Ondulatória revisão Flashcards
Como é a equação fundamental das ondas?
Assim como uma velocidade da mecânica, é uma distância por um tempo. v = A.f ou v = A/T
Sempre é bom lembrar que o período é o inverso da frequência.
Vale a pena treinar as formas de determinar o comprimento da onda, pois é muito importante nessas resoluções. Além disso, o comrpimento é inverso a frequência, ou seja, ao aumentar q frequência se diminui comrpimento e etc.
O que é os fenômenos de difração, interferência e doppler? Quais suas características e necessidades?
Difração é a capacidade de uma onda em contornar obstáculos, a facilidade de uma onda em difratar depende da ordem de grandeza dela e do obstáculo serem igual. Por isso o som, que é uma onda grande, pode difratar paredes, quanto a luz não pode. É importante nunca esquecer que quanto maior o comprimento de onda, mais difrata.
Além disso, cada ponto de uma onda conseguer criar uma vertente de onda nova.
Interferência é a interação entre duas ondas de frequências e amplitudes parecidas, podendo ser construtivas ou destrutivas. Vale lembrar que as ondas continuam idependentes mesmo dps da interação.
1- Quando duas cristas se encontram elas podem se “somar” garantindo um efeito de intensidade.
2- Quando uma crista e um vale se encontram eles se “anulam”.
Vale a pena conhecer outros gráficos de ondas, como o de retas parralelas e o cricular, para identificar melhor.
Efeito doppler, garante que um objeto em movimentos podem gerar uma alteração na percepção de um onda. Quanto mais próximo o ojeto em movimento chegar de um observador, maior é a frequência e menor o Lambda osbervada, gerando a sensação de um som agudo ou de cor azul. Ao mesmo tempo, quando o objeto se afasta, a frequência diminui o lambda aumenta, logo o som é mais grave a cor mais vermelha.