura extensora do punho e dos dedos. Qual o nome do teste e o que avalia?
Teste de Cozen; epicondilite lateral
Com o cotovelo em 90º de flexão e o antebraço em pronação com a mão fechada, o punho em dorsiflexão e o cotovelo em extensão. O examinador então forçará o punho em flexão e o paciente é orientado para resistir ao movimento. A presença de dor no epicôndilo lateral será sugestiva de epicondilite lateral. Qual o nome do teste?
Teste de Mill
Cotovelo é fletido, o antebraço mantido em supinação e o punho em extensão. Em seguida, o cotovelo será
estendido vagarosamente e se o paciente apresentar dor no epicôndilo medial será sugestivo de epicondilite medial ou, ainda, ocorrer dor ao realizar a flexão do punho contra a resistência. Qual o nome do teste?
Teste da epicondilite medial
É realizado estando o cotovelo em 90º de flexão e o paciente realizando a supinação ativa do antebraço. Estando o tendão do bíceps íntegro, permitirá ao examinador passar seu dedo indicador como um gancho ao redor do tendão de lateral para medial.
Na ocorrência de teste anormal, indicando avulsão distal do tendão, não existirá estrutura tensa que permita que o examinador possa colocar seu dedo ao redor como um gancho. Qual o nome do teste e qual a sua finalidade?
Hook Test; lesão/ruptura do tendão distal do bíceps
O membro superior (MS), em extensão e rotação neutra, é elevado passiva e rapidamente no plano da escápula, pelo examinador; nessa situação, o tubérculo maior do úmero (TM) projeta-se contra a face anteroinferior do acrômio e reproduz o impacto, com a dor característica provocada pela compressão da bursa e do tendão supraespinhal. Qual o nome do teste?
Teste do impacto de Neer
O MS é colocado em 90º de elevação, em rotação neutra e com o cotovelo fletido em 90º, e passivamente rodado rapidamente para dentro, pelo examinador; nessa posição, o Tubérculo maior do úmero é projetado contra o ligamento coracoacromial e o tubérculo menor se aproxima da ponta do processo coracoide, podendo também reproduzir o discutido “impacto coracoide”. Qual o nome do teste?
Teste do impacto de Hawkins-Kennedy
O paciente coloca a mão sobre o ombro oposto, como no teste funcional “mão no ombro oposto”, e procura fletir o braço elevando ativamente o cotovelo, sem elevar o cíngulo escapular; nesse movimento, o Tubérculo maior do úmero se desloca não só sob o ligamento coracoacromial, mas também sob a articulação acromioclavicular que, se for saliente pela possível presença de osteófitos, agravará a queixa dolorosa. Qual o nome do teste?
Teste do impacto de Yokum
Realiza-se a abdução em plano coronal do ombro. Se positivo, paciente relatará dor quando o ombro passar entre 60º e 120º de movimentação. Qual o nome do teste?
Semicírculo de Codman
O paciente mantém o MS em rotação interna, 90º de abdução e 30º de anteflexão. O examinador tenta realizar uma adução do braço enquanto o paciente resiste. Qual o nome do teste?
Teste de jobe
O MS é posicionado em elevação de 90º com o cotovelo em 90º de flexão e o paciente deve forçar em rotação externa contra a resistência oposta pelo examinador. Qual o nome do teste?
Teste de Zaslav
O teste é realizado pedindo ao paciente para abduzir o braço até 90°. Se houver rupturas na bainha rotatória, o braço cairá bruscamente ao lado do corpo. Qual o nome do teste?
Teste da queda do braço
O MS fica ao lado do tórax e o cotovelo em 90° de flexão, o braço é rodado passivamente pelo examinador, em sentido lateral, posição que deve ser mantida ativamente. A não sustentação da rotação lateral faz com que o braço rode espontaneamente em sentido medial em direção ao tórax (como se fosse a porta de uma cancela que se fecha). Qual o nome do teste?
Teste da cancela
É feito com o MS ao lado do tórax e o cotovelo em 90º de flexão, pedindo-se para o paciente fazer ativamente a rotação externa do braço contra a resistência oposta pelo examinador. Qual o nome do teste?
