Ortopedia/Reumatologia Flashcards
Cite o decálogo da dor:
- Localização
- Duração
- Intensidade
- Irradiação
- Caráter da dor
- Relação com funções orgânicas
- Evolução, relação com funções orgânicas
- Fatores de melhora
- Fatores de piora
- Manifestações concomitantes
Qual a característica de uma dor inflamatória?
Ela melhora com o esforço, piora com o repouso.
Qual a característica de uma dor mecânica?
Ela melhora com o repouso e piora com o esforço.
A fratura mais comum que ocorre nos ossos do carpo é a do osso _________. Essa lesão geralmente ocorre quando uma pessoa tenta impedir uma queda esticando a mão e apoiando-se sobre a palma com a mão em abdução. Os sintomas são dor e edema de uma região conhecida como tabaqueira anatômica.
Escafóide
Artrose que atinge a articulação trapezio-metacárpica ou trapeziometacarpal:
Rizartrose
Percussão na região volar do punho na topografia do nervo mediano com neuropatia compressiva (síndrome do túnel do carpo) causa hiperestesia (choque) na região inervada por esse nervo. Qual o teste?
Teste de Tinel
Utilizado para as tenossinovites estenosantes do primeiro compartimento dorsal (abdutor longo e extensor curto do polegar). Realiza-se desvio ulnar do punho passivo e forçado e, se o teste for positivo, o paciente refere dor intensa no primeiro compartimento dorsal, processo estilóide do rádio. Qual o teste?
Teste de Filkenstein
O teste de …………… é realizado com os ombros elevados, cotovelos em 90 e flexão dos punhos em 90º por 1 minuto, causando diminuição do túnel do carpo e compressão do nervo mediano. É positivo quando ocorre formigamento ou dormência no território do mediano.
Teste de Phalen
O objetivo desse teste é avaliar a permeabilidade das artérias radial e ulnar. Pede-se para o paciente abrir e fechar a mão várias vezes, com vigor e rapidez, enquanto o examinador comprime as artérias radial e ulnar na região do punho. Com os vasos comprimidos, pede-se para o paciente abrir a mão e, então, libera-se uma das artérias mantendo a outra pressionada.
O exame da perfusão da mão indicará se a artéria examinada está ocluída ou permeável. A seguir, procede-se o exame para a outra artéria. Qual o teste?
Teste de Allen
Esse teste revela instabilidade na articulação radioulnar
distal e vem acompanhado de dor e hipermobilidade da cabeça da ulna quando o paciente ou o examinador aplica força de dorsal para volar com o punho apoiado na mesa de exame. É postivo quando o paciente refere dor e é verificado hipermobilidade da cabeça da ulna
Qual o teste?
Teste da tecla do piano
Com o polegar, o examinador pressiona a tuberosidade do escafoide de anterior para posterior e com a outra mão movimenta o punho do paciente de ulnar para radial. Isso, quando presente a instabilidade, ocasiona deslocamento dorsal do escafoide seguido de estalido doloroso. Como todo exame do punho, esse teste deve ser feito em ambos os lados, pois pessoas com frouxidão ligamentar constitucional podem ter instabilidade dos ossos do carpo. O teste só é positivo se o estalo vier acompanhado de dor e, às vezes, de crepitação fina. O teste é para pesquisar instabilidade de escafóide.
Teste de Watson
Com o cotovelo em 90º de flexão e o antebraço
em pronação, pede-se ao paciente que faça extensão ativa do punho contra a resistência que será imposta pelo examinador. O teste será positivo quando o paciente referir dor no epicôndilo lateral, origem da musculatura extensora do punho e dos dedos. Qual o nome do teste e o que avalia?
Teste de Cozen; epicondilite lateral
Com o cotovelo em 90º de flexão e o antebraço em pronação com a mão fechada, o punho em dorsiflexão e o cotovelo em extensão. O examinador então forçará o punho em flexão e o paciente é orientado para resistir ao movimento. A presença de dor no epicôndilo lateral será sugestiva de epicondilite lateral. Qual o nome do teste?
Teste de Mill
Cotovelo é fletido, o antebraço mantido em supinação e o punho em extensão. Em seguida, o cotovelo será
estendido vagarosamente e se o paciente apresentar dor no epicôndilo medial será sugestivo de epicondilite medial ou, ainda, ocorrer dor ao realizar a flexão do punho contra a resistência. Qual o nome do teste?
