Origem da Filosofia Flashcards
Quem criou as palavras “filósofo” e “filosofia”?
Pitágoras de Samos
O que significa “filosofia”?
Philo - amor/amizade
Sophia - saber
Diga uma das características da Filosofia.
É um tipo de saber passível de ser sempre atualizado e vivenciado por nós.
Para Pitágoras, qual é a diferença entre “amigo do saber” (filósofo) e “sábio”?
Para ele, a sabedoria é um atributo dos deuses da qual os seres humanos apenas podem participar, tornando-se filósofos (amigos do saber).
Explique a analogia feita por Pitágoras para explicar a relação entre as pessoas e o pensamento filosófico. Qual é a relação estabelecida entre filósofo e Filosofia?
Nos Jogos Olímpicos, existiam 3 tipos de pessoas:
*Os comerciantes, que vendiam seus próprios produtos, servindo seus próprios interesses financeiros;
*Os competidores, que iam mostrar suas habilidades, proezas próprias dos deuses
*E os espectadores, que iam pelo prazer de contemplar os competidores (porque realizam atividades divinas).
O filósofo é comparado ao espectador, sendo a Filosofia uma atividade essencialmente contemplativa, cujo objetivo é pensar e examinar tudo.
Por que a Filosofia é uma atividade desinteressada? Por que ela se difere de outros tipos de saberes?
Porque visa o conhecimento da verdade por si mesma, e não por outro motivo/objetivo. O indivíduo é livre.
Ao contrario de outros saberes (ciências, por exemplo), não tem um objetivo que traga vantagem ou benefício, que vise a satisfação de necessidades imediatas ou a solução de problemas.
O que significa “contemplação”?
Significa “ver o divino”.
O que é “vida contemplativa” ou “vida especulativa”?
É a designação do tipo de vida próprio do filósofo, porque ele lança seu olhar do espírito sobre o mundo, buscando conhecer a verdade.
Por que filosofamos?
Porque não conhecemos a verdade e temos o desejo natural de conhecê-la. A reflexão sobre a vida também é existencial e pessoal, e não pode ser uma tarefa de outro.
Qual é a origem EXISTENCIAL da Filosofia?
Todos os seres humanos são racionais e movidos pelo desejo de conhecer. Portanto, ela não é datada, mas compartilhada por todos as pessoas.
Quais são as 3 teses da origem da filosofia?
*Tese do “milagre grego”: a Filosofia é exclusivamente de origem grega e outros povos não contribuíram. Defendida por Diógenes Laêrtios.
*Tese “orientalista”: a Filosofia se originou a partir dos conhecimentos que os gregos receberam e assimilaram dos povos orientais. Defendida por Heródoto, Platão e Aristóteles.
*Tese intermediária: a Filosofia é considerada grega a partir de condições históricas que levaram ao seu surgimento.
Quais são as condições históricas que permitiram o surgimento da Filosofia na Grécia? Explique cada uma delas.
- Viagens marítimas: motivadas pela busca de terras férteis, levou a constatação que histórias sobre a existência de monstros marinhos, abismos e terras de deuses eram imaginárias.
- Invenção do calendário: a divisão do tempo e a existência de um modo de calculá-lo, permitiu identificar a regularidade de eventos da natureza, antes atribuídos aos deuses.
- Escrita alfabética: o mito, que antes era transmitido oralmente, passou a ser registrado, e foi possível analisar seus detalhes e contradições.
- Vida urbana: a classe composta por comerciantes e artesãos que se opunham à aristocracia e proprietários de terra que possuíam o poder, estimulou o desenvolvimento das artes, das técnicas e da Ciência.
- POLÍTICA: As leis passaram a depender das vontades dos cidadãos, tornando-se expressão da coletividade humana. A lei tentava reproduzir a organização do cosmo a partir da racionalidade. Debates políticos também exigiam a argumentação, e consequentemente, o pensar.
O que é secularização?
É trazer uma instituição (política, por exemplo) que estava sob o domínio religioso para o regime laico (trazer para a realidade, sem ser afetada pela religião).
Como os gregos secularizaram a política?
Eles separaram o campo religioso, de ordem privada, do campo político, de ordem pública. A lei passa a ser decidida pelos cidadãos. Fazer política era não só um direito, mas um dever.
O que é a ágora e o que os gregos faziam nela?
É um espaço destinado à participação dos cidadãos nas discussões e tomada de decisões políticas, onde há liberdade para dialogar, discutir e decidir racionalmente o que é melhor para o benefício de todos.