Teste do infraespinhal
O paciente coloca o dorso da mão ao nível de L5, como na prova funcional “mão/costas”, e procura ativamente afastá-la das costas; a incapacidade de fazê-lo ou de manter o afastamento, se feito passivamente pelo examinador, indica grave lesão do subescapular. Qual o nome do teste?
Teste de Gerber
O paciente coloca a mão no abdome, mantendo o braço em alinhamento no plano coronal; ao forçar a mão contra o abdome, o cotovelo se deslocará posteriormente se o subescapular estiver lesado. Qual o nome do teste?
Teste de Napoleão
Paciente realiza a flexão ativa do MS, em extensão e em rotação externa, contra a resistência oposta pelo examinador; o paciente acusa dor ao nível do sulco intertubercular com ou sem impotência funcional associada. Qual o nome do teste?
Teste de Speed
Paciente com o cotovelo em 90º e antebraço pronado. O examinador, segurando o punho do paciente, pede para ele realizar supinação contra a resistência. É positivo se o paciente relatar dor na goteira bicipital. Qual o nome do teste?
Teste de Yegarson
Segurar a clavícula no terço médio e mover de anterior
para posterior avaliando sua mobilidade. Qual o nome do teste?
Teste da estabilidade
O examinador, colocando-se atrás do paciente, executa com uma mão a abdução, rotação externa e extensão passivas forçadas do braço do paciente, ao mesmo tempo que pressiona com o polegar da outra mão a face posterior da cabeça do úmero tentando deslocá-la. Quando há instabilidade anterior, a sensação de luxação iminente provoca temor e apreensão do paciente. Qual o nome do teste?
Teste da instabilidade anterior ou teste da apreensão
- O braço do paciente que está posicionado ao lado do corpo é puxado pelo examinador em sentido caudal.
- O braço do paciente que está posicionado em 90º de abdução é forçado para baixo pelo examinador; o aparecimento de um sulco de 1cm ou mais entre o acrômio e a cabeça do úmero indica frouxidão capsuloligamentar. Qual o nome do teste?
Teste do sulco
Colocando-se por trás do paciente que está em pé ou sentado e com o braço ao lado do corpo, o examinador fixa, com uma das mãos espalmada sobre o ombro, a escápula do paciente e com a outra segura firmemente a cabeça do úmero que procura deslocar em sentido anterior e posterior. O deslocamento de menos que 25% da cabeça do úmero em relação à glenoide, se bilateral e sem queixa clínica de dor, pode ser considerado apenas hiperelasticidade articular; porém a presença de queixa clínica específica de dor associada a deslocamentos semelhantes ou maiores indica instabilidade ou frouxidão capsuloligamentar. Qual o nome do teste?
Teste da gaveta
Quais músculos formam a pata de ganso?
Musc. grácil + Musc. semitendíneo + Musc. sartório
Compressão da patela sobre o sulco femoral, com o joelho em extensã. Dor e/ou crepitação refletem condromalacia, artrose ou instabilidade femoropatelar. Se com uma das mãos comprimimos a patela para deslocá-la para baixo e pedirmos para o paciente
contrair o quadríceps, se houver comprometimento da cartilagem articular de revestimento, condromalacia ou lesão condral, o paciente referirá muita dor. Qual o nome do teste?
Teste da compressão patelar
Mobilização lateral e medial da patela em extensão e em 30º de flexão permite avaliar o grau de tensionamento exercido pelos retináculos medial e lateral, respectivamente. Qual o nome desse teste?
Teste da inclinação patelar
Quando a patela apresenta grau de mobilidade lateral maior que o normal, detecta-se luxação ou subluxação patelar. Esse teste pode ser acompanhado de sensação de apreensão por parte do paciente, que tenta impedir que o examinador “tire sua patela do lugar”; é o teste da ___________________ descrito por Smille e que caracteriza a luxação recidivante da patela
Apreensão patelar
Manobra que pode ser feita no exame físico do joelho inchado para verificar se existe excesso de líquido dentro da articulação. O examinador coloca os dedos polegar e indicador de uma de suas mãos ao redor da base da patela do joelho examinado e faz ligeira compressão da superfície patelar com o indicador da mão oposta. Na presença de derrame articular a patela afunda e volta a subir devido ao líquido acumulado dentro do joelho. Qual o nome do teste?