Teste da epicondilite medial
É realizado estando o cotovelo em 90º de flexão e o paciente realizando a supinação ativa do antebraço. Estando o tendão do bíceps íntegro, permitirá ao examinador passar seu dedo indicador como um gancho ao redor do tendão de lateral para medial.
Na ocorrência de teste anormal, indicando avulsão distal do tendão, não existirá estrutura tensa que permita que o examinador possa colocar seu dedo ao redor como um gancho. Qual o nome do teste e qual a sua finalidade?
Hook Test; lesão/ruptura do tendão distal do bíceps
O membro superior (MS), em extensão e rotação neutra, é elevado passiva e rapidamente no plano da escápula, pelo examinador; nessa situação, o tubérculo maior do úmero (TM) projeta-se contra a face anteroinferior do acrômio e reproduz o impacto, com a dor característica provocada pela compressão da bursa e do tendão supraespinhal. Qual o nome do teste?
Teste do impacto de Neer
O MS é colocado em 90º de elevação, em rotação neutra e com o cotovelo fletido em 90º, e passivamente rodado rapidamente para dentro, pelo examinador; nessa posição, o Tubérculo maior do úmero é projetado contra o ligamento coracoacromial e o tubérculo menor se aproxima da ponta do processo coracoide, podendo também reproduzir o discutido “impacto coracoide”. Qual o nome do teste?
Teste do impacto de Hawkins-Kennedy
O paciente coloca a mão sobre o ombro oposto, como no teste funcional “mão no ombro oposto”, e procura fletir o braço elevando ativamente o cotovelo, sem elevar o cíngulo escapular; nesse movimento, o Tubérculo maior do úmero se desloca não só sob o ligamento coracoacromial, mas também sob a articulação acromioclavicular que, se for saliente pela possível presença de osteófitos, agravará a queixa dolorosa. Qual o nome do teste?
Teste do impacto de Yokum
Realiza-se a abdução em plano coronal do ombro. Se positivo, paciente relatará dor quando o ombro passar entre 60º e 120º de movimentação. Qual o nome do teste?
Semicírculo de Codman
O paciente mantém o MS em rotação interna, 90º de abdução e 30º de anteflexão. O examinador tenta realizar uma adução do braço enquanto o paciente resiste. Qual o nome do teste?
Teste de jobe
O MS é posicionado em elevação de 90º com o cotovelo em 90º de flexão e o paciente deve forçar em rotação externa contra a resistência oposta pelo examinador. Qual o nome do teste?
Teste de Zaslav
O teste é realizado pedindo ao paciente para abduzir o braço até 90°. Se houver rupturas na bainha rotatória, o braço cairá bruscamente ao lado do corpo. Qual o nome do teste?
Teste da queda do braço
O MS fica ao lado do tórax e o cotovelo em 90° de flexão, o braço é rodado passivamente pelo examinador, em sentido lateral, posição que deve ser mantida ativamente. A não sustentação da rotação lateral faz com que o braço rode espontaneamente em sentido medial em direção ao tórax (como se fosse a porta de uma cancela que se fecha). Qual o nome do teste?
Teste da cancela
É feito com o MS ao lado do tórax e o cotovelo em 90º de flexão, pedindo-se para o paciente fazer ativamente a rotação externa do braço contra a resistência oposta pelo examinador. Qual o nome do teste?
Teste do infraespinhal
O paciente coloca o dorso da mão ao nível de L5, como na prova funcional “mão/costas”, e procura ativamente afastá-la das costas; a incapacidade de fazê-lo ou de manter o afastamento, se feito passivamente pelo examinador, indica grave lesão do subescapular. Qual o nome do teste?
Teste de Gerber
O paciente coloca a mão no abdome, mantendo o braço em alinhamento no plano coronal; ao forçar a mão contra o abdome, o cotovelo se deslocará posteriormente se o subescapular estiver lesado. Qual o nome do teste?
Teste de Napoleão
Paciente realiza a flexão ativa do MS, em extensão e em rotação externa, contra a resistência oposta pelo examinador; o paciente acusa dor ao nível do sulco intertubercular com ou sem impotência funcional associada. Qual o nome do teste?
Teste de Speed