Teste da tecla/ sinal da tecla
Manobra realizada com o paciente deitado em decúbito dorsal com os joelhos em extensão e relaxados.
Descrição do teste: quando existir um grande volume (edema) intra-articular no joelho decorrente de vários fatores, entre eles, lesões condrais, meniscais e ligamentares a patela poderá ficar suspensa na fossa troclear. O terapeuta deverá empurrar vigorosamente a patela no sentido posterior com um ou dois dedos. Na presença de grande derrame a patela desce para a tróclea e colide nela com um impacto distinto.
Sinais e sintomas: o paciente no momento do teste não sentirá dor, mas certamente estará em quadro doloroso decorrente da distensão capsular e pela incapacidade funcional gerada pela presença do derrame articular. Qual o nome do teste?
Teste do rechaço patelar
Teste para verificar derrame articular, ordenhando o líquido supra-patelar e infra-patelar, verificando-se aumento do líquido na região. Qual o nome do teste?
Sinal da bochecha
Para estudo da retração da banda iliotibial utilizamos o teste de _______________. Nesse teste, o paciente deita-se em decúbito lateral sobre o lado não lesado. O examinador estabiliza a pelve com uma das mãos e com a outra controla o membro a ser examinado.
O quadril é inicialmente abduzido e estendido e em seguida faz-se sua adução. A retração da banda iliotibial é demonstrada se o quadril per manecer passivamente
abduzido.
Teste de Ober
Descrito para a identificação das lesões dos cornos posteriores dos meniscos. Com o paciente deitado em posição supina, os quadris a 90º e os joelhos
em flexão máxima, o examinador ao lado do joelho a ser examinado palpa as interlinhas articulares com uma das mãos e, com a outra, segura o pé do paciente, provocando movimentos de rotação interna e externa da perna, alternadamente. A presença de dor, com ou sem estalidos, junto à interlinha articular medial após rotação externa, pode caracterizar lesão do menisco medial. Quando se realiza rotação interna com sintomatologia junto à interlinha articular lateral, pode-se estar diante de uma lesão do menisco lateral. Qual o nome do teste?
Teste de McMurray
Realizado com o paciente deitado em posição pronada, inicia-se a flexão do joelho com o quadril em extensão, aplica-se compressão axial junto ao pé e rotação externa da perna até o ponto da angulação em que o paciente refira dor. A manobra é repetida com
a rotação da perna oposta e realizada novamente aplicando força de distração em vez de compressão. Qual o nome do teste?
Teste de Appley
Dor à palpação das interlinhas articulares para avaliação das lesões meniscais. Qual o nome do teste?
Teste de Smillie
Com o paciente sentado sobre a mesa, com os joelhos fletidos a 90º e pendentes, faz-se rotação externa e interna da perna, segurando pelo pé. A presença de dor ou estalido junto à interlinha articular é sinal de lesão do menisco correspondente. Qual o nome do teste?
Teste de Steinmann
Com o paciente agachado no chão, pedimos que ele dê alguns passos. Na lesão do corno posterior do menisco medial, há dor que impede o pa ciente de executar o movimento. Qual o nome do teste?
Teste da marcha de pato
Com o paciente posicionado em decúbito dorsal e com o joelho fletido a 30º, o examinador segura com uma das mãos a região supracondilar do fêmur e, com a outra, a região superior da tíbia e provoca movimento antagônico com cada uma das mãos, uma para a frente e a outra para atrás, a fim de fazer o deslizamento de uma superfície articular sobre a outra. Quando a tíbia
se desloca para a frente, o sinal é positivo para lesão do ligamento cruzado anterior (LCA), e quando se desloca para trás, para lesão do ligamento cruzado posterior (LCP). Qual o nome do teste?
Teste de Lachman
Teste usado para detectar lesão do ligamento cruzado anterior e, eventualmente, a associação com eventual componente periférico. Ele é pesquisado com o paciente na mesa de exame em decúbito dorsal, com o joelho em 90º de flexão. O examinador apoia o pé do paciente e, com ambas as mãos colocadas na região posterior do terço superior da tíbia do paciente, traciona-a para a frente provocando deslizamento
anterior da perna sobre a coxa. Qual o nome do teste?
Teste da Gaveta Anterior
Teste para verificar a integridade do LCP, sendo pesquisado com o joelho em 90º de flexão, e o examinador apoiando o pé do paciente. Nessa posição, o examinador empurra para trás a perna e, com ambas as polpas digitais colocadas sobre o rebordo anterior dos planaltos tibiais, sente os movimentos posteriores dos dois lados, medial e lateral. Qual o nome do teste?
Teste da gaveta posterior
Com o quadril em 0º de extensão, e a coxa, totalmente apoiada sobre a mesa de exame, o examinador faz a manobra de abdução da perna provocando valgo
do joelho. Qual o teste?
Teste de estresse em valgo
Com quadril em hiperextensão, em 0º e em 30º de flexão do joelho. O examinador, segurando com uma das mãos o pé ou o tornozelo e com a outra apoiada na face medial do joelho sobre o côndilo femoral medial, força a adução da perna e do pé e avalia a abertura da interlinha articular. Qual o nome do teste?
Teste do estresse em varo
Quais são os músculos que formam o manguito rotador?
- Supraespinhal
- Infraespinhal
- Subescapular
- Redondo menor
Realizada com flexão lateral da cabeça do paciente, na qual o examinador realiza pressão sobre o topo da cabeça. O teste é positivo quando ocorre aumento dos sintomas radiculares na extremidade. Dores inespecíficas podem ser consequen tes a aumento
de pressão das superfícies articulares das vértebras ou devido a espasmos musculares. Qual o nome do teste?
Manobra de spurling
Com o paciente sentado e as mãos do examinador no queixo e na região posterior da cabeça do paciente, realiza-se a distração da região cervical, a qual, ao abrir os forames neurais, pode aliviar a dor consequente à compressão radicular nesse nível. Qual o nome do teste?
Teste da distração
Usado para avaliar a compressão radicular, é realizado
passivamente. O paciente tem seu braço estendido,
abduzido e externamente rodado, com o cotovelo e punho estendidos e, em seguida, a cabeça é inclinada para o lado oposto. Isso pode reproduzir dor radicular causada pela irritação da(s) raiz(es) nervosa(s). Qual o nome do teste?
Teste da extensão da raiz
Um sinal potencialmente útil na avaliação clínica
da radiculopatia cervical é o teste que produz alívio
na abdução. Em posição sentada, solicita-se que o paciente ativamente coloque a mão da extremidade afetada no topo do crânio. Melhora substancial ou alívio
da dor no membro ipsilateral sugere compressão da
raiz nervosa, geralmente na região de C5-C6. Qual é o nome do teste?
Teste do alívio em abdução do ombro
Testa a permeabilidade da artéria subclávia que pode ser comprimida pela costela cervical ou contratura dos músculos escalenos anterior e médio. Palpando-se o pulso radial, deve-se abduzir e rodar externamente o membro superior do paciente. Em seguida, o paciente deve prender a respiração e mover a cabeça em direção ao membro examinado. Qualquer compressão da artéria será percebida, como diminuição ou mesmo
desaparecimento do pulso. Qual o nome do teste?
Teste de Adson
Usado para o diagnóstico de irritação meníngea, sendo visualizado também na esclerose múltipla. Com o paciente na posição sentada, flete-se a cabeça de encontro ao tórax, podendo-se sensibilizar o teste com a flexão dos quadris. É positivo quando o paciente refere dor ou parestesias, podendo também se queixar de dor irradiada para as extremidades. Qual o nome do teste?
Teste de Lhermitte
Usado para o diagnóstico de irritação meníngea, sendo visualizado também na esclerose múltipla. Com o paciente na posição sentada, flete-se a cabeça de encontro ao tórax, podendo-se sensibilizar o teste com a flexão dos quadris. É positivo quando o paciente refere dor ou parestesias, podendo também se queixar de dor irradiada para as extremidades. Qual o nome do teste?
Teste de Lhermitte
O paciente, estando em apoio bipodálico, é solicitado a colocar-se nas pontas dos pés (apoiado sobre as cabeças dos metatarsos), enquanto se observam as faces medial e posterior do tornozelo e do pé. O teste é positivo se ocorre retificação dos pés e negativo com a varização do tornozelo. Qual o nome do teste?
Teste da ponta dos pés
Ao se observar a parte posterior do tornozelo do paciente, observa-se mais dedos lateralmente. Em indivíduos normais é possível ver a presença de apenas 1 dedo. Qual o nome do teste?
Teste dos muitos dedos
O teste é realizado com o paciente em ortostase bipodálica. O examinador provoca, com um de seus polegares, a extensão passiva da articulação metatarsofalângica do hálux, ao mesmo tempo que observa a varização do retropé, o surgimento ou
acentuação da abóbada do pé e a rotação externa da perna. Qual o nome do teste?
Teste de Jack ou hiperextensão passiva do hálux
Percursão do túnel do tarso. Deve ser pesquisado em duas regiões do tornozelo. O ramo tibial anterior do nervo fibular profundo pode ser testado na região anterior do tornozelo. O nervo tibial posterior pode ser testado na região posterior ao maléolo medial. Em ambos os casos, a sensação de parestesia é sinal positivo para o teste. Qual o nome do teste?
Teste de tinel
Utiliza-se esta manobra para distender a fáscia plantar tornando-a mais superficial e palpável em toda sua extensão. Frequentemente, essa manobra torna a fáscia visível sob a pele como um cordão que se salienta na região plantar, ao mesmo tempo que produz o aumento da concavidade da abóbada do pé. Com uma das mãos, o examinador apreende os artelhos produzindo sua extensão máxima, ao mesmo tempo que produz a extensão máxima do tornozelo. Positivo se dor a palpação na inserção da fáscia plantar.Qual o nome do teste?
Manobra da hiperextensão do tornozelo e dos artelhos
Com o paciente em decúbito ventral e com os joelhos
fletidos a 90º ou com a face anterior da perna, a ser examinada, apoiada em uma cadeira com o pé pendente aplica-se compressão manual vigorosa na massa muscular da panturrilha onde se situam os ventres dos gêmeos e o músculo solear. Essa compressão produz encurtamento da massa muscular que se transmite pelo tendão calcâneo até o pé, o qual sofre flexão plantar quando todas as estruturas estão íntegras, ou seja, teste negativo. Qual o nome desse teste?
Teste de Thompson ou de Simonds
Este teste é pesquisado colocando-se o paciente em decúbito ventral, com os tornozelos para fora da maca. Em seguida, solicita-se ao paciente que faça a flexão dos joelhos até 90°. Durante a flexão deve-se observar a posição do tornozelo, se o pé declinar para a posição neutra ou para dorsiflexão podemos diagnosticar ruptura do tendão calcâneo, visto que em pacientes normais o pé permaneceria em ligeira flexão plantar. Qual o nome do teste?
Teste de Matlé
Usado na detecção de processos inflamatórios e neoplásicos expansivos dos espaços intermetatarsais. Aplica-se força de compressão nas cabeças do I e V metatarsos para aproximá-las entre si, causando
redução substancial dos espaços intermetatarsais. A manobra pode ser potencializada exercendo-se pressão plantar com o polegar de uma das mãos na região metatársica que desperta mais interesse, ao mesmo tempo que a outra mão realiza a compressão laterolateral. Qual o nome do teste?
Teste da compressão laterolateral do antepé
Compressão medial e lateral do pé + Palpação do espaço intermetatarsal atingido. Na eventualidade de existência de processos inflamatórios, surge dor na região inflamada acompanhada ou não de parestesias na região de inervação dos ramos digitais comprometidos. No quadro de neuroma de Morton, a prova costuma ser francamente positiva, acompanhando-se de estalido característico (clique) e ressalto doloroso resultante da
movimentação brusca do neuroma no espaço entre as cabeças metatársicas, o que produz dor em choque irradiada para os dedos correspondentes aos ramos neurais acometidos. Qual o nome do teste?
Teste de Mulder
Quais são os testes ligamentares do tarso?
-Teste de estresse em varo do tornozelo
-Teste de estresse em valgo do tornozelo
- Teste da gaveta anterior
- Teste da gaveta posterior